domingo, 19 de junho de 2011

ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA DO PROINFO

Devido a antecipação do recesso escolar das escolas da rede pública estadual foi necessário alterarmos o Cronograma do nosso Curso de Introdução à Educação Digital - ProInfo. Com a alteração, as últimas datas do referido Cronograma passam a ser:

07/05/2011 - Apresentação do Curos e Unidade 1;
14/05/2011 - Unidade 2;
21/05/2011 - Unidade 3;
04/06/2011 - Unidade 4;
11/06/2011 - DP - Desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem;
18/06/2011 - Unidade 5;
09/07/2011 - Unidade 6;
16/07/2011 - Unidade 7;
23/07/2011 - Unidade 8;
06/08/2011 - AF - Apresentação do Projeto Integrado de Aprendizagem e Avaliação Final do Curso.

sábado, 18 de junho de 2011

6º Encontro - Unidade 5



Iniciamos nosso sexto encontro, "Cooperação (ou interação) na Rede?", utilizando metáforas enfatizando que a internet não é mais um oceano desconhecido, que os cursistas já navegaram por vários mares e pararam em vários portos, aprenderam a ler as estrelas e a usar bússola com facilidade, já até construíram os seus próprios ancoradouros onde outros navegantes podem aportar. Apresentamos os objetivos da Unidade 5 e ilustramos que nos dias atuais vivemos a era das navegações digitais. Em seguida realizamos a atividade 5.1 da página 166 do guia do cursista – “O computador vai substituir o professor?”, onde foi solicitado que todos fizessem uma leitura reflexiva sobre o texto e escolhessem uma palavra ou frase que sintetizasse a idéia central do referido texto na opinião de cada um. Após a leitura cada cursista expressou para os demais um breve comentário em relação ao texto lido e a palavra escolhida: novo, pior, inovação, aventura, desafio, limitação, sonho, aprendizagem, conexão, derrubada dos murros, tempo para o diálogo amigo, partilha dos sentidos, nova sala de aula, trabalho cooperativo, entre outros, e todos em suas expressões apontaram diversas funções que o computador pode assumir em nossa sociedade atual, e que no máximo ele pode ser um aliado, mas nunca um substituto do professor, pois a tecnologia existe para auxiliar o homem em suas atividades diárias diversas. Foi apresentada a Wikipédia, enciclopédia livre digital que diferente de uma enciclopédia comum, pessoas de todo o mundo podem contribuir para a escrita de seus artigos e pessoas devidamente cadastradas e com conhecimentos avançados em computação podem editar artigos já postados. Salientamos que a Wikipédia em relação à enciclopédia Britânica, nada deixa a desejar, pois cientistas comparando tópicos científicos descobriram erros nas duas publicações em quantidades bastante próximas, a enciclopédia on-line ficou com uma média de quatro erros por tópico, contra três da publicação em papel. Após a pausa para o lanche apresentamos a atividade 5.5 da página 177 do guia do cursista – “Discutindo sobre Wikipédia” para ser realizado em casa e postado no fórum da Unidade 5 do ambiente virtual e-Proinfo, após a compreensão de todos em relação a referida atividade cada cursista pesquisou no Wikipédia um artigo relacionado ao seu projeto integrado de aprendizagem e aprendendo a inserir um “link”, incluiu o artigo pesquisado, através de um “link” em uma palavra, na postagem do referido projeto de aprendizagem no seu blog individual. Em seguida cada cursista pesquisou no site do You Tube um vídeo relacionado também ao seu projeto integrado de aprendizagem e todos aprenderam como inserir um vídeo em um blog, inserindo o referido vídeo pesquisado, no blog pessoal de cada um compreendendo a diferença entre endereço URL e Código de Incorporação. Finalizamos nosso encontro lembrando aos cursistas que estão com atividades atrasadas para que os mesmos as façam até o próximo encontro, lembramos a todos a importância da realização das atividades de postagem nos fóruns das Unidades 1, 2, 3 e 5 no ambiente de aprendizagem e-Proinfo a fim de que o nosso curso tenha um bom andamento, também foi solicitado postar o memorial da Unidade 5 no blog do curso e explorar o material digital referente à Unidade 5.

sábado, 11 de junho de 2011

5º Encontro - Desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem (DP)


Iniciamos nosso quinto encontro socializando algumas dificuldades de postagens apresentadas pelos cursistas, referentes às atividades das Unidades anteriores estudadas e em seguida iniciamos as discussões sobre os projetos de aprendizagens dos cursistas a fim de amadurecimento das idéias individuais. Depois de discutidas todas as idéias e feito todos os ajustes necessários para o desenvolvimento de um bom projeto, os cursistas postaram, cada um, em seu blog pessoal, a idéia de seu projeto individual a partir do tema geral Leitura Digital. Foi apresentado a todos os cursistas o e-proinfo, ambiente virtual de aprendizagem colaborativo desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) para apoio do processo de ensino-aprendizagem do nosso curso de Introdução à Educação Digital e em seguida foi entregue o “usuário” e a “senha” de cada cursista para que acessem o e-porinfo e desenvolvam as atividades propostas referentes às unidades estudadas até a presente data. Após a pausa para o lanche, todos os cursistas acessaram o ambiente e-proinfo e no tópico “Apresentação” do fórum da Unidade 1, todos escreveram e postaram um breve comentário sobre cada um, familiarizando-se assim com a nova ferramenta de postagem, logo após postaram também no fórum da Unidade 1, no tópico “Projeto Integrado de Aprendizagem” a idéia do projeto de aprendizagem que cada um tinha feito e postado em seu blog individual. Finalizamos nosso encontro solicitando a realização, em casa, das atividades do e-proinfo: assistir o vídeo “Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia e postar um comentário no tópico “Refletindo sobre os Vídeos” do fórum da Unidade 1 e postar no tópico “Projeto Integrado de Aprendizagem 2” do fórum da Unidade 2 a idéia do projeto individual complementado com novas informações tornando o mesmo mais  objetivo e estruturado. Também foi solicitada a realização das atividades ainda pendentes por alguns cursistas referentes as Unidades já estudadas.

sábado, 4 de junho de 2011

4º Encontro - Unidade 4



Iniciamos nosso quarto encontro, "Elaboração e Edição de Textos", falando sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação e a apresentação dos objetivos da Unidade 4. Socializamos algumas dificuldades de postagens, apresentadas pelos cursistas, referentes às atividades das Unidades anteriores estudadas e em seguida foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, salientando que este nada deixa a desejar em relação àquele e também foi esclarecido a condição de utilização do BrOffice no sistema operacional Windows, exemplificado por alguns cursistas que já o utilizam em seus computadores pessoais. Navegamos pelo desktop do Linux Educacional lembrando que sempre devemos trabalhar com a área de trabalho limpa e organizada, a fim de evitar travamentos no sistema e mesmo a promover um melhor desempenho da tarefa executada; em seguida, através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto (BrOffice.org Writer). Foi apresentado um texto da escritora Clarice Lispector: “O Sonho”, para que os cursistas digitassem utilizando a ferramenta BrOffice-Writer, objetivo principal da Unidade 4, estudada neste encontro, na intenção de se transitar pela utilização da linguagem de forma variada, com diferentes propósitos, formatos, situações de interlocução e, principalmente, diferentes ferramentas. Após a pausa para o lanche, voltamos para o texto anteriormente digitado e, a partir dele, aprendemos a utilizar a barra de ferramentas do BrOffice-Writer, mais precisamente: centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte, concluindo assim, a utilização básica do editor de texto estudado, e solicitando que os cursistas explorem as demais funções da barra de ferramentas em momentos futuros, a fim de enriquecer o conhecimento funcional do referido editor de texto. Em seguida aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, especificando as diferenças entre as duas formas de salvar e a importância de ir salvando um documento à medida que for digitando, a fim de evitar perder todo o trabalho com possíveis quedas de energia ou acidentes que possam ocorrer no decorrer do trabalho. Aprendemos a salvar arquivos em diferentes tipos de formatos: .odt, .doc, .rtf e .pdf entendendo a funcionalidade de cada terminação e também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador. Aproveitamos para compreendermos os diferentes tipos de usuários que os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários. Foi apresentada a estrutura do Projeto Integrado de Aprendizagem, que está disponível no blog do curso, a fim de que os cursistas iniciem a montagem de seus projetos e comecem a  postar, cada um,  em seu blog pessoal e trazer, no próximo encontro, um relatório das idéias referentes ao referido projeto para socializarmos com todos. Finalizamos nosso encontro salientando a importância da realização das atividades propostas para o sucesso do nosso curso; informamos a inscrição do nosso curso no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo e seu objetivo e solicitamos a realização das tarefas a serem feitas em casa: Atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, que deverá ser postada na Unidade 4 no blog do curso, postar o memorial da Unidade 4, também no blog do curso e explorar o material digital referente à Unidade 4.

sábado, 21 de maio de 2011

3º Encontro - Unidade 3



Iniciamos nosso terceiro encontro, "Blogs: o quê? Para quê? Como?", com a apresentação do tema blog, seu significado e a apresentação dos objetivos da Unidade 3. Lamentamos, angustiadamente, a internet não está funcionando, impedindo assim, a criação do blog individual de cada um, objetivo maior do nosso encontro, em seguida socializamos as dificuldades dos cursistas em postarem a atividade da Unidade 1 no fórum da Comunidade Linux Educacional, fórum aberto para os cursistas exercitarem o espaço virtual, e os memoriais no blog “ProInfo Integrado em Delmiro Gouveia”, blog criado para o registro das atividades realizadas no decorrer do nosso curso. Depois da orientação em relação às postagens e a confirmação que todos os cursistas já possuíam e-mail, assistimos o vídeo “Você sabe usar seu e-mail?”, onde verificamos os erros mais comuns cometidos quando enviamos ou recebemos mensagens em nosso dia a dia, todos se reconheceram praticando um ou outro erro e no final, quando perguntado se sabiam usarem seus e-mails, todos responderam que não, surpresos por cometerem erros sem a devida consciência de que estavam cometendo. Após o vídeo, discutimos que a partir daquele momento, tínhamos um desafio como professores, assumir um comportamento adulto e mais responsável nesse universo tecnológico chamado internet, evitar a utilização de linguajar chulo, abreviações desnecessárias na escrita de mensagens e não acreditar em correntes e maldições passadas através dos e-mails, pois nem tudo que se lê é totalmente verdadeiro, todos se comprometeram a mudarem suas posturas e nos ambientes virtuais passarão a intervir e orientar como educadores da era digital. Após a pausa para o lanche, foi discutido o tema gerador do nosso Projeto Integrado de Aprendizagem que ficou definido como: “A Leitura na Era Digital” e os cursistas através deste tema gerador, deverão construir seus projetos individuais com temas-focos relacionados ao referido tema gerador, aplicar nas suas unidades de trabalhos através da área de atuação de cada um para que ao final do curso cada cursista apresente seu projeto e os resultados obtidos na aplicação do mesmo. Verificamos que a internet voltou a funcionar e em seguida, apresentamos as etapas de criação do blog individual, onde todos os cursistas seguindo as orientações conseguiram criar, cada um, seu blog individual simples. Concluímos nosso encontro solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: incrementar o blog individual criado e enviar seu endereço para o tutor e os demais cursistas através de e-mail, fazer o memorial da unidade 3 e postar no blog do nosso curso e explorar o material digital referente à Unidade 3.

sábado, 14 de maio de 2011

2º Encontro - Unidade 2


Iniciamos nosso segundo encontro, "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", com uma breve explicação sobre internet e websites e a apresentação dos objetivos da Unidade 2. Foi solicitado a todos os cursistas fazerem uma reflexão sobre o texto da página 74 e logo depois assistimos a animação do material digital “Hipertexto” e “Apresentação do Desktop”. Todos exploraram as três partes do desktop compreendendo a finalidade de cada uma delas e especificamente na exploração dos ícones da barra superior. No ícone “Domínio Publico” pesquisamos sobre literatura de cordel e a possibilidade de pesquisa de outros tipos de mídias. No ícone “TV Escola” verificamos a possibilidade de utilização de aulas temáticas e documentários educativos oferecidos pelo canal da educação. No menu “Programas Educativos” verificamos as disciplinas apresentadas e exploramos precisamente cada uma delas, todos os cursistas se encantaram com a riqueza do material. No menu “Programas Para a Produção”, percebemos atalhos das ferramentas do BrOffice e no menu “Utilitários” verificamos a existências de programas que servem de apoio para o trabalho de atividades diversas. Paramos para o lanche e quando retornamos foi apresentado o navegador Firefox e suas vantagens de utilização, ser livre e poder ser utilizado por outros sistemas operacionais, além de ser um dos navegadores mais usados no mundo atualmente. Após a compreensão sobre a estrutura dos endereços de internet, foi apresentado o Google como site oficial de busca na internet a ser utilizados por todos durante o nosso curso, pois, apesar de existirem outros sites de busca, nenhum consegue ser tão eficiente, afinal, se a informação existe na internet, sempre será possível encontrá-la no Google. Relacionamos os benefícios da internet com questões de segurança pessoal e dos alunos e em relação a vírus de computador foi exposto que o Linux Educacional é bastante mais seguro que outros sistemas operacionais mais vulneráveis como o Windows. Concluímos fazendo o memorial da unidade 2 e solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: assistir a vídeo-aula do Professor Marcos Teixeira “A história da Internet”, indicada na página 87 e explorar o material digital referente à Unidade 2.

sábado, 7 de maio de 2011

1º Encontro - Unidade 1

Iniciamos nosso curso com a apresentação de todos os cursistas e a apresentação do ProInfo Integrado, discutimos sobre a estrutura e os objetivos do projeto e iniciamos a Unidade 1, "Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital". Foi solicitado a todos os cursistas realizarem a atividade 1.1 da página 39 – Por que precisamos usar a tecnologia na escola? – depois todos digitaram seus textos no BrOffice Writer, a fim de que todos iniciassem a familiarização com as ferramentas do Linux; terminado a digitação, todos aprenderam como criar uma pasta e depois salvar os textos nas respectivas pastas. Devido a internet não está disponível em todas as máquinas, não pudemos trabalhar com o ambiente virtual “forum”, onde iríamos postar os textos da atividade 1.1 e comentar as postagens existentes. Paramos para o lanche e quando retornamos, assistimos ao vídeo de Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia, a fim de despertar nossa prática pedagógica para as tecnologias de informação e comunicação. Foi solicitado a todos os cursistas que analisassem o desktop nos monitores em sua frente e em seguida exploramos cada parte da área de trabalho e a partir de então ficou oficializado a utilização, entre todos, do sistema Linux Educacional, o qual irá nortear todo o nosso curso com o objetivo maior de ser utilizado, na elaboração e execução de aulas na prática docente de cada um. Foi solicitado um tema gerador para o Projeto Integrado de Aprendizagem, onde todos concordaram em pensar melhor sobre um tema e no próximo encontro todos apresentarem o que refletiram em casa e escolhermos um para assim iniciarmos os projetos individuais. Concluímos fazendo o memorial da unidade 1 e solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: assistir os vídeos indicados na página 51 e explorar o material digital referente à Unidade 1.