sábado, 7 de maio de 2011

1º Encontro - Unidade 1

Iniciamos nosso curso com a apresentação de todos os cursistas e a apresentação do ProInfo Integrado, discutimos sobre a estrutura e os objetivos do projeto e iniciamos a Unidade 1, "Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital". Foi solicitado a todos os cursistas realizarem a atividade 1.1 da página 39 – Por que precisamos usar a tecnologia na escola? – depois todos digitaram seus textos no BrOffice Writer, a fim de que todos iniciassem a familiarização com as ferramentas do Linux; terminado a digitação, todos aprenderam como criar uma pasta e depois salvar os textos nas respectivas pastas. Devido a internet não está disponível em todas as máquinas, não pudemos trabalhar com o ambiente virtual “forum”, onde iríamos postar os textos da atividade 1.1 e comentar as postagens existentes. Paramos para o lanche e quando retornamos, assistimos ao vídeo de Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia, a fim de despertar nossa prática pedagógica para as tecnologias de informação e comunicação. Foi solicitado a todos os cursistas que analisassem o desktop nos monitores em sua frente e em seguida exploramos cada parte da área de trabalho e a partir de então ficou oficializado a utilização, entre todos, do sistema Linux Educacional, o qual irá nortear todo o nosso curso com o objetivo maior de ser utilizado, na elaboração e execução de aulas na prática docente de cada um. Foi solicitado um tema gerador para o Projeto Integrado de Aprendizagem, onde todos concordaram em pensar melhor sobre um tema e no próximo encontro todos apresentarem o que refletiram em casa e escolhermos um para assim iniciarmos os projetos individuais. Concluímos fazendo o memorial da unidade 1 e solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: assistir os vídeos indicados na página 51 e explorar o material digital referente à Unidade 1.

2 comentários:

  1. Pelo seu entusiasmo o grupo correspondeu à expectativa. Espero que todos permaneçam e continuem nas demais etapas do Curso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tecnologia Arma ou Armadilha?

    Atualmente estamos nos deparando com um avanço tecnológico de grandes dimensões e a escola não pode está excluída desse contexto, então devemos nos adequar a realidade para não excluirmos o nosso aluno dessa inclusão digital.

    No mundo moderno no qual vivemos fica muito difícil não se atrelar a tecnologia pois nós professores devemos ter a consciência de que o nosso aluno está cada vez mais perspicaz no quesito facilitação do trabalho de casa. Hoje a facilidade de se realização dos trabalhos é imensa a tradução de textos, digitam no Google tradutor (programa de tradução de palavras e ou textos), pesquisas digitam e retiram direto da internet sem ao menos ler o conteúdo, entre outras técnicas.

    Nesse contexto o professor deve está familiarizado com as armadilhas da tecnologia, para isso devemos usar meios de verificação do aprendizado para, cobrando mesmo do aluno a compreensão oral do que foi pedido.

    Portanto o professor deve usar a tecnologia no seu cotidiano, se descartamos o que esta ocorrendo a nossa volta, por acreditar que é algo muito distante de nós ou por medo,ou ficarmos alheios e não nos dispormos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que os outros podem determinar. Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes ir com eles a esse futuro que já chegou.

    ResponderExcluir