sábado, 23 de julho de 2011

9º Encontro - Unidade 8



Iniciamos nosso nono encontro, “Resolução de Problemas Eletrônicos”, apresentando os objetivos da unidade 8 e logo em seguida fazendo a comparação entre planilha de dados gerais e planilha eletrônica. Em seguida, fizemos também uma comparação entre o software Excel do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional, este último, objetivo maior do nosso estudo. Falamos das facilidades que uma planilha eletrônica oferece ao trabalho diário de um profissional, em específico, falamos do trabalho do professor que precisa constantemente fazer somas, divisões, multiplicações, médias, etc. em relação aos postos acumulados por alunos durante todo o ano letivo, e aproveitando este contexto partimos para a elaboração de uma planilha eletrônica, a fim de facilitar, em específico, o trabalho do professor no registro do diário de classe da rede estadual de ensino. Foi solicitado a todos os cursistas que abrissem o BrOffice Calc e depois de uma análise das ferramentas dispostas no programa e compreendendo as colunas representadas por letras do alfabeto e as linhas representadas por números  e entendo que as células são localizadas no encontro entre letra e número,  iniciamos a construção de uma planilha eletrônica traduzindo a realidade do diário de classe tão utilizado pelos professores presentes. Para início da planilha, colocamos o nome da escola, nome do professor, disciplina e a turma, logo em seguida fomos construindo a referida planilha dispondo os dados seqüenciais a partir do número do aluno, nome do aluno, os instrumentos de avaliação, as médias do 1º e 2º semestres, a média anual, recuperação final e a média final. Na referida construção da planilha, utilizamos a ferramenta de mesclagem de células, inclusão e exclusão de linhas e colunas, dimensionamento de colunas e linhas, compreendemos a função da barra de fórmulas, identificamos as células que serão alimentadas com dados manualmente e as células onde desejamos que o resultado de um cálculo específico apareça. Foi discutido que para uma planilha apresentar resultados lógicos é necessário traduzirmos a nossa necessidade de cálculo em uma fórmula matemática, pois o sucesso de uma planilha está nas fórmulas elaboradas pelo criador da planilha. Após a pausa para o lanche, voltamos para a planilha iniciada, colocamos nomes e números de alguns alunos, colocamos também bordas nas linhas e colunas e em seguida traduzimos as necessidades reais dos cálculos utilizados em um diário de classe em fórmulas matemáticas e iniciamos a construção, passo a passo das fórmulas, começando sempre com o sinal de igualdade (=). Inserimos fórmulas de soma dos instrumentos de avaliação nas células das médias do 1º e 2º semestres, inserimos também uma fórmula de soma das médias semestrais na célula de media anual e na célula de media final, inserimos uma fórmula de média condicionada aos alunos em situação de recuperação utilizando o cálculo da recuperação final da sistemática de avaliação da rede estadual de educação utilizada pelos professores da referida rede estadual. Concluímos a construção da nossa planilha, arrastando as células das fórmulas da linha do primeiro aluno para as células dos demais alunos aprendendo com isso que uma mesma fórmula pode ser aplicada repetidamente para diversas outras células atualizando-se automaticamente as referências dos endereços das células sobre as quais o cálculo será realizado e que os resultados podem ser recalculados automaticamente se algum dos seus valores for alterado. Concluímos nosso encontro lembrando que terminamos o estudo das unidades referentes ao curso de 40 horas e que o próximo encontro será para apresentação dos Projetos Individuais de Aprendizagem de cada Cursista. Solicitamos a postagem no fórum da Unidade 8 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: “Uso Pedagógico do Calc na Escola”, lembramos a todos sobre a realização dos trabalhos ainda pendentes das unidades estudadas, solicitamos a postagem do memorial da Unidade 8 no Blog do curso e também solicitamos a todos explorar o material digital referente à Unidade 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário