Unidade 4

Refletindo sobre leitura e escrita digital

Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita em conjunto e registre:

  • A escolha de um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital;
  • Agora, a escolha de um aspecto que você considera como uma perda nesse processo;
  • O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
  • O que fazer para potencializar tal ganho?

26 comentários:

  1. Refletindo sobre leitura e escrita digital

    A necessidade de comunicação e de registrar acontecimentos da vida do homem em sociedade, apresenta-se como um dos maiores desafios da humanidade, pois desde os mais remotos tempos, que o homem buscava esta comunicação. Podemos constatar esse fato através dos desenhos e pinturas rupestres feitos nas paredes das cavernas, pelos povos pré-históricos, buscavam a comunicação e o registro de fatos e acontecimentos importantes sobre seus costumes e sua forma de ver e representar o mundo.
    A escrita surge neste contexto, como instrumento primordial para registras os fatos que cercam a vida do homem, pois o que teria sido da história da humanidade sem a escrita? É graças a ela, que culturas desaparecidas, continuaram vivas por muitos anos na nossa memória e o conhecimento pode ser passado de geração em geração.
    Desde a sua gênese, a escrita surge do esforço humano para consolidar sua comunicação e seus registros, com o surgimento da imprensa, o acesso a informação difundiu-se rapidamente, e, como conseqüência, a revolução industrial tornou esse acesso disponível em escala mundial.
    Atualmente, uma nova forma de escrita surge a partir do avanço tecnológico, a escrita virtual, que nada mais é do que uma evolução da forma de escrever, utilizando-se das facilidades proporcionadas pela Web. Toda essa flexibilidade apresenta-se com duas faces; uma positiva e outra negativa.
    Certamente à muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens, que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever, ele ainda pode fazer as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações cedidas pelo computador A estruturação de um texto com o uso da tecnologia ganha enorme agilidade, visto que elimina as operações que ocorreriam no suporte do papel, como rasuras, “passar a limpo” etc. A eliminação destas atividades morosas permite ao estudante dedicar seu tempo inteiramente à autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.
    Como nos referimos anteriormente, que há um lado positivo e outro negativo em todo este processo, vamos agora relacionar as possíveis perdas com o advento da leitura e escrita digital, segundo o manual do cursista, o texto “Da escrita manual para a escrita digital – O que muda?”, relata as possíveis perdas, sendo uma delas bem fácil de perceber: a estética da letra manual. A letra dos nossos jovens já não é mais a mesma, não é? Outro aspecto que está bastante forte em todas as instituições educacionais é o fenômeno da disseminação do plágio (o famoso Control+C, Control+V) – a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação, porém o aluno antes do advento do computador já copiavam textos, mas como faziam manualmente eram obrigados a pelo menos ler aquilo que estavam copiando no ritmo lento daquela forma de escrita. O tempo ao qual os alunos estavam presos à atividade poderia acabar levando-os, até involuntariamente, a alguma reflexão sobre o assunto.
    Neste contexto, a escola tem um papel fundamental informar e conscientizar os alunos de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal, porém sempre com responsabilidade e respeitando a autoria do material copiado. Potencializar os ganhos e minimizas as perdas, consiste um desafio para a educação, se faz necessário uma mudança de paradigma da educação escolar, que deve buscar caminhar no sentido da criação de novos espaços significativos de aprendizagem, em detrimento de uma modelo exclusivamente de ensino.
    O computador é só um instrumento com potencial para alterar um dado sistema social ou atividade mental daquele que o utiliza, mas não pode resolver/solucionar os problemas da escola e da Educação.

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  2. Refletindo sobre a leitura e escrita digital.

    Em se tratando da leitura e escrita digital,muitos são os ganhos,mas quero destacar o fato de se tornar mais fácil o retorno ao início de um livro quando comparado ao uso de pergaminho.Hoje com alguns "cliques" já podemos ler um texto e ao mesmo tempo consultar um dicionário e fazer a auto correção do texto que se está digitando.Ainda em relação a escrita, se errarmos alguma palavra podemos apagá-la com maior facilidade,além da vantagem do armazenamento do texto que pode ficar no computador ou pendrives.
    Uma perda muito grande é o fato de ninguém querer mais ler um livro ou um jornal(que na verdade dependendo da história é algo fascinante)e preferir passar horas em frente a um computador.O fato da escrita, até mesmo do auxílio a caligrafia, há uma certa dificuldade já que não existe mais o costume de se usar lápis e papel.
    Incentivar a leitura e escrita em sala de aula e também a produção de pequenos textos,é um fator importante, pois eu ainda acredito que quem lê sabe mais.
    Devemos orientar o uso correto da leitura e escrita digital,sempre lembrando que a internet é uma ferramenta, ou seja, um suporte para auxílio de algo e não para sua substituição.

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.



    Delmiro Gouveia,10 de junho de 2011.

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  3. Refletindo sobre leitura e escrita digital

    Assim como tudo aquilo que existe a internet também tem aspectos positivos e negativos. Em relação, por exemplo, a escrita e leitura de textos tivemos algumas perdas já que muitos dos alunos se utilizam de uma pratica bastante constante a de copiar um texto da internet e colar em seu trabalho como sendo seu. Isso acaba prejudicando muito o aprendizado já que neste processo não se ler aquilo que está exposto aprendendo assim o que o texto tem a passar. também se perde pelo o fato de que quando lemos aprendemos como as palavras são escritas corretamente, se não lemos, perdemos uma boa oportunidade de aprender. Mas algumas medidas poderiam ser tomadas para minimizar este problema, por exemplo, poderia se cobrar que além da parte escrita o aluno apresentasse de forma resumida aquilo que ele compreendeu do assunto pesquisado.Porém, existem aspectos positivos, como por exemplo, ao escrever o usuário pode selecionar trechos e realizar edições como mover, apagar, substituir palavras e etc. Dessa forma se ganha agilidade na elaboração de textos.

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  4. Refletindo sobre leitura e escrita digital

    Muito o que se discute na educação, é a leitura e escrita, pois é uma das maiores dificuldades dos alunos. Agora com a era digital, abre as portas mais uma discussão, que é a perda da estética, da prática da escrita comum com caneta e papel, pois o computador, não é mais preciso escrever tanto desta forma, basta apenas digitar, copiar, colar e tudo mais que os programas de computador oferece.
    No entanto cabe a nós professores, nos adequarmos a essa realidade e propormos atividades que englobem as duas práticas, onde o aluno compreenda a importância e os seus usos na sociedade atual.

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  5. Refletindo sobre a leitura e escrita digital

    Com os constantes avanços provocados pela disseminação das TICs, principalmente a internet, surge o letramento digital. A educação é influenciada por este novo tipo de linguagem ficando evidente a necessidade e importância da inserção dos profissionais da educação no ciberespaço.
    Em um ambiente educativo escolar podemos identificar pontos positivos e negativos em relação à leitura e escrita digital. O letramento digital agiliza a comunicação e a interação on-line e a capacidade de raciocínio. Entretanto, prejudica o usuário no sentido de reduzir a capacidade crítica do assunto e empobrece a escrita oficial.
    Cabe aos professores mediar essa forma de comunicação e informação dentro da escola, oferecendo propostas inovadoras e buscando o conhecimento, levando em consideração as possibilidades que a internet proporciona ao ensino-aprendizagem.

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  6. Bernadete - A facilidade que o computador oferece aos alunos, deixa-o acomodado em relação ao conhecimento do seu nível linguístico e de escrita legível,
    Com a escrita digital, o aluno deixa de raciocinar e de conviver com as palavras, ao mesmo tempo que o torna sem interesse pela escrita.
    O professor deverá adotar métodos e técnicas, que façam com que o aluno não deixe de utilizar os seus registros no papel.
    Estimular o aluno para que nas suas produções, eles promovam pesquisas que esclareçam todas as suas dúvidas e permanecer com a garantia das atividades registradas no papel, melhorando assim cada vez mais a sua escrita.

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  7. Refletindo sobre leitura e escrita digital

    Com o passar do tempo e o surgimento de novas tecnologias, faz-se necessário a infiltração dessas tecnologias em nossas vidas, seja através das necessidades profissionais, pessoais ou pela influência do meio, como amigos e familiares.
    No âmbito profissional a leitura e a escrita digital está tendo um significado abrangente, pois podemos ver docentes, alunos e pessoal como um todo fazendo uso dos meios disponíveis na internet, para se comunicar e se relacionar com o mundo. Além dos editores de textos, com correções ortográficas, que dispõe os computadores, para elaboração de trabalhos escolares ou não.
    Diante de tudo isso podemos observar que muitas pessoas não fazem o uso correto da leitura e da escrita digital, indo por caminhos bem distantes dos que lhes proporcionam crescimento em relação ao uso dessas tecnologias, diminuindo o fator pensar, produzir, criticar, pois tudo se encontra pronto na internet, além de empobrecer a escrita oficial, pelo fato de muitos usarem símbolos, códigos e muitas abreviações fora dos padrões gramaticais normais. Sem falar em conteúdos não edificantes e impróprios para muitos, os quais a internet dispõe livremente.
    Para melhorar e amenizar essa situação e fazermos bom uso da leitura e escrita digital devemos usá-la de forma coerente e responsável, conscientizando nossos alunos que isto é um bem para todos e que devemos usá-la com seriedade e não fazendo desse meio digital o único meio de trabalho, mas como forma de enriquecer nosso senso crítico e nosso poder criativo, aumentando com isso nosso potencial.

    Abraços!

    Jaciara Lima

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  8. UNIDADE 4 - Atividade 7
    Texto: Refletindo sobre leitura e escrita digital.

    Ao fazer uma leitura atenta do texto “Refletindo sobre a leitura e escrita digital” percebemos como tem sido comum nos depararmos com trabalhos plagiados de nossos alunos, quando solicitamos uma pesquisa. É um mal de muito tempo atrás, mas, com o advento da internet isso ficou mais latente e sem qualquer constrangimento por parte de nossos “pesquisadores estudantis”. Muitas vezes isso acontece sem nenhum critério para fazer o copiar/colar.
    Neste sentido, a internet é uma ferramenta que trás dois aspectos a serem considerados: o seu uso como fonte de pesquisa e embasamento para as possíveis afirmações, pois ao fazer a pesquisa é preciso orientar o nosso aluno para que ele identifique a fonte de pesquisa, e que esta seja de forma reflexiva acerca daquilo que ele abordará em seu trabalho.
    Quanto ao uso indiscriminado, onde se sobressai apenas o copiar e o colar textos sem que estes sejam identificados a fonte de pesquisa, muitas vezes apresentam uma linguagem com um nível elevado, a qual vai além da linguagem cotidiana de nossos alunos, diante disto o professor identifica que o trabalho não foi feito pelo próprio aluno, mediante a comprovação do nível de desenvolvimento lingüístico ( não estou querendo desmerecer nem dizer que nosso aluno não tenha conhecimento, mas em meio a tantos trabalhos de control + C, control + V o professor deve ficar muito atento com os trabalhos pesquisados por seus alunos).
    Diante de tantos percalços na labuta do professor, cabe ao mesmo ter uma atenção redobrada aos trabalhos apresentados pelo aluno. Vasconcelos (2002) afirma que como o pensamento e expressão humana baseiam-se na “a complexidade de elaboração do pensamento[...] fica mais fácil produzir um texto depois que conversamos com alguém trocando ideia [...]”. Neste sentido, o autor chama a atenção para a questão da capacidade humana para escrever um texto através da ferramenta digital, o qual se pode selecionar trechos e fazer adaptações do mesmo, ganhando assim uma agilidade na construção do texto. Há também a proposição de que essa forma de pesquisa também é um plágio, mesmo que seja de forma indireta, porque não faz com que se tenha uma preparação e um planejamento de uma pesquisa científica e elaboração de um texto.
    Eis uma grande questão, a internet como ferramenta facilitadora para a construção do conhecimento ou uma vilã que deixa-nos acríticos e acomodados, aceitando tudo que vemos. Mas como qualquer outra forma de facilidade, o uso da internet precisa ser repensado.
    No tocante a internet, esta ferramenta tão usada no contexto escolar, e o editor de texto podemos considerar que nosso aluno pode utilizar essa ferramenta para digitar sua pesquisa de campo, utilizando uma linguagem simples, embora clara e objetiva. A utilização dos recursos que o editor de texto oferece, com o auxílio da internet é possível fazer uma pesquisa em um tempo mais curto, no entanto, isto não quer dizer que nossos alunos vão apenas copiar e colar trabalhos publicados na internet. Esta pode ser um meio para a construção do conhecimento, mas os textos pesquisados como meio de embasamento teórico devem ser lidos, analisados e depois o aluno irá construir o próprio texto. Como salienta Vasconcelos (2002), a construção de um texto se torna mais fácil quando dialogamos e trocamos ideias a respeito do que se quer dizer, e assim construir seu próprio texto digital, fazendo com que o aluno atinja, assim, o nível de abstração que se exige no processo de escrita manual.

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  9. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL


    DESAFIOS TECNOLÓGICOS


    No mundo globalizado, já não é possível a sociedade caminhar sem o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A comunidade escolar já percebe a importância das tecnologias como uma ferramenta didático - pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino aprendizagem. Ou seja, o espaço escolar deve ser visto como um espaço de constantes mudanças, onde o aluno possa, de forma participativa, interagir no processo ensino e aprendizagem.
    Então como lidar com situações em que a linguagem escrita passa de manual a mais dinâmica e interativa? E a leitura como fica nessa era digital? E os professores de que forma podem realizar atividades pedagógicas interativas e mais atraentes para que seus alunos possam compreender com sucesso o que está sendo trabalhado em sala, utilizando o computador como recurso didático?
    São questionamentos naturais e necessários a comunidade escolar aberta às constantes mudanças. E o ponto de partida para essa dinamização toda é a INTERNET: fonte diversificada de pesquisa de conteúdo, uma fonte de atividades variadas e interessantes – multimídia, imagens, software, sons, textos etc. -, sendo o professor uma peça importante como orientador e mediador, por meio de um roteiro bem definidos dos temas abordados, fornecendo pistas, questionando posições e estratégias, promovendo perspectivas de análise mais crítica por parte dos usuários. É de suma importância que ele tenha clareza de qual é o objetivo do uso do computador como recurso pedagógico, utilizando essa poderosa ferramenta na construção do pensamento.
    E se tratando de escrita a estética da letra manual dos alunos não é mais a mesma, já que a parte escrita manualmente vem sendo substituída pelo uso do teclado, como também as cópias textuais “o famoso - Control+C, Control+V, o alunado copia sem ao menos ler, prejudicando o processo de leitura e raciocínio, mas também há mais pontos positivos nessa era digital, do que negativos, tais como: a facilidade de pesquisa, como leituras de diversificados textos e hipertextos aumentando seu nível intelectual e cultural, alteração de documentos, ou seja, a estruturação de um texto, através do editor de textos, com o uso da tecnologia, ganha enorme agilidade, a produção textual, visto que elimina as operações que ocorreriam no suporte do papel, como rasuras etc. A eliminação dessas atividades morosas permite ao estudante dedicar seu tempo inteiramente à autoria do material potencializando produções mais elaboradas.
    Enfim há mais conquistas do que percas, nesse mundo digital, e preparar o corpo docente para enfrentar tal desafio é uma necessidade constante das escolas, que dispõe de computadores, ou não. Mostrar que os recursos tecnológicos podem e devem ser utilizados de forma eficaz e prazerosa, com os quais os alunos possam interagir, possibilitando o “desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação pra o trabalho”, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases.

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  10. Leitura e Escrita Digital
    A palavra escrita, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais .
    A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Mas quais seriam as contribuições concretas das tecnologias digitais para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita? Podemos dizer que uso massivo de e-mails escrito por uma pessoa, em substituição às cartas de outrora, representa realmente uma transformação na qualidade das produções textuais?
    Não podemos desconsiderar que o advento da internet modificou e ampliou as modalidades de leitura e escrita. No entanto, não podemos também deixar de ver que essas novas tecnologias estão provocando mudanças no hábito de ler e de escrever do aluno, por exemplo. Perdeu-se no tempo o estímulo pelo livro e consequentemente,pela vontade de escrever.
    É importante realçar as mudanças provocadas pelo uso excessivo de acentos, de letras, enfim, de uma quantidade de novas palavras criadas e que muitas vezes são reproduzidas em uma produção de texto. O letramento digital deve ser considerado um recurso a mais, mas não a substituição da leitura e da escrita “formal” à função que se propõe.

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  11. Atualmente, o uso da escrita também está relacionada com a facilidade do uso da internet, pois o usuário pode selecionar trechos e realizar edições como mover, cortar, copiar, apagar, editar, substituir palavras, enfim, tudo o que antes era muito limitado no papel. Porém existe algumas perdas nesse processo como a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação, e fazer esses textos se passarem como se fossem da autoria desses alunos. Faz o aluno auto se enganar pois antigamente o aluno que copiava relatos de livros no ato da cópia ele lia e escrevia pois então acabava se interando no assunto.
    Este problema pode ser minimizado com o cuidado e a atenção do professor. Pois, o mesmo pode conhecer individualmente cada aluno e verificar se foi autoria dele ou se foi cópia de internet.
    Para potencializar os ganhos no uso da escrita digital o professor pode levar os alunos as bibliotecas para realizar pesquisas, em seguida pedir que façam leituras e resumos de textos antes que digitem os textos propostos.
    Enfim, neste contexto mas uma vez a tarefa ficará com o professor de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano escolar.

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  12. Leitura e escrita digital


    A tecnologia digital vem contribuindo muito no sentido de informação e comunicação. O aluno consegue de forma rápida e eficaz desenvolver pesquisas, buscar conhecimentos e conectar-se com o mundo. Ao que se refere a ortografia, o lado positivo é que na digitação de texto essa ferramenta já destaca palavras que possam ter sido escrita incorretamente.
    Por outro lado, o uso do computador diminui o contato do aluno com a escrita manual. Como consequência temos caligrafia sem muito capricho ou ilegível, erros ortográficos,indisposição para pensar, criar,refletir.
    Em algumas situações, a facilidade de encontrar tudo pronto na Internet, leva alguns alunos a copiar esse conteúdo sem o esforço da leitura, do estudo do mesmo.
    Nos dias atuais é praticamente impossível evitarmos tal situação. Cabe ao professor observar e conhecer o nível de desenvolvimento de seus alunos, solicitar a apresentação das pesquisas realizadas e fazer uma avaliação cuidadosa.
    O professor pode explorar o lado positivo da Internet de várias formas,por exemplo, leitura de livros literários, produção de textos, pesquisas sobre determinados e variados assuntos, etc.

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  13. Eu considero um ganho, o grande número de pessoas que se comunicam com outras, através da escrita e leitura digital e também, que essa comunicação faz com que muitas pessoas tenham que melhorar sua leitura e escrita, pois talvez, esta é a única forma de estes participarem deste processo, o que também as vezes forçam as pessoas a procurar uma forma de se alfabetizar para participar desta comunicação.
    Também acontece o processo contrário, que consideramos uma grande perda, pois muitas pessoas que escrevem bem possuem uma boa leitura e acabam viciando com o uso constante de abreviações, etc., o que dificulta principalmente o uso da escrita formal.
    Para que esta perda seja minimizada, nós educadores temos que orientar nossos alunos e fazer que durante as aulas eles utilizem estas formas de comunicação utilizando a linguagem formal, talvez até avaliando os educandos para que se esforcem ao máximo para utilizarem e se apropriarem desta linguagem adequada.

    Dalma Régia

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  14. Em leitura deste texto, primeiramente devemos pensar o que perdemos quando deixamos a escrita manual e a leitura de livros impressos, e passamos para a escrita digital. Podemos dizer que os ganhos são muito poucos e as perdas enormes.
    A primeira perda podemos dizer que é a perda da caligrafia, Sabemos que a escrita manual de alguns alunos hoje, não são das mais belas, imagine num trabalho de escrita digital, onde basta-se copiar e colar o texto, sem mesmo ter o esforço de digitação. Outra perda relacionada a esta é a leitura e produção de textos, onde a escrita digital, permite que possa se assumir a autoria de textos de outros.
    Existe também a perda da habilidade de raciocínio, pois sabemos quanto mais lemos, pesquisamos e debatemos com outras pessoas, aprendemos cada vez mais.
    Esse problema pode ser minimizado pelo professor, pois o mesmo tem total conhecimento das habilidades de seus alunos, e pode intervir, não proibindo a pesquisa na Internet, mas exigindo uma reflexão do mesmo sobre o que pesquisou.
    Os ganhos poderíamos dizer que, ao escrever o seu novo texto, a partir das pesquisas, reflexões e interações, o mesmo tem a sua disponibilidade um editor de texto que lhe proporciona, ferramentas que podem melhorar sua escrita, como corretor de ortografia; organizações práticas de tabulações e desenhos; além de poder apagar pensamentos escritos, sem desperdício de folhas. Cabe a nós professores, começarmos a utilizar a escrita digital, também de forma mais consciente, e não aceitando trabalhos puramente copiados pela Internet, e levar os alunos, a necessidade da reflexão e questionamento daquilo que pesquisam.

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  15. Refletindo sobre Leitura e Escrita Digital

    A primeira vista temos um problema, que é o famoso control C e control V. Pessoas que escrevem muito bem passaaram a usar abreviações e outros termos da internet para substituir palavras, levando para o cotidiano da sala de aula e consequentemente para as redações ou relatórios.
    Para que esta perda seja atenuada devemos orientar nossos alunos para que utilizem a linguagem formal e ao receber trabalhos pesquisados pedir uma síntese oral do trabalho, porque aí ao menos ele terá que ter lido o assunto.
    Por outro lado os nossos alunos estão mais inteirados com a realidade e até compartilham dos assuntos mais reputados.
    Portanto cabe ao professor não deixar essa ferramenta se tornar uma arma.

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  16. A inclusão digital é algo muito bom, mas, infelizmente está tomando o espaço daquela pesquisa mais rigorosa, que exigia cuidado na caligrafia e uso da pontuação na íntegra.Outro dia vi algo muito curioso no Jornal Nacional:um grupo de alunos universitários fazendo caderno de caligrafia! Vejam que ironia, na era digital alguém precisou reaprender a escrever.
    Sabemos que os avanços tecnologicos e a comunicação infinitamente rápida de um mundo globalizado,não nos permitiria jamais viver sem os servisos tecnologicos. Porém, é preciso "dosar" essa febre,pois, se hoje estamos tão fixados em internet, imagine dez anos para frente, como estará esse quadro?
    Acredito que professores e pais devam, oferecer às crianças, leituras de livros interessantes, para que elas percebam que ler é uma atividade prazerosa e não dá trabalho, pois até mesmo entre adultos, encontramos pessoas que não leem, porque sentem preguiça.
    A escola poderia dispor aos alunos mais atividades voltadas para a leitura. No primeiro momento, fazendo sugestão sobre o livro ou artigo a ser lido. Depois, poderia sugerir atividades onde o aluno escolhesse o tipo de leitura que gostaria de fazer.O texto seria pesquisado na rede. Assim, criaríamos um vínculo entre a leitura propriamente dita e o texto virtual. Quem sabe usando outros caminhos, ainda possamos trazer o nosso aluno para a boa leitura, sem que para isso, seja preciso distanciá-lo da inclusão digital.
    Enfim, o uso da tecnologia é muito eficaz, mas, precisamos saber transformar esse saber em algo proveitoso para a vida das nossas crianças.

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  17. Refletindo sobre a escrita e a leitura digital
    Não se pode negar a importância e os avanços proporcionados pelo advento das TICs, como também a influência dessa gigantesca rede de interação no nosso dia-a-dia. É inegável que a internet oferece acessibilidade a uma gama de conteúdos entre outros suportes, ampliando as modalidades de leitura, bem como as de escrita. Para alguns, esta re-significação da língua pode ser danosa já que nas produções textuais observa-se uma linguagem pouco convencional tão exigida pela norma culta. Outros, entretanto, enfatizam que a internet proporciona uma fala digitalizada, mesclando a fala e a escrita. Neste contexto, o professor pode usufruir da tecnologia para desenvolver com os alunos atividades de leitura e escrita que sejam mais expressivas e funcionais, em que a língua continue sendo objeto essencial a ser trabalhado.

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  18. Texto: Refletindo sobre a escrita e a leitura digital
    O ambiente educacional vive novas práticas de leitura e escrita propocionadas pela internet, chamada linguagem digital. Em nosso dia a dia usamos a internet praticamente em tudo que pretendemos fazer, diante disso há os ganhos e surgem também as perdas que são muitas. Em relação a escrita ganha-se muito tempo por parte do usuário quando se digita, não hà a preocupação com a forma gráfica da escrita, Hà facilidade para apagar, editar e muito mais. Apesar dos ganhos, a perda é significante no processo de leitura e escrita, o aluno não quer mais raciocinar para fazer um trabalho de pesquisa, não ler mais o que está pesquisando, o título é suficiente para seu trabalho, então entra o control c e control v e está concluído o trabalho.Seus conhecimentos estão resumidos apenas nas informações da internet,deixando assim de praticar a leitura e a escrita manual.
    Neste contexto o professor tem um papel fundamental de conscientizar e mostrar ao aluno a importancia dos seus conhecimentos, de como utilizar de forma adequada a leitura e escrita digital.

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  19. Não é novidade que as TIC, invadiram as escolas e as nossas vidas. Ao ler o texto sugerido no guia do cursista sobre leitura e escrita digital me veio a mente a imagens de bibliotecas virtuais, e-livro, e ipad. Mas não podemos esquecer que nem sempre o “novo” anula o “velho”, muitas vezes ele só o modifica, pois algumas pessoas ainda enviam a carta tradicional pelo correio mesmo sabendo que o e-mail é muito mais rápido e eficiente .O uso de um ipad certamente facilitará muito a vida de um acadêmico de direito, pois diminuirá e muito o peso na mochila carregando tantos livros, constituição, códigos, estatutos, etc. Mas, quais são as desvantagens dessa digitalização da escrita e da leitura? Um grande problema é a linguagem internautês. Usar a internet para acessar Orkut, MSN, faceboock e e-mail entre outros está desenvolvendo em alguns internautas o vicio de escrever/digitar/ criar palavras. É comum mensagens na rede escrita com “meias” palavras tipo q,vc, ñ, qro, além disso usar Ctrl+C e Ctrl + v, virou mania. Ao fazer uma pesquisa os alunos usam esses comandos o tempo todo e sequer lêm o texto encontrado. O antigo hábito de copiar pelos livros , fazia com que eles lessem, ainda que obrigados, o que estavam transcrevendo.Não podemos negar que o acesso a internet traz benefícios fantásticos como ficar informando sobre um terremoto Hait ou falar/ ver uma pessoa que esta do outro lado do mundo.Mas o professor, principalmente, deve esta preparado para usar a internet e outros recursos tecnológicos a favor da melhoria do processo ensino-aprendizagem, orientando os alunos a lerem e escreverem corretamente , a buscar outras fontes, a manusear, e ler livros, jornais e revistas. Pois todos os recursos devem ser aproveitados. Todas as possibilidades devem ser exploradas desde que continuemos lendo e escrevendo a nossa história.

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  20. REFLETINDO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA DIGITAL.

    O tema que o texto aborda é bastante interessante e gerador de grande polêmica,isso podemos comprovar no cotidiano da vida escolar.
    Não podemos negar que as novas tecnologias veio para ficar ,como também não imaginamos mais nossas vidas sem as mesmas,no entanto ,devemos agir com cautela na hora de usar-las,para não refletir de forma negativa.
    O papel da leitura e da escrita digital reflete diretamente na vida escolar da criança e do adolescente,como educadores,devemos analisar os dois lados,tanto positivo,como negativo,e isso é bastante complexo,pois não podemos privar o homem hodierno de viver longe das novas tecnologia
    Como aspecto negativo,podemos pontuar o vício de linguagem das redes sociais onde é escrita por abreviações e códigos,chegando e levar esse vício para a escola.
    Também podemos pontuar como aspecto negativo o abandono dos livros e das visitas às bibliotecas que foram deixadas para trás ,com a chegada da internet.
    No entanto há de se perceber que houve um avanço com relação as pesquisas,a curiosidade do jovem ficou mais aguçada,os assuntos debatidos em sala ficaram mais fáceis de serem debatidos.
    Como analisar então o papel da leitura e da escrita digital?Devemos orientar nossos alunos para utilizarem da melhor forma possível,sem prejudicar sua aprendizagem em sala.

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  21. Sem sombra de duvidas ha um ganho muito grande na leitura e escrita com as tecnologias, pois é fácil pesquisar diversos assuntos, salvar seus registros como também usá-los para diferentes tipos de atividades. Embora tudo isso ainda seja muito muito, as pessoas têm liberdade de escolher em qual tema quer pesquisar, comunicar-se com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo sem, entretanto, sair de casa.
    Uma grande perda nesse processo é que existem pessoas que usam de má fé as tecnologias digitais, fazendo plágio de atividades acabando com o sentido da pesquisa que é a aprendizagem.
    A leitura e escrita digital fornecem vários meios de comunicação com muita rapidez em informação, garantido facilidade para o pesquisador adquirir sempre novos e atuais conhecimentos.

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  22. Leitura e Escrita Digital
    A palavra escrita, primeiramente, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais. A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Utilizando as facilidades que a Web proporciona, é possível criar textos e “conectá-los” através de links de uma forma tão prática, que isso acabou se tornando a característica fundamental de um texto publicado na rede. Não somente podemos “linkar” uma página à outra, mas também podemos estabelecer conexões entre os mais diversos tipos de conteúdo audiovisuais.
    Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover, enfim, tudo o que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Entretanto, essa modificação foi compensada com outras facilidades hipermidiáticas, fato que não seria possível numa mídia impressa e, acima de tudo, nos fornece um universo de possibilidades.
    Neste contexto, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal
    Com relação à leitura e a escrita digital, podemos considerar como um dos ganhos a rapidez na produção textual como também, na redução de erros de formatação durante o processo de elaboração textual. Outro ponto positivo são as ferramentas e aplicativos de imagens, gráficos, entre outros. Porém, podemos considerar que em relação à leitura, houve uma perda do interesse do usuário (aluno), por textos manuais, pois, devido ao contato constante do mesmo com o computador, os textos terminam sendo acessados desta ferramenta. Portanto, é relevante dizer que há um grande distanciamento deste mundo da leitura “real”, com o da leitura “virtual”. Mas cabe-nos como educadores, nesse mundo digital, atrair nosso alunado para estes dois ambientes, mostrar que os dois caminham juntos. Pois, o prazer da leitura com um livro nas mãos, nunca deve ser deixado de lado, visto que, a tela fria de um computador, não transmitirá o mesmo prazer do primeiro. Em contrapartida, não podemos negar a rapidez no acesso a determinados assuntos, temas e livros, que hoje a grande rede nos proporciona, em qualquer lugar que estejamos. Assim, diante de tanta evolução nas formas de ler e escrever nesse mundo hodierno que nos resta aproximar nosso alunado do conteúdo a ser estudado através de todos os mecanismos possíveis, sejam eles "reais" e palpáveis ou "virtuais".
    Fontes:
    http://professorjr.blogspot.com/2011/05/atividade-4.html
    http://grupodinamicoibiuna.blogspot.com/2011/04/refletindo-sobre-leitura-e-escrita.html

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  23. Um ganho na leitura digital, é que não é mais estática, possibilita auto-correções levando o usuário a perceber a palavra correta, o leitor acelerar a processo da escrita, temos a facilidade da inclusão ou exclusão de dados.
    A perda é a acomodação de não exercitar a escrita cursiva e ficar condicionado a copiar e colar, não ter o trabalho em exercitar o estudo das regras ortográficas, perdendo assim a prática do manuscrito.
    Para amenizar as perdas se faz necessário que os professores comecem a solicitar determinados trabalhos manuscritos, exercitar a escrita de textos em sala de aula, fazendo sempre um paralelo entre a escrita digital e a manuscrita.
    Para potencializar tal ganho é necessário que os profissionais mantenham o equilíbrio entre as escritas e acompanhe o desenvolvimento ortográfico do aluno sem extinguir a escrita digital apenas aperfeiçoando e monitorando o conhecimento do aluno, a fim de que o mesmo progrida no processo de ensino e aprendizagem.

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  24. Para uma sociedade que se consolidou escriturística, é imprescindível que se ofereça ao leitor condições de interagir com diferentes portadores de leitura e de escrita, sob pena de exclusão desse indivíduo.
    Acredito que qualquer prática pedagógica que desconsidere essa premissa está longe de obter êxito, pois torna o ensino enfadonho e monótono e a utilização da linguagem digital sem dúvida ameniza esse problema, por trazer em seu funcionamento mais agilidade na produção textual, facilidade de revisão e correção, além de integrar diferentes formas de expressão, porém o uso desmedido desse recurso dissemina a cultura do plágio que por sua vez não favorece uma reflexão nem tão pouco promove aprendizagem.
    Neste sentido, O professor precisa assumir uma postura de orientador, aplicando atividades que favoreçam a criticidade, e observador, uma vez que conhecendo seu aluno, será capaz de saber se a produção realmente é dele.

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  25. A facilidade de copiar e colar textos de um lugar para outro, o famoso plágio, tem levado nossos alunos cada vez mais a raciocinarem menos, mas, não é só isso, a falta da prática de leitura e da escrita se converte em uma grande deficiência na interpretação dos textos e ainda em dificuldades para escrever "literalmente".
    Questões como esta assombram as escolas e os seus docentes que a cada dia, devem buscar formas de contornar tais situações, afinal, vivemos na era da informação e proibir nossos alunos a terem acesso a tais tecnologias seria no mínimo leviano mas, o professor que conhece o nível linguístico dos seus alunos consegue perceber quando não foi o aluno que escreveu algo. E a partir desse ponto encontrar formas de sanar tais práticas.
    Contudo, a plasticidade da escrita com o uso deste tipo de ferramenta é visível pela facilidade de alteração de um documento, com isso, o aluno passa a ter mais tempo para se dedicar as atividades de autoria do material. Nesse contexto, cobe ao professor orientar e observar seus alunos na construção de suas atividades e as poucos surgirão respostas.

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  26. Com a evolução humanística surge a necessidade da comunicação. Com isso, o ser pré-histórico inicia a construção de seus registros para marcar a sua passagem e o início de um novo processo de codificação simbólica, a escrita, possibilitando diversos registros comerciais e, sobretudo, culturais.
    Com o surgimento da imprensa, o acesso a informação difundiu-se rapidamente, e, como consequência, a revolução industrial tornou esse acesso disponível em escala mundial. Atualmente, uma nova forma de escrita desvenda-se a partir do avanço tecnológico, ou seja, a escrita virtual. Portanto, a escrita hoje abrange os mais variados meios de acesso a cultura e a educação, pois, com apenas um clic obtemos um acervo imenso diante das nossas necessidades em que passaríamos horas pesquisando em livros. Porém, o hábito da leitura em livros não deve ser completamente extinto, pois, ainda diante de tanta evolução, os livros ainda são as fontes mais seguras para pesquisas.
    Contudo, há um aspecto em que necessita de um olhar mais aguçado, as conversas no MSN, pois com a necessidade imediata de comunicação, o ser contemporâneo – em particular o nosso alunado - acaba reduzindo as palavras, perdendo assim, a sua essência e a sua base estrutural formal.
    È necessário que as escolas promovam atividades científicas digitadas e criadas pelos alunos como : a criação de blogs, a elaboração de resumos, etc. para que os mesmos possam colocar em prática o uso formal da língua, mas que não percam o prazer da comunicação.

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