Memorial 4

Memorial da Unidade 4

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 4, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

30 comentários:

  1. Esta unidade foi de extrema importância, porque foi exposto o conteúdo sobre textos escritos e a importância dos editores de textos nas escolas e como nós professores podemos fazer uso dele para melhorar nossa prática de trabalho.
    Foi ensinado, como se faz a edição de textos no Write, editor de texto do Linux Educacional, muito parecido com o word. Tive a oportunidade de aprender como salvar documentos e depois encontrar eles e a diferença entre os usuários dos computadores do labaratório de informática. Encontrei muita dificuldade no início, mas aos poucos estou aprendendo a manusear esta ferramenta de apoio pedagógico tão importante para o nosso dia a dia.

    Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011.

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  2. Memorial 04

    A unidade 04 aconteceu no dia 04 de junho às 8 horas, na escola Watson de Gusmão. Teve início com a apresentação dos objetivos da Unidade e do plano de trabalho proposto para aquele dia pelo tutor – Diran.
    Alguns colegas de curso tiveram dificuldades com as postagens das aulas anteriores, que logo foram sanadas pelo tutor e só então passamos aos conteúdos da unidade estudada.
    A princípio foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer e ficou demonstrado que este nada deixa a desejar, navegamos pelo desktop do Linux Educacional e através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto -BrOffice.org Writer e foi através da poesia “O Sonho”, da escritora Clarice Lispector que foi digitado por nós, os cursistas, que passamos a nos familiarizar com a ferramenta BrOffice-Writer (centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte), objetivo principal da Unidade.
    Percebi que alguns colegas tiveram dificuldades de utilizar tais ferramentas, no entanto por serem muito parecidos com o Word, outros colegas e eu, não apresentamos nenhuma dificuldade. No momento seguinte, aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, ressaltando a diferença existente entre ambas e quais os diferentes formatos que os arquivos (.odt, .doc, .rtf e .pdf) podem ser salvo e as suas diversas aplicabilidades, também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador compreendendo que: os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários, finalizamos então os conteúdos propostos no início da aula.
    Com a conclusão do plano de atividades elaborado pelo tutor, o mesmo prosseguiu com os informes e tarefas que deverão ser executadas em casa, vejamos: atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, o memorial da Unidade 04, ambas devem estar postadas no blog do curso e do aluno, que os cursistas iniciem a montagem de seus projetos, cuja estrutura está disponível no blog curso, trazendo também no próximo encontro, um relatório das ideias contidas no projeto para socialização com os demais.
    O tutor informou a inscrição do nosso curso no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo que tem como objetivo o acompanhamento feito pelo MEC.

    ResponderExcluir
  3. Nossa aula ocorreu como sempre no sábado, mais especificamente no dia 04/06. A princípio o tutor deixou um tempo aberto aos cursistas que ainda tinham atividades pendentes, como também os ajudou com dúvidas que ainda pairavam na mente de alguns.
    O interessante desse dia foi o uso do editor de texto utilizado no Linux. Alguns cursistas puderam perceber quanto o BrOfficer writer é funcional e semelhante ao Word.
    Digitamos um texto proposto e desvendamos os recursos desse editor de texto. Relembramos também como salvar o documento digitado.

    ResponderExcluir
  4. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL

    MEMORIAL 4


    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 4: Elaboração e Edição de Textos / 4h. Essa quarta unidade deu inicio no dia 04 de junho de 2011 às 8h da manhã. O tutor Diran Araújo iniciou o curso auxiliando alguns cursistas a postarem as atividades dos sábados anteriores, pois os mesmos estavam com um pouco de dificuldade para postarem.
    A partir da 9h e 20m e que de fato se iniciou a unidade 4: trabalhar com o editor de texto = Writer do BrOffice-Writer. Mas para se trabalhar com esse editor de texto, foi proposto pelo tutor que todos digitassem um poema: “O Sonho de Clarice Lispector”, exposto a partir do Datashow.

    O SONHO

    Sonhe com aquilo que você quer ser
    por que você possui apenas uma vida
    e nela só tem uma chance
    de fazer aquilo que quer.

    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
    Dificuldades para fazê-la forte.
    Tristeza para fazê-la humana.
    E esperança suficiente para fazê-la feliz.

    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
    Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
    que aparecem em seus caminhos.


    A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam
    Para aqueles que buscam e tentam sempre.
    E para aqueles que reconhecem
    a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

    Clarice Lispector

    Depois de digitado iniciou-se a formatação utilizando o editor de texto: centralizar, barra de ferramentas, selecionar todo o texto ou só uma palavra - para isso utilizando uma tecla e o mouse, tamanho da fonte do título, selecionar palavras importantes no poema para poder editá-las.
    Novamente foi ressaltada a forma de como salvar e o local onde estão os documentos. Como também alguns informes para o próximo encontro, tipo: levar rascunho sobre o projeto que finalizará o curso, e o cadastramento no e-Proinfo. Infelizmente tive que sair antes do término, da unidade, mas o Tutor enviou para o meu email as atividades que deveriam ser postadas no blog. E assim encerrou-se mais uma unidade.

    ResponderExcluir
  5. No quarto encontro vivenciamos a elaboração e edição de texto usando o software BrOffice Write. Digitamos o texto "o Sonho" de Clarice Lispector. Em seguida, aprendemos que na barra de ferramenta do sistema Linux existe várias formas de formatação, como por exemplo: posição do texto(à direita, à esquerda ou justificado), tipo de fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros.Finalizando a atividade salvamos o texto,tendo o cuidado de como foi armazenado, pois desta forma poderemos gerenciar melhor os arquivos que salvamos. Com estas informações básicas, envolvendo formatação de um mesmo texto, testando e experimentando o uso de outros recursos que o sistema oferece, com o tempo estaremos mais aptos ao adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto.

    ResponderExcluir
  6. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos
    Data: 04 de junho de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    Neste encontro exercitamos um pouco mais como se faz a edição de textos, usando o editor de texto Writer do software BrOffice. Digitamos a poesia O Sonho de Clarice Lispector, indicada pelo Tutor e seguindo as suas instruções, utilizamos a barra de ferramentas para formatação. Aprendemos algumas teclas de atalho, suas funções e a diferença entre salvar e salvar como.
    Nesta unidade sentimos algumas dificuldades uma vez que trabalhar com o Linux Educacional nos remete a um ambiente diferente do qual estamos habituados fora do Laboratório de Informática. Apesar de percebemos que existe uma grande semelhança entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, não é tão simples operacionalizar com dois programas distintos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa aula começou com a exposição das dificuldades e das soluções apresentadas pelo tutor.
    A aula desse dia foi muito importante ,pois nos ensinou a usar o editor de texto Writer,com a digitação de um texto de Clarice Lispector :"Sonho".
    Após a digitação aprendemos como salvar e como localiza-lo.

    ResponderExcluir
  8. Neste encontro fizemos uma reflexão sobre como os editores de textos podem ajudar ou atrapalhar no processo de aprendizagem. Tivemos a oportunidade de aprender a utilizar o editor de texto do Linux, o write, foi bastante interessante.

    ResponderExcluir
  9. Neste sábado dia 04 de junho de 2011 mais uma vez na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva,nos reunimos com o objetivo de iniciarmos o Módulo IV do Curso Proinfo.
    Inicialmente nosso tutor Diran tirou algumas dúvidas sobre as postagens das atividades que muitas pessoas ainda não tinham conseguido efetuar.
    Logo depois ele nos orientou a digitar o poema de Clarice Lispector intitulado: como "Sonho".Na verdade o objetivo era justamente treinarmos a digitação e aprendermos a formatar o texto usando o editor de texto Writer.
    Além disso aprendemos a salavar o texto que dogitamos.
    Pra esta unidade foi proveitosa, pois, eu tinha uma grande necessidade em relação a formatação de texto.

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.



    Delmiro Gouveia,10 de junho de 2011.

    ResponderExcluir
  10. Memorial 4

    A aula do proinfo em Delmiro Gouveia do dia 04 de Junho de 2011,
    Se iniciou com a resolução de dúvidas sobre postagens de comentários no memorial, logo após explicações e discussões relacionadas a edição de textos do Linux e Word.
    Terminada as resoluções de problemas, deu-se a digitação de um poema da autora Clarice Lispector, explicações de digitações, formatação e salvar o texto, foram importantíssimos para a nossa prática.
    Foi orientado, que na próxima aula devemos trazer um tema para elaborarmos um projeto do curso e também o orientador nos irá enviar o login e a senha do Proinfo.

    ResponderExcluir
  11. Nesse encontro trabalhamos edição de texto.Após a digitação do texto proposto pelo tutor,aprendemos como salvá-lo e localizá-lo posteriormente.
    Manifestei minhas dúvidas referentes á aula anterior, mas infelizmente terminei o horário com as mesmas dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Estou adorando o curso,é impressionante como o tempo passa rápido quando estamos na frente de um computador.
    A turma é muito descontraída,o tutor Diram nos deixa a vontade e também tem muita paciência,pois reconheço que somos conversadeiras e barulhentas.
    O quarto encontro aprendemos a usar o editor de textos,que se chama WRITER,foi digitado um texto e aprendemos também a usar outras ferramentas,como salvar,sublinhar colocar em negrito,entre outras.
    Também foi falado sobre o projeto que cada cursista deve desenvolver em sua unidade escolar.
    Apesar do pouco tempo,está sendo gratificante os encontros de sábado,pois além da aprendizagem,tem o momento do reencontro com os colegas.
    Beijos e abraços.
    MARILENE CASTRO.

    ResponderExcluir
  13. MEMORIAL MÓDULO 4

    No módulo 4 trabalhamos com o editor de texto do Linux, neste encontro conhecemos as diferenças e semelhanças dos processadores de texto entre os programas do Write (Linux) e do Word (Windows), O tutor foi nos direcionando, os cursistas, para que pudéssemos utilizar as ferramentas para conhecermos melhor como utilizar o processador de texto do Linux. Na oportunidade, também aprendemos a manusear os itens da barra de ferramentas, assim como também salvar e fazer a transformação do tipo de texto para que este possa ser lido em outro tipo de programa, além de fazer as devidas observações em que ambiente foi salvo o conteúdo digitado.
    No mesmo encontro, Diran também nos solicitou para que, durante a semana, fôssemos pensando em um projeto o qual fosse possível utilizar o que aprendemos durante o curso, e que este também fosse viável para ser colocado em prática, em nossa aula, de acordo com a disciplina de cada um.

    ResponderExcluir
  14. Hoje o professor nos orientou em relação aos nossos textos, com o editor writer, como digitá-los, mudar a fonte, letras, destaques, cores, centralizar, selecionar e postar, além de como podemos armazená-los em nossas pastas. Digitamos o texto O Sonho - Clarice Lispector e nos familiarizamos através dele com as ferramentas Proffice-Writer.

    ResponderExcluir
  15. Esta aula foi muito interessante. Vimos q o editor de textos do Línux(writer) é semelhante ao do Windows(word) , vimos também as diferenças entre eles. Teve digitalizações para aprendermos com a prática o que nos foi transmitido sobre o uso dos recursos contidos no editor e explanações de como salvar o texto que digitamos através das ferramentas do proffice-writer. Foi nos solicitado também a criação de um projeto para ser aplicado com os nossos alunos, de acordo com a turma ou a disciplina que lecionamos. Além de nos repassar orientações de como nos cadastrar no e-proinfo. Estamos avançando!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Curso de Introdução à Educação Digital
    Cursista:Cláudio Cardoso de Melo.
    Tutor: Diran Lopes Araújo.

    Memorial do 4º Encontro (04.06.2011)



    Avanços certamente aconteceram nesse momento de encontro no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, iniciamos às 8 horas e começamos a fazer algumas encaminhamentos das atividades que se encontravam em atrasos. Depois o tutor apresentou e explicou o editor de texto Write (Linux). E em seguida solicitou que digitássemos o seguinte texto:
    O sonho


    Sonhe com aquilo o que você quer ser
    porque você possui apenas uma vida
    e nela só se tem uma chance
    de fazer aquilo que quer

    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
    Dificuldades para fazê-la forte
    Tristeza para fazê-la humana.
    E esperança suficiente para fazê-la feliz.

    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
    Elas sabem fazer o melhor das oportunidades.
    Que aparecem em seus caminhos.

    A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam.
    Para aqueles que buscam e tentam sempre.
    E para aqueles que buscam e tentam sempre.

    E para aqueles que reconhecem a importância
    das pessoas que passam por suas vidas.

    Clarice Lispector.

    Após digitarmos, aprendemos a centralizar, bem como a selecionar palavras, expressões ou textos colocando o cursor no início, apertando a tecla shift e colocando o cursor no final. Aprendemos ainda, a colocar em negrito, em itálico, a sublinhar. Além disso a mudar a cor, a mudar a cor do fundo da palavra selecionada.

    Também aprendemos a mudar tamanho de fonte, alinhar à direita, à esquerda e etc.

    ResponderExcluir
  17. O quarto encontro foi iniciado com a discussão sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação e a apresentação dos objetivos do encontro.
    Em seguida, discutimos e sanamos as dificuldades com o tutor. Aprendi neste encontro a utilizar o editor de texto writer e descobri que ele é bem semelhante ao word.

    ResponderExcluir
  18. O nosso quarto encontro aconteceu no dia 04/06.
    Postamos os memoriais anteriores que sentimos dificuldade de fazer em casa.
    Depois o tutor nos apresentou o editor de texto e pediu para digitarmos um poema:"O sonho de Clarice Lispector", formatamos conforme orentados.Vimos que o editor de texto do linux(writer) é semelhante ao windows(word).

    ResponderExcluir
  19. MEMORIAL 04

    Unidade 4 - Elaboração e Edição de Texto, dia 04/06/11. Iniciamos com uma discussão sobre as dificuldades que os cursistas têm em postar as atividades tanto no blog como no fórum. Logo em seguida digitamos o texto de Clarice Lispector “O Sonho”, aprendemos a formatar o texto digitalizado e algumas dicas que agiliza o processo de configuração textual. Percebi que há uma semelhança entre o editor de texto Word e o BrOffice. Avançamos neste processo de aprendizagem tecnológica, pois conseguimos salvar o documento tanto na versão BrOffice como no Word.

    ResponderExcluir
  20. No dia 04 de junho aprendemos sobre a edição de texto no Linux. O BrOfficer Writer é semelhante ao word. Digitamos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector.Recebemos a senha para entrar no site eproinfo.

    ResponderExcluir
  21. Na unidade 04 foram dadas explicações a respeito do editor de texto e como trabalhar no linux. Para tanto, um texto de Clarice Lispector " O sonho" foi indicado para que fosse digitalizado. A cada aula percebe-se como este programa se assemelha ao Word.

    ResponderExcluir
  22. Essa aula serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas, e claro, postar algumas atividades que ainda estavam pendentes.
    Também nesse encontro aprendemos como trabalhar com BrOfficer Writer.

    ResponderExcluir
  23. A aula do nosso quarto encontro, teve início com a postagem de alguns trabalhos por parte dos cursistas, pois alguns sentiam dificuldades para efetuar esse serviço. O que veio a atrasar um pouco a programação, mas nada que o nosso tutor não pudesse sanar.
    Tivemos esclarecimento no uso do editor de texto writer e digitamos o texto de Clarice Lispector entitulado "Sonho". Vimos também que há diferença entre escrever com o Writer e escrever com o word.
    É sempre muito bom saber que estamos tendo progresso, alguns mais que outros, pois sabemos que o curso não foi feito para iniciantes.Mas, todos, no seu rítmo, estão procurando tirar o máximo proveito do curso.

    ResponderExcluir
  24. MEMORIAL 04 TEXTOS

    NESSE ENCONTRO OS OBJETIVOS ERAM: AVRIR UMA PÁGINA PARA REDIGIR UM TEXTO, REDIGIR O TEXTO, MUDAR A FONTE E A COR DE ALGUMAS PALAVRAS, SALVAR O TEXTO NUMA DETERMINADA PASTA E ENCONTRÁ-LA DDEPOIS.

    NÃO ENCONTREI DIFICULDADE NENHUMA PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE, DADO QUE, JÁ FAÇO ISSO NO MEU COTIDIANO.

    ESSE FOI O ENCONTRO NO QUAL O TUTOR TEVE MENOS PROBLEMAS COM O DESENROLAR DAS ATIVIDADE.

    TUDO ACONTECEU SATISFATORIAMENTE E TODOS APRENDEMOS A REDIGIR TEXTOS, A VERIFICAR ORTOGRAFIA E A ARMAZENÁ-LOS EM DIFERENTES MEMÓRIAS.

    VALE SALIENTAR QUE AINDA EXISTE MUITO BARULHO VINDO DE ALGUNS DOS CURSISTAS, O QUE CONTINUA ATRAPALHANDO O ENTENDIMENTO DAS INFORMAÇÕES PASSADAS PELO TUTOR E TAMBÉM EXIGINDO UM GASTO DE TEMPO MAIOR QUE O NECESSÁRIO PARA AS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  25. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran
    Cursista: Cielma
    Data: 04/06/2011

    Unidade 4 - Elaboração e Edição de Textos

    Juntos pela quarta vez, refletimos sobre os textos escritos e os editores de textos na escola, sua importância e funcionamento.

    Em seguida comparamos o editor de texto Word e o Writer apontando as semelhanças. Foi interessante notar que ambos Têm a mesma funcionalidade.

    Navegamos e conhecemos um pouco mais o desktop do Linux Educacional para em seguida aplicar o que aprendemos digitando o texto de Clarice Lispector, "O Sonho". Através dessa atividade nos familiarizamos com a barra de ferramentas do Broffice-Writer e ao concluir a digitalização, praticamos os comandos salvar e salvar como, constatando as diferenças entre eles.

    ResponderExcluir
  26. Unidade 4 - Trabalho com o Editor de texto

    Neste encontro, trabalhamos com o writer, aprendendo a digitar e formatar textos neste novo editor de texto. Já que tínhamos mais conhecimento com o word. Foi pedido que digitássemos o poema "O SONHO", e depois fizemos algumas formatações seguindo os comandos do tutor.

    Depois da realização o tutor fez algumas considerações sobre: cadastro no e-proinfo; atividades não completas de alguns cursistas; elaboração do projeto.

    ResponderExcluir
  27. Na manha de hoje, 04.06.2011, aconteceu mais um encontro do curso Proinfo Integrado-Delmiro. No início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. A seguir, fomos orientados sobre como usar o editor de texto do Linux, que é o Brofficer-writer. Apesar de ser um editor novo para nos cursistas ele é de fácil utilização pois se assemelha ao Word, editor do Windows. O nosso tutor nos apresentou um texto: O Sonho de Clarice Lispector que digitamos no editor de texto do Linux e através dele aprendemos a usar alguns comandos inclusive como salvar por exemplo. O meu está postado em meu Blog. Visite o meu blog e leia O Sonho, é uma obra belíssima .

    ResponderExcluir
  28. No encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso dia a dia, reconhecemos as diferenças entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, e na prática, pudemos digitar e configurar um texto utilizando o editor de texto Writer precisamente a sua barra de ferramentas. O texto utilizado foi um poema "O Sonho" de Clarice Lispector, porposto pelo tutor, e a partir da digitação, pudemos usar as principais funções do editor de texsto com o objetivo de nos familiarizarmos com a ferramenta do linux educacional.

    ResponderExcluir
  29. Nosso quarto encontro foi bastante proveitoso pois,tivemos oportunidade de trabalhar com o editor de texto writer o qual o nosso tutor mostrou as diferenças entre o mesmo e o editor de texto word.
    Foi solicitado para que digitássemos um texto de Clarisse Lispector,O sonho,um poema muito bonito.Após fizemos uso das funções do editor de texto o que deixou a aula muito dinãmica.

    ResponderExcluir
  30. No encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso cotidiano.
    No início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. Em seguida, ele solicitou que digitássemos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector e, diante disto começamos a utilizar as principais funções do editor de textos, objetivando utilizar com melhor precisão as ferramenta do linux educacional.

    ResponderExcluir