Este blog foi criado para divulgar as ações do curso Proinfo Integrado, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão, com os Professores da Rede Estadual de Ensino da cidade de
Delmiro Gouveia/AL.
Professor/Tutor: Diran Araújo
Esta unidade foi de extrema importância, porque foi exposto o conteúdo sobre textos escritos e a importância dos editores de textos nas escolas e como nós professores podemos fazer uso dele para melhorar nossa prática de trabalho. Foi ensinado, como se faz a edição de textos no Write, editor de texto do Linux Educacional, muito parecido com o word. Tive a oportunidade de aprender como salvar documentos e depois encontrar eles e a diferença entre os usuários dos computadores do labaratório de informática. Encontrei muita dificuldade no início, mas aos poucos estou aprendendo a manusear esta ferramenta de apoio pedagógico tão importante para o nosso dia a dia.
A unidade 04 aconteceu no dia 04 de junho às 8 horas, na escola Watson de Gusmão. Teve início com a apresentação dos objetivos da Unidade e do plano de trabalho proposto para aquele dia pelo tutor – Diran. Alguns colegas de curso tiveram dificuldades com as postagens das aulas anteriores, que logo foram sanadas pelo tutor e só então passamos aos conteúdos da unidade estudada. A princípio foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer e ficou demonstrado que este nada deixa a desejar, navegamos pelo desktop do Linux Educacional e através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto -BrOffice.org Writer e foi através da poesia “O Sonho”, da escritora Clarice Lispector que foi digitado por nós, os cursistas, que passamos a nos familiarizar com a ferramenta BrOffice-Writer (centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte), objetivo principal da Unidade. Percebi que alguns colegas tiveram dificuldades de utilizar tais ferramentas, no entanto por serem muito parecidos com o Word, outros colegas e eu, não apresentamos nenhuma dificuldade. No momento seguinte, aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, ressaltando a diferença existente entre ambas e quais os diferentes formatos que os arquivos (.odt, .doc, .rtf e .pdf) podem ser salvo e as suas diversas aplicabilidades, também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador compreendendo que: os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários, finalizamos então os conteúdos propostos no início da aula. Com a conclusão do plano de atividades elaborado pelo tutor, o mesmo prosseguiu com os informes e tarefas que deverão ser executadas em casa, vejamos: atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, o memorial da Unidade 04, ambas devem estar postadas no blog do curso e do aluno, que os cursistas iniciem a montagem de seus projetos, cuja estrutura está disponível no blog curso, trazendo também no próximo encontro, um relatório das ideias contidas no projeto para socialização com os demais. O tutor informou a inscrição do nosso curso no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo que tem como objetivo o acompanhamento feito pelo MEC.
Nossa aula ocorreu como sempre no sábado, mais especificamente no dia 04/06. A princípio o tutor deixou um tempo aberto aos cursistas que ainda tinham atividades pendentes, como também os ajudou com dúvidas que ainda pairavam na mente de alguns. O interessante desse dia foi o uso do editor de texto utilizado no Linux. Alguns cursistas puderam perceber quanto o BrOfficer writer é funcional e semelhante ao Word. Digitamos um texto proposto e desvendamos os recursos desse editor de texto. Relembramos também como salvar o documento digitado.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA DELMIRO GOUVEIA/AL
MEMORIAL 4
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 4: Elaboração e Edição de Textos / 4h. Essa quarta unidade deu inicio no dia 04 de junho de 2011 às 8h da manhã. O tutor Diran Araújo iniciou o curso auxiliando alguns cursistas a postarem as atividades dos sábados anteriores, pois os mesmos estavam com um pouco de dificuldade para postarem. A partir da 9h e 20m e que de fato se iniciou a unidade 4: trabalhar com o editor de texto = Writer do BrOffice-Writer. Mas para se trabalhar com esse editor de texto, foi proposto pelo tutor que todos digitassem um poema: “O Sonho de Clarice Lispector”, exposto a partir do Datashow.
O SONHO
Sonhe com aquilo que você quer ser por que você possui apenas uma vida e nela só tem uma chance de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas.
Clarice Lispector
Depois de digitado iniciou-se a formatação utilizando o editor de texto: centralizar, barra de ferramentas, selecionar todo o texto ou só uma palavra - para isso utilizando uma tecla e o mouse, tamanho da fonte do título, selecionar palavras importantes no poema para poder editá-las. Novamente foi ressaltada a forma de como salvar e o local onde estão os documentos. Como também alguns informes para o próximo encontro, tipo: levar rascunho sobre o projeto que finalizará o curso, e o cadastramento no e-Proinfo. Infelizmente tive que sair antes do término, da unidade, mas o Tutor enviou para o meu email as atividades que deveriam ser postadas no blog. E assim encerrou-se mais uma unidade.
No quarto encontro vivenciamos a elaboração e edição de texto usando o software BrOffice Write. Digitamos o texto "o Sonho" de Clarice Lispector. Em seguida, aprendemos que na barra de ferramenta do sistema Linux existe várias formas de formatação, como por exemplo: posição do texto(à direita, à esquerda ou justificado), tipo de fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros.Finalizando a atividade salvamos o texto,tendo o cuidado de como foi armazenado, pois desta forma poderemos gerenciar melhor os arquivos que salvamos. Com estas informações básicas, envolvendo formatação de um mesmo texto, testando e experimentando o uso de outros recursos que o sistema oferece, com o tempo estaremos mais aptos ao adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto.
Curso: Introdução à Educação Digital Tutor: Diran Araújo Lopes Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos Data: 04 de junho de 2011 Horário: 08 às 12h Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia
Neste encontro exercitamos um pouco mais como se faz a edição de textos, usando o editor de texto Writer do software BrOffice. Digitamos a poesia O Sonho de Clarice Lispector, indicada pelo Tutor e seguindo as suas instruções, utilizamos a barra de ferramentas para formatação. Aprendemos algumas teclas de atalho, suas funções e a diferença entre salvar e salvar como. Nesta unidade sentimos algumas dificuldades uma vez que trabalhar com o Linux Educacional nos remete a um ambiente diferente do qual estamos habituados fora do Laboratório de Informática. Apesar de percebemos que existe uma grande semelhança entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, não é tão simples operacionalizar com dois programas distintos.
Nossa aula começou com a exposição das dificuldades e das soluções apresentadas pelo tutor. A aula desse dia foi muito importante ,pois nos ensinou a usar o editor de texto Writer,com a digitação de um texto de Clarice Lispector :"Sonho". Após a digitação aprendemos como salvar e como localiza-lo.
Neste encontro fizemos uma reflexão sobre como os editores de textos podem ajudar ou atrapalhar no processo de aprendizagem. Tivemos a oportunidade de aprender a utilizar o editor de texto do Linux, o write, foi bastante interessante.
Neste sábado dia 04 de junho de 2011 mais uma vez na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva,nos reunimos com o objetivo de iniciarmos o Módulo IV do Curso Proinfo. Inicialmente nosso tutor Diran tirou algumas dúvidas sobre as postagens das atividades que muitas pessoas ainda não tinham conseguido efetuar. Logo depois ele nos orientou a digitar o poema de Clarice Lispector intitulado: como "Sonho".Na verdade o objetivo era justamente treinarmos a digitação e aprendermos a formatar o texto usando o editor de texto Writer. Além disso aprendemos a salavar o texto que dogitamos. Pra esta unidade foi proveitosa, pois, eu tinha uma grande necessidade em relação a formatação de texto.
A aula do proinfo em Delmiro Gouveia do dia 04 de Junho de 2011, Se iniciou com a resolução de dúvidas sobre postagens de comentários no memorial, logo após explicações e discussões relacionadas a edição de textos do Linux e Word. Terminada as resoluções de problemas, deu-se a digitação de um poema da autora Clarice Lispector, explicações de digitações, formatação e salvar o texto, foram importantíssimos para a nossa prática. Foi orientado, que na próxima aula devemos trazer um tema para elaborarmos um projeto do curso e também o orientador nos irá enviar o login e a senha do Proinfo.
Nesse encontro trabalhamos edição de texto.Após a digitação do texto proposto pelo tutor,aprendemos como salvá-lo e localizá-lo posteriormente. Manifestei minhas dúvidas referentes á aula anterior, mas infelizmente terminei o horário com as mesmas dúvidas.
Estou adorando o curso,é impressionante como o tempo passa rápido quando estamos na frente de um computador. A turma é muito descontraída,o tutor Diram nos deixa a vontade e também tem muita paciência,pois reconheço que somos conversadeiras e barulhentas. O quarto encontro aprendemos a usar o editor de textos,que se chama WRITER,foi digitado um texto e aprendemos também a usar outras ferramentas,como salvar,sublinhar colocar em negrito,entre outras. Também foi falado sobre o projeto que cada cursista deve desenvolver em sua unidade escolar. Apesar do pouco tempo,está sendo gratificante os encontros de sábado,pois além da aprendizagem,tem o momento do reencontro com os colegas. Beijos e abraços. MARILENE CASTRO.
No módulo 4 trabalhamos com o editor de texto do Linux, neste encontro conhecemos as diferenças e semelhanças dos processadores de texto entre os programas do Write (Linux) e do Word (Windows), O tutor foi nos direcionando, os cursistas, para que pudéssemos utilizar as ferramentas para conhecermos melhor como utilizar o processador de texto do Linux. Na oportunidade, também aprendemos a manusear os itens da barra de ferramentas, assim como também salvar e fazer a transformação do tipo de texto para que este possa ser lido em outro tipo de programa, além de fazer as devidas observações em que ambiente foi salvo o conteúdo digitado. No mesmo encontro, Diran também nos solicitou para que, durante a semana, fôssemos pensando em um projeto o qual fosse possível utilizar o que aprendemos durante o curso, e que este também fosse viável para ser colocado em prática, em nossa aula, de acordo com a disciplina de cada um.
Hoje o professor nos orientou em relação aos nossos textos, com o editor writer, como digitá-los, mudar a fonte, letras, destaques, cores, centralizar, selecionar e postar, além de como podemos armazená-los em nossas pastas. Digitamos o texto O Sonho - Clarice Lispector e nos familiarizamos através dele com as ferramentas Proffice-Writer.
Esta aula foi muito interessante. Vimos q o editor de textos do Línux(writer) é semelhante ao do Windows(word) , vimos também as diferenças entre eles. Teve digitalizações para aprendermos com a prática o que nos foi transmitido sobre o uso dos recursos contidos no editor e explanações de como salvar o texto que digitamos através das ferramentas do proffice-writer. Foi nos solicitado também a criação de um projeto para ser aplicado com os nossos alunos, de acordo com a turma ou a disciplina que lecionamos. Além de nos repassar orientações de como nos cadastrar no e-proinfo. Estamos avançando!!! bjs
Curso de Introdução à Educação Digital Cursista:Cláudio Cardoso de Melo. Tutor: Diran Lopes Araújo.
Memorial do 4º Encontro (04.06.2011)
Avanços certamente aconteceram nesse momento de encontro no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, iniciamos às 8 horas e começamos a fazer algumas encaminhamentos das atividades que se encontravam em atrasos. Depois o tutor apresentou e explicou o editor de texto Write (Linux). E em seguida solicitou que digitássemos o seguinte texto: O sonho
Sonhe com aquilo o que você quer ser porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades. Que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
Clarice Lispector.
Após digitarmos, aprendemos a centralizar, bem como a selecionar palavras, expressões ou textos colocando o cursor no início, apertando a tecla shift e colocando o cursor no final. Aprendemos ainda, a colocar em negrito, em itálico, a sublinhar. Além disso a mudar a cor, a mudar a cor do fundo da palavra selecionada.
Também aprendemos a mudar tamanho de fonte, alinhar à direita, à esquerda e etc.
O quarto encontro foi iniciado com a discussão sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação e a apresentação dos objetivos do encontro. Em seguida, discutimos e sanamos as dificuldades com o tutor. Aprendi neste encontro a utilizar o editor de texto writer e descobri que ele é bem semelhante ao word.
O nosso quarto encontro aconteceu no dia 04/06. Postamos os memoriais anteriores que sentimos dificuldade de fazer em casa. Depois o tutor nos apresentou o editor de texto e pediu para digitarmos um poema:"O sonho de Clarice Lispector", formatamos conforme orentados.Vimos que o editor de texto do linux(writer) é semelhante ao windows(word).
Unidade 4 - Elaboração e Edição de Texto, dia 04/06/11. Iniciamos com uma discussão sobre as dificuldades que os cursistas têm em postar as atividades tanto no blog como no fórum. Logo em seguida digitamos o texto de Clarice Lispector “O Sonho”, aprendemos a formatar o texto digitalizado e algumas dicas que agiliza o processo de configuração textual. Percebi que há uma semelhança entre o editor de texto Word e o BrOffice. Avançamos neste processo de aprendizagem tecnológica, pois conseguimos salvar o documento tanto na versão BrOffice como no Word.
No dia 04 de junho aprendemos sobre a edição de texto no Linux. O BrOfficer Writer é semelhante ao word. Digitamos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector.Recebemos a senha para entrar no site eproinfo.
Na unidade 04 foram dadas explicações a respeito do editor de texto e como trabalhar no linux. Para tanto, um texto de Clarice Lispector " O sonho" foi indicado para que fosse digitalizado. A cada aula percebe-se como este programa se assemelha ao Word.
Essa aula serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas, e claro, postar algumas atividades que ainda estavam pendentes. Também nesse encontro aprendemos como trabalhar com BrOfficer Writer.
A aula do nosso quarto encontro, teve início com a postagem de alguns trabalhos por parte dos cursistas, pois alguns sentiam dificuldades para efetuar esse serviço. O que veio a atrasar um pouco a programação, mas nada que o nosso tutor não pudesse sanar. Tivemos esclarecimento no uso do editor de texto writer e digitamos o texto de Clarice Lispector entitulado "Sonho". Vimos também que há diferença entre escrever com o Writer e escrever com o word. É sempre muito bom saber que estamos tendo progresso, alguns mais que outros, pois sabemos que o curso não foi feito para iniciantes.Mas, todos, no seu rítmo, estão procurando tirar o máximo proveito do curso.
NESSE ENCONTRO OS OBJETIVOS ERAM: AVRIR UMA PÁGINA PARA REDIGIR UM TEXTO, REDIGIR O TEXTO, MUDAR A FONTE E A COR DE ALGUMAS PALAVRAS, SALVAR O TEXTO NUMA DETERMINADA PASTA E ENCONTRÁ-LA DDEPOIS.
NÃO ENCONTREI DIFICULDADE NENHUMA PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE, DADO QUE, JÁ FAÇO ISSO NO MEU COTIDIANO.
ESSE FOI O ENCONTRO NO QUAL O TUTOR TEVE MENOS PROBLEMAS COM O DESENROLAR DAS ATIVIDADE.
TUDO ACONTECEU SATISFATORIAMENTE E TODOS APRENDEMOS A REDIGIR TEXTOS, A VERIFICAR ORTOGRAFIA E A ARMAZENÁ-LOS EM DIFERENTES MEMÓRIAS.
VALE SALIENTAR QUE AINDA EXISTE MUITO BARULHO VINDO DE ALGUNS DOS CURSISTAS, O QUE CONTINUA ATRAPALHANDO O ENTENDIMENTO DAS INFORMAÇÕES PASSADAS PELO TUTOR E TAMBÉM EXIGINDO UM GASTO DE TEMPO MAIOR QUE O NECESSÁRIO PARA AS ATIVIDADES.
Curso: Introdução à Educação Digital Tutor: Diran Cursista: Cielma Data: 04/06/2011
Unidade 4 - Elaboração e Edição de Textos
Juntos pela quarta vez, refletimos sobre os textos escritos e os editores de textos na escola, sua importância e funcionamento.
Em seguida comparamos o editor de texto Word e o Writer apontando as semelhanças. Foi interessante notar que ambos Têm a mesma funcionalidade.
Navegamos e conhecemos um pouco mais o desktop do Linux Educacional para em seguida aplicar o que aprendemos digitando o texto de Clarice Lispector, "O Sonho". Através dessa atividade nos familiarizamos com a barra de ferramentas do Broffice-Writer e ao concluir a digitalização, praticamos os comandos salvar e salvar como, constatando as diferenças entre eles.
Neste encontro, trabalhamos com o writer, aprendendo a digitar e formatar textos neste novo editor de texto. Já que tínhamos mais conhecimento com o word. Foi pedido que digitássemos o poema "O SONHO", e depois fizemos algumas formatações seguindo os comandos do tutor.
Depois da realização o tutor fez algumas considerações sobre: cadastro no e-proinfo; atividades não completas de alguns cursistas; elaboração do projeto.
Na manha de hoje, 04.06.2011, aconteceu mais um encontro do curso Proinfo Integrado-Delmiro. No início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. A seguir, fomos orientados sobre como usar o editor de texto do Linux, que é o Brofficer-writer. Apesar de ser um editor novo para nos cursistas ele é de fácil utilização pois se assemelha ao Word, editor do Windows. O nosso tutor nos apresentou um texto: O Sonho de Clarice Lispector que digitamos no editor de texto do Linux e através dele aprendemos a usar alguns comandos inclusive como salvar por exemplo. O meu está postado em meu Blog. Visite o meu blog e leia O Sonho, é uma obra belíssima .
No encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso dia a dia, reconhecemos as diferenças entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, e na prática, pudemos digitar e configurar um texto utilizando o editor de texto Writer precisamente a sua barra de ferramentas. O texto utilizado foi um poema "O Sonho" de Clarice Lispector, porposto pelo tutor, e a partir da digitação, pudemos usar as principais funções do editor de texsto com o objetivo de nos familiarizarmos com a ferramenta do linux educacional.
Nosso quarto encontro foi bastante proveitoso pois,tivemos oportunidade de trabalhar com o editor de texto writer o qual o nosso tutor mostrou as diferenças entre o mesmo e o editor de texto word. Foi solicitado para que digitássemos um texto de Clarisse Lispector,O sonho,um poema muito bonito.Após fizemos uso das funções do editor de texto o que deixou a aula muito dinãmica.
No encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso cotidiano. No início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. Em seguida, ele solicitou que digitássemos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector e, diante disto começamos a utilizar as principais funções do editor de textos, objetivando utilizar com melhor precisão as ferramenta do linux educacional.
Esta unidade foi de extrema importância, porque foi exposto o conteúdo sobre textos escritos e a importância dos editores de textos nas escolas e como nós professores podemos fazer uso dele para melhorar nossa prática de trabalho.
ResponderExcluirFoi ensinado, como se faz a edição de textos no Write, editor de texto do Linux Educacional, muito parecido com o word. Tive a oportunidade de aprender como salvar documentos e depois encontrar eles e a diferença entre os usuários dos computadores do labaratório de informática. Encontrei muita dificuldade no início, mas aos poucos estou aprendendo a manusear esta ferramenta de apoio pedagógico tão importante para o nosso dia a dia.
Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011.
Dalma Régia
Memorial 04
ResponderExcluirA unidade 04 aconteceu no dia 04 de junho às 8 horas, na escola Watson de Gusmão. Teve início com a apresentação dos objetivos da Unidade e do plano de trabalho proposto para aquele dia pelo tutor – Diran.
Alguns colegas de curso tiveram dificuldades com as postagens das aulas anteriores, que logo foram sanadas pelo tutor e só então passamos aos conteúdos da unidade estudada.
A princípio foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer e ficou demonstrado que este nada deixa a desejar, navegamos pelo desktop do Linux Educacional e através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto -BrOffice.org Writer e foi através da poesia “O Sonho”, da escritora Clarice Lispector que foi digitado por nós, os cursistas, que passamos a nos familiarizar com a ferramenta BrOffice-Writer (centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte), objetivo principal da Unidade.
Percebi que alguns colegas tiveram dificuldades de utilizar tais ferramentas, no entanto por serem muito parecidos com o Word, outros colegas e eu, não apresentamos nenhuma dificuldade. No momento seguinte, aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, ressaltando a diferença existente entre ambas e quais os diferentes formatos que os arquivos (.odt, .doc, .rtf e .pdf) podem ser salvo e as suas diversas aplicabilidades, também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador compreendendo que: os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários, finalizamos então os conteúdos propostos no início da aula.
Com a conclusão do plano de atividades elaborado pelo tutor, o mesmo prosseguiu com os informes e tarefas que deverão ser executadas em casa, vejamos: atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, o memorial da Unidade 04, ambas devem estar postadas no blog do curso e do aluno, que os cursistas iniciem a montagem de seus projetos, cuja estrutura está disponível no blog curso, trazendo também no próximo encontro, um relatório das ideias contidas no projeto para socialização com os demais.
O tutor informou a inscrição do nosso curso no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo que tem como objetivo o acompanhamento feito pelo MEC.
Nossa aula ocorreu como sempre no sábado, mais especificamente no dia 04/06. A princípio o tutor deixou um tempo aberto aos cursistas que ainda tinham atividades pendentes, como também os ajudou com dúvidas que ainda pairavam na mente de alguns.
ResponderExcluirO interessante desse dia foi o uso do editor de texto utilizado no Linux. Alguns cursistas puderam perceber quanto o BrOfficer writer é funcional e semelhante ao Word.
Digitamos um texto proposto e desvendamos os recursos desse editor de texto. Relembramos também como salvar o documento digitado.
ESTADO DE ALAGOAS
ResponderExcluirSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL
MEMORIAL 4
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 4: Elaboração e Edição de Textos / 4h. Essa quarta unidade deu inicio no dia 04 de junho de 2011 às 8h da manhã. O tutor Diran Araújo iniciou o curso auxiliando alguns cursistas a postarem as atividades dos sábados anteriores, pois os mesmos estavam com um pouco de dificuldade para postarem.
A partir da 9h e 20m e que de fato se iniciou a unidade 4: trabalhar com o editor de texto = Writer do BrOffice-Writer. Mas para se trabalhar com esse editor de texto, foi proposto pelo tutor que todos digitassem um poema: “O Sonho de Clarice Lispector”, exposto a partir do Datashow.
O SONHO
Sonhe com aquilo que você quer ser
por que você possui apenas uma vida
e nela só tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.
Clarice Lispector
Depois de digitado iniciou-se a formatação utilizando o editor de texto: centralizar, barra de ferramentas, selecionar todo o texto ou só uma palavra - para isso utilizando uma tecla e o mouse, tamanho da fonte do título, selecionar palavras importantes no poema para poder editá-las.
Novamente foi ressaltada a forma de como salvar e o local onde estão os documentos. Como também alguns informes para o próximo encontro, tipo: levar rascunho sobre o projeto que finalizará o curso, e o cadastramento no e-Proinfo. Infelizmente tive que sair antes do término, da unidade, mas o Tutor enviou para o meu email as atividades que deveriam ser postadas no blog. E assim encerrou-se mais uma unidade.
No quarto encontro vivenciamos a elaboração e edição de texto usando o software BrOffice Write. Digitamos o texto "o Sonho" de Clarice Lispector. Em seguida, aprendemos que na barra de ferramenta do sistema Linux existe várias formas de formatação, como por exemplo: posição do texto(à direita, à esquerda ou justificado), tipo de fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros.Finalizando a atividade salvamos o texto,tendo o cuidado de como foi armazenado, pois desta forma poderemos gerenciar melhor os arquivos que salvamos. Com estas informações básicas, envolvendo formatação de um mesmo texto, testando e experimentando o uso de outros recursos que o sistema oferece, com o tempo estaremos mais aptos ao adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto.
ResponderExcluirCurso: Introdução à Educação Digital
ResponderExcluirTutor: Diran Araújo Lopes
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos
Data: 04 de junho de 2011
Horário: 08 às 12h
Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia
Neste encontro exercitamos um pouco mais como se faz a edição de textos, usando o editor de texto Writer do software BrOffice. Digitamos a poesia O Sonho de Clarice Lispector, indicada pelo Tutor e seguindo as suas instruções, utilizamos a barra de ferramentas para formatação. Aprendemos algumas teclas de atalho, suas funções e a diferença entre salvar e salvar como.
Nesta unidade sentimos algumas dificuldades uma vez que trabalhar com o Linux Educacional nos remete a um ambiente diferente do qual estamos habituados fora do Laboratório de Informática. Apesar de percebemos que existe uma grande semelhança entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, não é tão simples operacionalizar com dois programas distintos.
Nossa aula começou com a exposição das dificuldades e das soluções apresentadas pelo tutor.
ResponderExcluirA aula desse dia foi muito importante ,pois nos ensinou a usar o editor de texto Writer,com a digitação de um texto de Clarice Lispector :"Sonho".
Após a digitação aprendemos como salvar e como localiza-lo.
Neste encontro fizemos uma reflexão sobre como os editores de textos podem ajudar ou atrapalhar no processo de aprendizagem. Tivemos a oportunidade de aprender a utilizar o editor de texto do Linux, o write, foi bastante interessante.
ResponderExcluirNeste sábado dia 04 de junho de 2011 mais uma vez na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva,nos reunimos com o objetivo de iniciarmos o Módulo IV do Curso Proinfo.
ResponderExcluirInicialmente nosso tutor Diran tirou algumas dúvidas sobre as postagens das atividades que muitas pessoas ainda não tinham conseguido efetuar.
Logo depois ele nos orientou a digitar o poema de Clarice Lispector intitulado: como "Sonho".Na verdade o objetivo era justamente treinarmos a digitação e aprendermos a formatar o texto usando o editor de texto Writer.
Além disso aprendemos a salavar o texto que dogitamos.
Pra esta unidade foi proveitosa, pois, eu tinha uma grande necessidade em relação a formatação de texto.
Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.
Delmiro Gouveia,10 de junho de 2011.
Memorial 4
ResponderExcluirA aula do proinfo em Delmiro Gouveia do dia 04 de Junho de 2011,
Se iniciou com a resolução de dúvidas sobre postagens de comentários no memorial, logo após explicações e discussões relacionadas a edição de textos do Linux e Word.
Terminada as resoluções de problemas, deu-se a digitação de um poema da autora Clarice Lispector, explicações de digitações, formatação e salvar o texto, foram importantíssimos para a nossa prática.
Foi orientado, que na próxima aula devemos trazer um tema para elaborarmos um projeto do curso e também o orientador nos irá enviar o login e a senha do Proinfo.
Nesse encontro trabalhamos edição de texto.Após a digitação do texto proposto pelo tutor,aprendemos como salvá-lo e localizá-lo posteriormente.
ResponderExcluirManifestei minhas dúvidas referentes á aula anterior, mas infelizmente terminei o horário com as mesmas dúvidas.
Estou adorando o curso,é impressionante como o tempo passa rápido quando estamos na frente de um computador.
ResponderExcluirA turma é muito descontraída,o tutor Diram nos deixa a vontade e também tem muita paciência,pois reconheço que somos conversadeiras e barulhentas.
O quarto encontro aprendemos a usar o editor de textos,que se chama WRITER,foi digitado um texto e aprendemos também a usar outras ferramentas,como salvar,sublinhar colocar em negrito,entre outras.
Também foi falado sobre o projeto que cada cursista deve desenvolver em sua unidade escolar.
Apesar do pouco tempo,está sendo gratificante os encontros de sábado,pois além da aprendizagem,tem o momento do reencontro com os colegas.
Beijos e abraços.
MARILENE CASTRO.
MEMORIAL MÓDULO 4
ResponderExcluirNo módulo 4 trabalhamos com o editor de texto do Linux, neste encontro conhecemos as diferenças e semelhanças dos processadores de texto entre os programas do Write (Linux) e do Word (Windows), O tutor foi nos direcionando, os cursistas, para que pudéssemos utilizar as ferramentas para conhecermos melhor como utilizar o processador de texto do Linux. Na oportunidade, também aprendemos a manusear os itens da barra de ferramentas, assim como também salvar e fazer a transformação do tipo de texto para que este possa ser lido em outro tipo de programa, além de fazer as devidas observações em que ambiente foi salvo o conteúdo digitado.
No mesmo encontro, Diran também nos solicitou para que, durante a semana, fôssemos pensando em um projeto o qual fosse possível utilizar o que aprendemos durante o curso, e que este também fosse viável para ser colocado em prática, em nossa aula, de acordo com a disciplina de cada um.
Hoje o professor nos orientou em relação aos nossos textos, com o editor writer, como digitá-los, mudar a fonte, letras, destaques, cores, centralizar, selecionar e postar, além de como podemos armazená-los em nossas pastas. Digitamos o texto O Sonho - Clarice Lispector e nos familiarizamos através dele com as ferramentas Proffice-Writer.
ResponderExcluirEsta aula foi muito interessante. Vimos q o editor de textos do Línux(writer) é semelhante ao do Windows(word) , vimos também as diferenças entre eles. Teve digitalizações para aprendermos com a prática o que nos foi transmitido sobre o uso dos recursos contidos no editor e explanações de como salvar o texto que digitamos através das ferramentas do proffice-writer. Foi nos solicitado também a criação de um projeto para ser aplicado com os nossos alunos, de acordo com a turma ou a disciplina que lecionamos. Além de nos repassar orientações de como nos cadastrar no e-proinfo. Estamos avançando!!!
ResponderExcluirbjs
Curso de Introdução à Educação Digital
ResponderExcluirCursista:Cláudio Cardoso de Melo.
Tutor: Diran Lopes Araújo.
Memorial do 4º Encontro (04.06.2011)
Avanços certamente aconteceram nesse momento de encontro no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, iniciamos às 8 horas e começamos a fazer algumas encaminhamentos das atividades que se encontravam em atrasos. Depois o tutor apresentou e explicou o editor de texto Write (Linux). E em seguida solicitou que digitássemos o seguinte texto:
O sonho
Sonhe com aquilo o que você quer ser
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades.
Que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância
das pessoas que passam por suas vidas.
Clarice Lispector.
Após digitarmos, aprendemos a centralizar, bem como a selecionar palavras, expressões ou textos colocando o cursor no início, apertando a tecla shift e colocando o cursor no final. Aprendemos ainda, a colocar em negrito, em itálico, a sublinhar. Além disso a mudar a cor, a mudar a cor do fundo da palavra selecionada.
Também aprendemos a mudar tamanho de fonte, alinhar à direita, à esquerda e etc.
O quarto encontro foi iniciado com a discussão sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação e a apresentação dos objetivos do encontro.
ResponderExcluirEm seguida, discutimos e sanamos as dificuldades com o tutor. Aprendi neste encontro a utilizar o editor de texto writer e descobri que ele é bem semelhante ao word.
O nosso quarto encontro aconteceu no dia 04/06.
ResponderExcluirPostamos os memoriais anteriores que sentimos dificuldade de fazer em casa.
Depois o tutor nos apresentou o editor de texto e pediu para digitarmos um poema:"O sonho de Clarice Lispector", formatamos conforme orentados.Vimos que o editor de texto do linux(writer) é semelhante ao windows(word).
MEMORIAL 04
ResponderExcluirUnidade 4 - Elaboração e Edição de Texto, dia 04/06/11. Iniciamos com uma discussão sobre as dificuldades que os cursistas têm em postar as atividades tanto no blog como no fórum. Logo em seguida digitamos o texto de Clarice Lispector “O Sonho”, aprendemos a formatar o texto digitalizado e algumas dicas que agiliza o processo de configuração textual. Percebi que há uma semelhança entre o editor de texto Word e o BrOffice. Avançamos neste processo de aprendizagem tecnológica, pois conseguimos salvar o documento tanto na versão BrOffice como no Word.
No dia 04 de junho aprendemos sobre a edição de texto no Linux. O BrOfficer Writer é semelhante ao word. Digitamos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector.Recebemos a senha para entrar no site eproinfo.
ResponderExcluirNa unidade 04 foram dadas explicações a respeito do editor de texto e como trabalhar no linux. Para tanto, um texto de Clarice Lispector " O sonho" foi indicado para que fosse digitalizado. A cada aula percebe-se como este programa se assemelha ao Word.
ResponderExcluirEssa aula serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas, e claro, postar algumas atividades que ainda estavam pendentes.
ResponderExcluirTambém nesse encontro aprendemos como trabalhar com BrOfficer Writer.
A aula do nosso quarto encontro, teve início com a postagem de alguns trabalhos por parte dos cursistas, pois alguns sentiam dificuldades para efetuar esse serviço. O que veio a atrasar um pouco a programação, mas nada que o nosso tutor não pudesse sanar.
ResponderExcluirTivemos esclarecimento no uso do editor de texto writer e digitamos o texto de Clarice Lispector entitulado "Sonho". Vimos também que há diferença entre escrever com o Writer e escrever com o word.
É sempre muito bom saber que estamos tendo progresso, alguns mais que outros, pois sabemos que o curso não foi feito para iniciantes.Mas, todos, no seu rítmo, estão procurando tirar o máximo proveito do curso.
MEMORIAL 04 TEXTOS
ResponderExcluirNESSE ENCONTRO OS OBJETIVOS ERAM: AVRIR UMA PÁGINA PARA REDIGIR UM TEXTO, REDIGIR O TEXTO, MUDAR A FONTE E A COR DE ALGUMAS PALAVRAS, SALVAR O TEXTO NUMA DETERMINADA PASTA E ENCONTRÁ-LA DDEPOIS.
NÃO ENCONTREI DIFICULDADE NENHUMA PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE, DADO QUE, JÁ FAÇO ISSO NO MEU COTIDIANO.
ESSE FOI O ENCONTRO NO QUAL O TUTOR TEVE MENOS PROBLEMAS COM O DESENROLAR DAS ATIVIDADE.
TUDO ACONTECEU SATISFATORIAMENTE E TODOS APRENDEMOS A REDIGIR TEXTOS, A VERIFICAR ORTOGRAFIA E A ARMAZENÁ-LOS EM DIFERENTES MEMÓRIAS.
VALE SALIENTAR QUE AINDA EXISTE MUITO BARULHO VINDO DE ALGUNS DOS CURSISTAS, O QUE CONTINUA ATRAPALHANDO O ENTENDIMENTO DAS INFORMAÇÕES PASSADAS PELO TUTOR E TAMBÉM EXIGINDO UM GASTO DE TEMPO MAIOR QUE O NECESSÁRIO PARA AS ATIVIDADES.
Curso: Introdução à Educação Digital
ResponderExcluirTutor: Diran
Cursista: Cielma
Data: 04/06/2011
Unidade 4 - Elaboração e Edição de Textos
Juntos pela quarta vez, refletimos sobre os textos escritos e os editores de textos na escola, sua importância e funcionamento.
Em seguida comparamos o editor de texto Word e o Writer apontando as semelhanças. Foi interessante notar que ambos Têm a mesma funcionalidade.
Navegamos e conhecemos um pouco mais o desktop do Linux Educacional para em seguida aplicar o que aprendemos digitando o texto de Clarice Lispector, "O Sonho". Através dessa atividade nos familiarizamos com a barra de ferramentas do Broffice-Writer e ao concluir a digitalização, praticamos os comandos salvar e salvar como, constatando as diferenças entre eles.
Unidade 4 - Trabalho com o Editor de texto
ResponderExcluirNeste encontro, trabalhamos com o writer, aprendendo a digitar e formatar textos neste novo editor de texto. Já que tínhamos mais conhecimento com o word. Foi pedido que digitássemos o poema "O SONHO", e depois fizemos algumas formatações seguindo os comandos do tutor.
Depois da realização o tutor fez algumas considerações sobre: cadastro no e-proinfo; atividades não completas de alguns cursistas; elaboração do projeto.
Na manha de hoje, 04.06.2011, aconteceu mais um encontro do curso Proinfo Integrado-Delmiro. No início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. A seguir, fomos orientados sobre como usar o editor de texto do Linux, que é o Brofficer-writer. Apesar de ser um editor novo para nos cursistas ele é de fácil utilização pois se assemelha ao Word, editor do Windows. O nosso tutor nos apresentou um texto: O Sonho de Clarice Lispector que digitamos no editor de texto do Linux e através dele aprendemos a usar alguns comandos inclusive como salvar por exemplo. O meu está postado em meu Blog. Visite o meu blog e leia O Sonho, é uma obra belíssima .
ResponderExcluirNo encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso dia a dia, reconhecemos as diferenças entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, e na prática, pudemos digitar e configurar um texto utilizando o editor de texto Writer precisamente a sua barra de ferramentas. O texto utilizado foi um poema "O Sonho" de Clarice Lispector, porposto pelo tutor, e a partir da digitação, pudemos usar as principais funções do editor de texsto com o objetivo de nos familiarizarmos com a ferramenta do linux educacional.
ResponderExcluirNosso quarto encontro foi bastante proveitoso pois,tivemos oportunidade de trabalhar com o editor de texto writer o qual o nosso tutor mostrou as diferenças entre o mesmo e o editor de texto word.
ResponderExcluirFoi solicitado para que digitássemos um texto de Clarisse Lispector,O sonho,um poema muito bonito.Após fizemos uso das funções do editor de texto o que deixou a aula muito dinãmica.
No encontro da unidade 4 aprendemos sobre a importância dos editores de textos em nosso cotidiano.
ResponderExcluirNo início da aula colocamos em dias as tarefas que estavam em atraso e tiramos as dúvidas com o tutor. Em seguida, ele solicitou que digitássemos o poema "O Sonho" de Clarice Lispector e, diante disto começamos a utilizar as principais funções do editor de textos, objetivando utilizar com melhor precisão as ferramenta do linux educacional.