Unidade 1

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Caros cursistas do Curso Introdução à Educação Digital do Polo Escola Estadual Watson de Gusmão - Delmiro Gouveia/AL - 11ª CRE

Comentem e publiquem as reflexões feitas da leitura do texto: "Por que precisamos usar a tecnologia na escola? - As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade" de Edla Ramos (2006).

Os comentários deverão partir da análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola

Façam desse Blog um espaço para troca de idéias e de realização de debates superando limitações de tempo e espaço.

Aguardo a publicação de todos.

Diran Araújo
Formador/Tutor

29 comentários:

  1. Educação Digital

    Estamos na era digital e essa tecnologia faz parte do cotidiano de cada um de nossos alunos. O computador hoje, na verdade, compete diretamente com o professor, pois tornou-se mais atrativo do que aquelas famosas aulas teóricas. "O professor precisa perceber que apenas a teoria torna difícil o processo de ensino-aprendizagem. É difícil para o aluno perceber a relação entre o que ele está aprendendo e sua própria vida. O aluno que não perceber essa relação, não verá sentido naquilo que está aprendendo e não aprenderá, resistirá à aprendizagem, será indiferente ao que o professor estiver ensinando. Faz-se necessário então, que nós professores acompanhemos todas essas mudanças pelas quais vivenciamos diariamente.A tecnologia então, deve ser vista como aliada desse processo.A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
    A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia. “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente

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  2. MARIA BERNADETE FEITOZA

    ESCOLA LUIZ AUGUSTO

    PROINFO





    Tecnologias no Cotidiano Desafios à Inclusão Social





    A chegada da tecnologia nas escolas nos traz desafios e nos faz refletir em relação ao aluno que insiste em não querer se inserir num mundo globalizado, que o leva a competição por um lugar de destaque na sociedade e no campo de trabalho.

    Precisamos entender e se fazer entender nossa relação entre tecnologia, escola e aluno, pois analisando a história da nossa civilização e sabendo das transformações que nossas sociedades sofreram, a dimensão de mudança é bastante grande em relação a total preparação do alunado para o mundo globalizado.

    Precisamos formar sujeitos preparados para se inserir num mundo, onde a tecnologia moderna o faça transformar o mundo de uma forma positiva, acabando com as mazelas de fome, pobreza, doenças, injustiças, pois são estes os efeitos que queremos da nova tecnologia.

    Vamos formar sujeitos preparados para a tecnodemocracia e que inventem maneiras surpreendentes de se expressar em busca de mudanças positivas.

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  3. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    Desde os tempos mais remotos,existe no homem a necessidade de comunicação,o anseio por se relacionar com outros indivíduos.

    Hobviamente que os meios para tal comunicação eram limitados,mas com o passar dos anos e acontecimentos esta distância foi diminuindo.

    Ainda na década de 80 questionava-se a inserção de novas tecnologias,levantando uma dúvida: se haveria uma produção rápidade conhecimentos ou se seria necessária a presença do professor em sala de aula.

    Hoje já podemos afirmar que a presença do professor é fundamental tanto quanto o uso de tais tecnologias.

    Na verdade se observarmos, a história da humanidade,veremos acontecimentos necessários como a Revolução Indústrial que incentivou a criação da Imprensa,fato que não conseguimos viver sem ele nos tempos atuais.Se pararmos para uma breve reflexão, observaremos que aquela comunicação tão almejada no início do texto produziu várias invenções que interviram na natureza e de certa forma provocaram mudanças revolucionárias que nem sempre são benéficas,mas muitas vezez gera crises,incertezas,aflições etc.

    O fato é que esta tecnologia não está acessível a todos e nem sempre tem sido usada para o bem.Daí pensamos: O que fazer para que todos tenham acesso as novas tecnologias?E observamos que o meio mais prático e rápido para que todos tenham acesso desde cedo é a escola.O jovem passa boa parte de seu tempo na escola onde se socializa e adiquire conhecimentos.

    Creio que uma das melhores formas para combater o apartheid digital é inseris estas novas tecnologias na escola,desta forma estaremos diminuindo a exclusão digital e colaborando para a educação digital.



    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa



    Delmiro Gouveia,15 de maio de 2011.

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  4. ALFABETIZAÇÃO DIGITAL


    Vivemos em pleno período de novas mudanças educacionais onde o novo sempre presente em nosso meio escolar, nos faz repensar sobre novas práticas pedagógicas voltadas para era digital na escola.
    É preciso considerar que o computador é uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Ou seja, a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e a implantação de novos cenários pedagógicos.
    A interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir novas e riquíssimas situações de aprendizagem:
    “Como permitir a quem quiser usar convenientemente um artefato tecnológico informar-se, não para ser civilizado ou alfabetizado apenas, mas para melhorar a si mesmo, ativando funções críticas autônomas de avaliação de tais sistemas, por aquilo que fazem e pelo modo como fazem”. ( RAMOS, 1996, P.6).
    Verifica-se então o quanto é importante adequar-se a essa era digital, principalmente por se uma ferramenta de uso corriqueiro tanto do aluno como do professor, criando assim uma interatividade tecnológica e interdisciplinar, dando espaço a um cenário de aprendizagem mais produtiva.

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  5. Tecnologias nas escolas.

    Viver em um mundo capitalista nos leva a crer que a vida se resume a ter sucesso profissional, está inserido na grande massa de desempregados que assola nosso país se traduz em uma existência cheia de crises e incertezas. E a escola como parte da sociedade necessária a esse sucesso tão almejado por todos, não pode ficar para trás nessa angustiante corrida em prol a realização profissional de cada um de seus alunos.
    Nesse contexto, surge a grande questão: “Por que precisamos usar a tecnologia na escola?”. Antes de tudo, devemos compreender que a escola deve ter como objetivo principal a formação de “cidadãos”, que nos remete a “cidadania” envolvidos por toda complexidade que esse termo nos revela. Preparar um indivíduo apenas para o mundo competitivo, técnico e produtivo limita muito o papel da escola . O uso das tecnologias na sala de aula deve trazer para o aluno o grande leque de oportunidades que o mundo pode lhe oferecer e fazê-lo parte atuante de uma sociedade dinâmica, sustentável, crítica, democrática, competitiva, solidária, participativa, consciente, produtiva; enfim, levá-lo a compreender que sociedade é constituída de vários aspectos e momentos.

    Amanda Maria Silva Santos.

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  6. Atividade Referente a 1ª Unidade – Tecnologia na Sociedade e na Escola


    O uso ou a incorporação das tecnologias da informação e comunicação no processo educativo busca transpor os muros da escola, pois a tecnologia faz parte integral dos tempos modernos e globalizados. A escola não pode e não deve está a margem deste processo, pois a mesma tem como objetivo primeiro, proporcionar a construção e a apropriação dos saberes.

    A escola cumpri o seu papel, quando a mesma possibilita a sua comidade escolar (alunos e professores), o acesso as informações, garantindo assim a democratização do saber, evitando o controle e ceceamento das informações.

    Observa-se que em pleno século XXI, o acesso as novas tecnologias não estão a disposição de todos, compete a escola proporcionar e garanti este acesso de forma justa e igualitária, pois se assim não for, a escola não cumprirá com o seu papel.

    Apesar do aumento de computadores nas residências brasileiras, o acesso as novas tecnologias se restringe as áreas urbanas e ainda assim, com taxas elevadas de excluídos. Mudar esta realidade é possível, porém com ações conjuntas, onde a participação da sociedade seja presente e efetiva, que as parcerias entre governo e instituições privadas, possibilitem este acesso. A escola por sua vez é um espaço multifacetado e próprio para o inicio destas ações, mas compreendemos que a massificação de competências técnicas é necessária, porém não é o suficiente, esta ação demanda muito mais, é primordial promover compreensão crítica sobre as tecnologias.

    Segundo Piero Mussio, a questão da alfabetização tecnológica, destaca dois níveis de compreensão de instrumento tecnológico: o primeiro é o da compreensão técnica, o segundo é o da compreensão
    do uso dos instrumentos... sendo capaz de avaliar e julgar os instrumentos propostos, não apenas por seus mecanismos internos, mas por suas funções (globais) externas. (Mussio, 198777, p. 16).

    no caso do aprendizado sobre a tecnologia, entendemos que, além de aprender a usá-la, é necessário compreender e saber dizer por que usá-la ou não, pois de acordo com Boff (2005), precisamos educar os sujeitos para que sejam críticos e para ele, ser crítico é ter a capacidade de situar cada evento em seu contexto biográfico, social e histórico, desvelando os interesses e as conexões oculta entre as coisas.

    E cabe a escola proporcionar aos seus alunos um fazer pedagógico significativo e criativo, proporcionando ao mesmo uma releitura do mundo, possibilitando a ele criar e recriar os saberes e as tecnologias que queremos.
    Jane Cleide Santos

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  7. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    Usar a tecnologia na escola tornou-se uma necessidade básica, tendo em vista que os alunos estão cada vez mais familiarizados com a mesma e, a escola,sendo parte de um processo de acompanhamento e formação, não pode ficar alheia a essa realidade.



    Sabemos que existem diversas formas de maquiar a realidade dentro de qualquer nação, porém, percebe-se que com todas as revoluções provocadas pela melhoria na educação, o povo tornou-se mais participativo nas decisões que os atinge direta ou indiretamente, e a tecnologia é a principal responsável pela aceleração desse pensamento.

    Mas, para que essa revolução realmente tenha a conotação desejada e seja ponto partida para

    uma sociedade mais justa e mais ou menos igualitária, é preciso facilitar o acesso das tecnologias para as classes de cidadãos que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de usá-la. Sem dúvida o melhor espaço que atende a uma massa de crianças, adolescentes e adultos,ainda é a escola. Então, se quisermos atingir futuramente uma sociedade questionadora e com menor distância e dependência do cabresto do analfabetismo funcional, é preciso que essa revolução venha a acontecer na escola, pois, toda nação desenvolvida começa a partir de uma boa educação.

    Adriana Lucena

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  8. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola nos traz desafios, mas podem ajudar a prática pedagógica criando oportunidades de novos cenários pedagógicos. Além, do que favorece novas situações de aprendizagem que motivam ainda mais nossos educandos.
    É importante ressaltar que a escola é um espaço adequado para o uso das novas tecnologias, uma vez que a maioria dos alunos estão abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
    É importante, também citar que o professor que vai fazer o uso de novas tecnologias precisa perder o medo de experimentar o novo, lembrando que os usos das mesmas podem contribuir para o seu reencantamento pelo ato de educar.
    Contudo, precisamos considerar que as Tic's são ferramentas importantes para prática pedagógica, que pode ajudar a desenvolver uma atitude crítica nos educandos.

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  9. As novas tecnologias nas escolas: uma realidade na construção de um novo cenário educacional.
    Diante de um mundo globalizado e com uma juventude que, a cada dia, está mais envolvida com a tecnologia, em particular a rede de comunicação social que é a internet, fica complicado para o professor ficar retido apenas aos recursos tradicionais para planejar suas aulas. Daí a grande complexidade de se trabalhar em cima de algo que seja atrativo para nosso aluno e ao mesmo tempo desafiador pra o professor. Este, porque ainda está à margem de uma nova era digital, enquanto o aluno, muitas vezes, já nasceu e vive a tecnologia no cotidiano.
    A inserção das novas tecnologias na educação ainda é algo recente e que muitas vezes traz alguns temores para aqueles que ainda não dominam ou tem pouca habilidade com as ferramentas que o computador oferece, é um desafio constante ser professor e lidar com as novas tecnologias de informação, mas é preciso ousar nesta realidade digital, enfrentar o desconhecido para podermos descobrir que é possível aprendermos e ensinar melhor com o auxílio da tecnologia digital na escola, a qual é um recursos que facilita a nossa prática pedagógica.
    Diante de um mundo tecnológico e de transformações constantes é preciso conhecer a tecnologia para depois utilizar com nosso aluno e na escola, e esse conhecimento vai além da sala de aula porque amplia o campo de visão de conhecimentos tecnológicos daquele que está apto a aprender.
    Sabe-se que o computador é uma importante ferramenta, inclusive na área pedagógica, este funciona como elemento facilitador para o professor, pois a ferramenta tecnologica utilizada ajuda na implementação de um novo cenário pedagógico e transformador no intuito de produzir uma nova e rica situação de aprendizagem, contribuindo assim para a transformação e transmissâo de conhecimentos.
    Constantemente estamos sendo apresentados a uma nova forma de se trabalhar com a tecnologia nas escolas e isto nos faz refletir sobre o impacto dessa tecnologia em nossas aulas. Sabe-se que é preciso observar sob diferentes aspectos a relação entre escola, tecnologia e sociedade, pois em um mundo cada vez mais competitivo, exigente e dinâmico a escola deve ter como objetivo “formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária”( ASSMANN, 1998) ,
    Conhecer as tecnologias já não pode mais ser considerada apenas uma mera curiosidade, mas uma necessidade de conhecimento, é preciso aproveitar esta ferramenta para enriquecer nossas experiências e, também, levá-la aos nossos alunos. Neste sentido, nos conscientizamos que o conhecedor não é sempre o que ensina, mas àquele que sempre está disposto a aprender com os novos desafios, assim, estaremos proporcionando aos nossos alunos a verdadeira inclusão digital.

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  10. Tecnologia Arma ou Armadilha?



    Atualmente estamos nos deparando com um avanço tecnológico de grandes dimensões e a escola não pode está excluída desse contexto, então devemos nos adequar a realidade para não excluirmos o nosso aluno dessa inclusão digital.
    No mundo moderno no qual vivemos fica muito difícil não se atrelar a tecnologia pois nós professores devemos ter a consciência de que o nosso aluno está cada vez mais perspicaz no quesito facilitação do trabalho de casa. Hoje a facilidade de se realização dos trabalhos é imensa a tradução de textos, digitam no Google tradutor (programa de tradução de palavras e ou textos), pesquisas digitam e retiram direto da internet sem ao menos ler o conteúdo, entre outras técnicas.
    Nesse contexto o professor deve está familiarizado com as armadilhas da tecnologia, para isso devemos usar meios de verificação do aprendizado para, cobrando mesmo do aluno a compreensão oral do que foi pedido.
    Portanto o professor deve usar a tecnologia no seu cotidiano, se descartamos o que esta ocorrendo a nossa volta, por acreditar que é algo muito distante de nós ou por medo,ou ficarmos alheios e não nos dispormos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que os outros podem determinar. Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes ir com eles a esse futuro que já chegou.






    Nídia de Paula Pinheiro Sandes

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  11. TEXTO A INSERÇÃO DAS TIC NAS ESCOLAS


    CURSISTA: ROSEANE LOPES DE ARAÚJO
    CURSO: PROINFO
    TUTOR: DIRAN
    O Brasil vive, neste início da segunda década de século XXI, um novo momento no setor educacional: o da aproximação com as TIC’s, mais especificadamente, com os recursos computacionais. A informatização das escolas públicas é uma das metas previstas no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PDE, e de responsabilidade do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. O programa executado no âmbito do Ministério da Educação e Cultura – MEC, tem como meta “promover o uso pedagógico das TICs nas redes públicas de educação básica”, e conta com os estados para a responsabilidade de adequar a infra-instrutora das salas, para que, todas as escolas públicas tenham laboratórios de informática.
    A problemática da educação escolar no que se refere as TIC’s, é uma discussão recorrente que aborda diferentes dimensões: qualidade da educação, formação docente, concepções curriculares, mudanças de paradigmas, o uso das tecnologias digitais, entre outras. Essas questões tornam-se mais instigantes quando nos referimos à educação escolar no meio rural, que não dispõe de internet, pelo menos um telefone público, a maioria delas os computadores estão sobre as mesas cobertos, pelo fato de não terem sidos instalados. Destacamos as escolas rurais, mas temos essa realidade também nas escolas das cidades. Lembramos que o atual contexto em que vivemos caracteriza-se pela velocidade como as mudanças acontecem. Podemos afirmar que vivemos mudanças dentro da própria mudança.
    O laboratório de informática da escola(....)funciona em uma antiga sala de aula de forma improvisada. Conta com dez computadores, e, segundo professores, freqüentemente, alguns apresentam problemas técnicos.
    Segundo relatos de funcionários, já houve momentos em que funcionaram apenas cinco computadores. A assistência técnica é muito ruim, quando estraga algum computador a demora para o conserto é muito grande. Isto traz consequências negativas, pois os alunos faltam à aula não só pelo fato de não gostarem de “dividir” o computador com mais de um colega, mas também pelo fato de que ele tem sua pasta no “seu” computador.
    Não há uma disciplina específica de informática, os professores utilizam para os computadores para ensinar os alunos a manusear a máquina, ou fazer algumas pesquisas na internet, quando o sinal estiver disponível ou dependendo da velocidade no momento.
    Podemos reforçar que as necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Os sujeitos se instituem na rede a partir de determinados papéis sociais e terão necessidades específicas para mantê-los, e isso o laboratório de informática apesar das deficiências existentes vem sendo uma ferramenta que auxilia a comunidade na busca pelo conhecimento.

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  12. POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?


    Desde os primórdios da educação sistematizada, são utilizadas diversas tecnologias educacionais, de acordo com cada época histórica. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, do livros didático e, atualmente, os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação à tecnologia moderna e aos meios de comunicação atuais, como a televisão, o rádio, os suportes informáticos e outros que funcionam também como meios educativos, a um nível informal.
    Hoje as tecnologias deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes modelos de educação já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de "novas" educações, com o objetivo de expressar a diversidade das culturas e dos processos pedagógicos. Nesse sentido, as novas tecnologias e principalmente a Internet, possibilitam articularem-se novas linguagens e novas racionalidades na escola.
    É importante identificar as ferramentas que realmente podem ser utilizadas como instrumentos educacionais e avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e eficaz.
    A chegada das novas tecnologias evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entender e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
    Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias, como: TV, vídeo, retroprojetor, computador, Internet, entre outros existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições estratégicas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, mas da ampliação das metodologias utilizadas.
    Os professores, ao elaborarem seus planos de ensino e seus planos de aula, podem ter nas novas tecnologias, à sua disposição, uma fonte de recursos inesgotável, que lhes permite elaborar roteiros para docência, orientação e regulação da aprendizagem dos seus alunos.
    Por exemplo, os programas multimídia de simulação, de cidades, do corpo humano e de civilizações permitem que os alunos simulem construções que não poderiam acontecer apenas com a utilização de textos impressos ou da representação teatral. Esses programas podem ser úteis para que os professores avaliem se alunos que não atingiram os objetivos propostos, ao longo de um período definido, conseguem fazer associações e relações com os conhecimentos que deveriam ter sido reconstruídos.

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  13. TEXTO : TECNOLOGIA NA ESCOLA: “CONHECER PARA FAZER VALER”.

    É preciso bastante cautela quando se fala em inclusão digital,principalmente em países onde a educação é desvalorizada e está caminhando a passos lentos.

    De acordo com Hugo Assman (1988),não bsta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva,é preciso provocar indignação frente à aceitação conformista. Neste sentido,não basta somente falar em inclusão,é preciso,portanto dar condições para que realmente haja uma inclusão digital,pois a maioria dos nossos alunos usam as novas tecnologias de forma errada ,onde utilizam somente para sala de bate papo,criando vícios de escrita que vai de encontro ao que se prega na escola.

    As novas tecnologias estão presentes em nossa sociedade,não tem como fugi das mesmas,temos que aprendermos a conviver com a mesma identificando seu lado negativo e positivo,para então orientar nossos alunos a usufruir da melhor maneira possível. Nesse sentido é preciso que o educador esteja bem preparado , para então tirar proveito das mesmas.

    Beijos

    Marilene Castro.

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  14. A TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

    As escolas são unidades de ensino e aprendizagem e transformação social. Partindo desse princípio todos os recursos, independente de natureza, devem ser utilizados com a finalidade de facilitar ao aluno o acesso as mais diversas informações.
    Conheço escolas com laboratório de informática, bem equipado, com ambientes confortáveis, porém nenhuma com um espaço fixo e organizado para a disciplina INFORMÁTICA como parte integrante da grade curricular da escola, com o quadro docente preparado para a utilização do computador como ferramente indispensável para a melhoria da qualidade da educação. Na escola em que trabalho, poucos professores utilizam o laboratório de informática com espaço alternativo ou regular para a pesquisa, a busca e o acesso a novos conhecimentos.
    Os professores não são preparados para tal fatos e as escolas quando cobram do estado, curso de capacitação para professores e funcionários, não são atendidas. Assim sendo, os espaços tecnológicos estão presentes na maioria das escolas estaduais em Alagoas, porém, professores e funcionários não estão instruídos para utilizá-los de maneira segura e inteligente. Na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva existe o espaço e os computadores desde o ano de dois mil e três ( 2003) e até então o nosso alunado não é usuário regular desse espaço, por negligência da escola, por omissão do estado e também por indiferença dos professores que não buscam as habilidades necessárias para utilizar a tecnologia disponível. O processo de ensino aprendizagem fica comprometido, dado que a internet e o maior e mais completo livro já editado no mundo e com ela vem junto o prazer de desvendar o novo, o organizado e o completo.
    A postura pedagógica da nossa escola é flexível e aceita todas as novidades tecnológicas disponíveis não utiliza-as de maneira democrática porque os nossos professores não estão devidamente preparados para isso. A internet é rápida e organizada e a sua utilização deve ser fiscalizada com serenidade e firmeza pelos responsáveis pelo ambiente tecnológico, no momento que ele estiver sendo utilizado. A escola não permite que alunos e funcionário utilizem os computadores para navegar em sites proibidos, tais como sites com conteúdos pornográficos, de ideologia fascista, organizações criminosas ou de divulgação de pornografias.



    Misael Pedro

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  15. Porque precisamos usar a tecnologia na escola?
    Neste novo mundo moderno, estamos nos deparando com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento.Mas de alguma forma esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar.
    Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se queremos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar.
    Se não tomarmos a responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na “sociedade da informação” , estaremos relegando eles, ou melhor condenando eles as piores condições ou a exclusão social.
    Se ignorarmos o que esta acontecendo no mundo, se, por medo ou por acreditar que é algo muito distante de nós, ou ficarmos indiferentes e não nos prepararmos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que outros decidirem.
    Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes de levá-los ou melhor ir com eles a esse futuro que já chegou.
    Porque queremos usar a tecnologia na escola? Somente para não ficarmos de fora? O que acha?

    Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011.

    Dalma Régia

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  16. POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?

    Na atual sociedade os vínculos entre educação e comunicação estreitaram-se consideravelmente devido aos avanços tecnológicos que passaram a fazer parte das atividades da humanidade. Assim sendo, os novos meios de informação e comunicação são desafios aos educadores e geram grandes expectativas de mudanças no ambiente escolar e novas formas de ensinar, aprender e produzir o conhecimento.
    A inserção das TICs à prática pedagógica e as atividades curriculares exige a formação permanente dos profissionais da educação, buscando metodologias inovadoras pautadas em novos paradigmas e propicia aos alunos a utilização das mídias para a expressão de idéias, a comunicação e a interação social, contribuindo significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados, o que contribuirá de maneira significativa para o ensino-aprendizagem, na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade.

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  17. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    Ao longo do tempo a humanidade tem se esforçado ao máximo para criar tecnologias mais eficientes facilitando ainda mais a vida das pessoas.
    Uma das tecnologias que mais tem ganhado espaço é a informatica em que o seu uso tem sido indispensável em quase todas as áreas. E já que ela é tao presente na vida das pessoas, e a cada dia vem se renovando e melhorando mais e mais é importante que todos possam conhecer e manusear essa ferramenta de maneira consciente. A escola, por sua vez, pode ser um grande aliado a inclusão digital já que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado.
    É importante que todos possam ter acesso as tecnologias, mas não apenas usar por usar é necessário criar posturas autônomas e criticas de aprendizado sobre a tecnologia.

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  18. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    Desde a descoberta do fogo o homem necessitou apoderar-se do uso da tecnologia para a sua sobrevivência, pois, tecnologia é todo o invento criado pelo homem para facilitar a sua trajetória humanística. Com a Revolução Industrial, a tecnologia vem, incontrolavelmente, ocupando um vasto espaço em nossa sociedade, passando a ser indispensável em nosso dia-a-dia.
    A partir desse fato marcante em nossa história, para não ficar para trás, o homem passou a investir em experimentos científicos, aperfeiçoando a tecnologia cada dia mais, criando novos inventos, chegando até os nossos dias atuais: a contemporaneidade.
    Na nossa atualidade, o mundo hoje chamado de “Mundo Globalizado”, está na era digital, onde os computadores, a internet, a mídia e os objetos eletros eletrônicos ocupam muito mais espaços em nossas casas e em nossas vidas, desintegrando as nossas identidades e nossas culturas.
    Em nossas escolas não seria diferente. Os nossos alunos, a cada dia adquirem mais conhecimento em relação ao manuseio da atual tecnologia como: blogs, twitter, e-mails, orkut, etc. No entanto, os mesmos não buscam adquirir conhecimento em relação a área científica como o programa word, excel, power point e outros. Isso não significa dizer que os iténs citados anteriormente não sejam científicos e sim que os blogs, orkutes proporcionam mais entretenimentos para os nossos alunos do que os demais programas.
    Já os professores, encontram-se em uma situação parecida. O diferencial é que eles necessitam adequar o seu tempo de trabalho com a nessecidade de aprender a utilizar as novas tecnologias. E é por isso que na maioria das vezes, os nossos alunos sempre estão à frente em relação ao conhecimento tecnológico.
    Portanto, o uso da tecnologia em nossas escolas é indispensável para a ampliação do conhecimento tecnológico, tanto para o aluno quanto para o professor, pois, sentimos a necessidade de evoluirmos diante desse incontrolável avanço. Caso contrário, seremos excluidos e considerados ultrapassados e pré-históricos.

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  19. Porque precisamos usar tecnologias na escola?


    Antigamente a introdução do computador foi um impacto muito grande no que diz respeito a educação, muitos achavam que ele iria tomar o lugar do professor, achavam um absurdo que as escolas carentes de outros recursos fosse dar prioridade ao computador.
    Hoje sabemos que é mais que necessário o uso de informática dentro deste contexto. Primeiramente por ser tão necessário em sociedades, o computador é um meio de se superar a exclusão, é sair dos muros da escola dando ao aluno que não tem muita oportunidade financeira de ter um em casa a chance de usar informática como forma de uma melhor interação em sociedade, chance de mudanças neste período de grandes transições de conhecimento e construção deste. Além de que por trás da informática existe uma grande diversidades de ferramentas que dão ao aluno o espaço de melhor comunicação e de liberdade de expressão.
    Porém para o uso de informática dentro das escolas é necessário primeiramente compreender a tecnologia, para poder dizer como elas devem ser e como serem usadas. As competências técnicas é necessária, mas não suficientes, é necessário criar posturas autônomas e criticas com criatividade, onde essas pessoas serão capazes de recriar-se e recriar o mundo, ou de inventar as tecnologias que querem.
    A inserção do computador também nas escolas deve ser como um importante ferramenta pedagógica, que ajuda as pessoas a desenvolver seu raciocínio. Desenvolve oportunidades de estruturação, implantação de cenários pedagógicos, espaços de cointegração entre as disciplinas. Além de que pode contribuir para valorização dos educadores e seu reencanto pelo ato de educar.
    Porém para o uso desta tecnologia é necessário a capacitação de profissionais adequados ao ensinamento, formando profissionais capazes de mostrar que a escola é um lugar especial de promoção de inclusão digital e aberto para o aprendizado coletivo.

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  20. Curso: Introdução à Educação Digital.
    Orientador: Prof. Diran Araújo
    Aluno cursista: Cláudio Cardoso de Melo. Data : 07.05.2011.



    Por que precisamos usar a tecnologia na escola?


    O mundo está em constante transformações e, após o advento da Revolução Industrial, elas acontecem de forma acelerada. A aquisição de conhecimentos, bem como sua construção também aumentou. A Globalização é uma realidade, sabemos em frações de minutos o que acontece do outro lado do mundo, o que a ciência avançou e/ou criou.
    A escola, instituição que organiza e dissemina o saber científico, tende a seguir, e/ou reproduzir o modelo econômico de sociedade, assim, se a tecnologia avança e é uma realidade na sociedade hodierna, mister se faz, que a instituição escolar acompanhe este desenvolvimento tecnológico, senão ela ficará à margem da sociedade ou cairá no obsoleto.
    Como atender as expectativas da sociedade se a escola não acompanhar o ritmo da mesma? Como formar cidadãos/cidadãs críticos e conscientes se a escola não se inserir nos padrões estabelecidos pela sociedade e/ou ignora a utilização da mídia, das novas tecnologias?
    É inegável a importância da informática, das novas tecnologias serem incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar de boa parte da população não ter acesso a informática, (realidade essa da nação brasileira), o mercado de trabalho exige tais conhecimentos. Destarte, é preciso promover a compreensão crítica sobre tais tecnologias e os governos federal, estadual e municipal deverão investir mais nessas áreas para que as escolas elaborem e construam conhecimentos e formem os cidadãos, e que estes, sejam de fato, cidadãos do mundo.

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  21. 1 - Porque, nos dias atuais a tecnologia faz parte do processo educativo;sendo um meio eficaz, - prático e acessível.



    2 - Sim. Já discutir com alguns alunos a importância e o cuidado que devemos ter na utilização dos recursos digitais.



    3 - Uns reconhecem que os recursos digitais facilitam , quando usados de maneira positiva; outros, acham que é mais um meio de diversão; e há aqueles que ainda que faz uso para degridir algo ou alguém.



    4 - Sim. A tecnologia atualmente é indispensável. Seu conhecimento é explorado em qualquer situação de trabalho, selecionando assim, aqueles com mais habilidades.





    Alguns anos atrás, as pessoas falavam muito na era digital como se fosse um acontecimento

    distante e lento. Hoje vemos que estavam engados, os recursos digitais invadem nossos dias numa velocidade assustadora .

    A tecnologia tornou-se indispensável nos dias atuais. É praticamente impossível vivermos sem a utilização de seus recursos. Seja em casa, no trabalho, no lazer, etc.; sempre estamos nos deparando com seus meios.

    O bom uso dos meios tecnológicos facilitam a nossa vida, engrandece nosso conhecimento e

    nos conecta com o mundo.

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  22. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    O mundo vive, hoje, um momento histórico marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no campo das relações humanas, configurando um contexto social dinâmico e complexo que afeta sobremaneira o professor habituado com suas rotinas e costumes do cotidiano escolar. As TICs trazem para a educação novas formas de comunicação, novos relacionamentos, uma nova forma de aprender marcada por profundas transformações no espaço e tempo do ensino e da aprendizagem.

    Os alunos trazem para as escolas questões que dizem respeito diretamente a esse mundo, fazendo com que os professores se sintam desafiados, nesse contexto, a escola vista como ambiente dinâmico, não pode estar alheia aos movimentos de mudança que hora se apresentam, tornando-se lugar adequado para a promoção da inclusão digital.

    As informações estão por toda parte, sendo transmitidas pelos diversos meios de comunicação. A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno para saber o que fazer com essa informação de forma a torná-la conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.


    Jacielma P. Leite/Cursista

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  23. Atividade – Por que precisamos usar a tecnologia na escola?


    Há alguns anos atrás realmente havia grandes preocupações com a introdução da tecnologia na educação onde se cogitava o descarte do professor, sendo substituído por essa máquina de tão grande revolução, o computador. Mas como em toda a história da humanidade existe mudanças revolucionárias, estamos nós em mais uma dessas mudanças e expansão na vida da sociedade, mesmo existindo incertezas que aflijam a sociedade no uso da tecnologia, podemos dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades.
    Infelizmente não é toda sociedade que disponibiliza da tecnologia na escola, pois sabemos que a realidade das regiões e de total diferença. Essa diferença se propaga por qualquer critério que esteja relacionado com os indicadores econômicos e sociais.
    Neste contexto aparece a escola como meio adequado de acessoa tecnologia favorecendo a inclusão digital.



    Cursista: Zilma da Cruz

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  24. Unidade 1
    Por que precisamos usar tecnologias na escola?

    ''''Crianças e jovens ficam mais horas vendo Tv e computador do que aulas. Por isso, a importância de ter tecnologias nas escolas e debater o assunto é evidente e urgente. Estamos num momento da história onde não podemos ficar para trás, mesmo que estas mudanças gerem crises, incertezas e aflições.
    É preciso nos unir as tecnologias, para que possamos pensar em uma sociedade crítica, fiscalizadora e democrática.
    Vamos formar alunos para a tecnodemocracia, onde em poucos clicks, muitos se conectam, debatendo e formando opiniões.

    Marcelo de Oliveira e Silva

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  25. PROINFO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Formador: Diran Cursista: Cosmo Ferreira da Silva Unidade I Comentário do texto: Por que precisamos usar tecnologia na escola? A história da humanidade é repleta de descobertas e invenções que mudaram radicalmente o modo de viver humano. Dentre estas descobertas ou invenções que causaram revoluções na vivência do ser humano pode-se citar o domínio do fogo, a descoberta da agricultura, a invenção da roda... Se por um lado as mudanças revolucionárias trouxeram benefícios, por outro trouxeram desigualdade e exploração social. No mundo hodierno, caracterizado por incrível avanço tecnológico, o qual vem causando mais uma revolução, percebe-se da mesma forma, desigualdade e injustiça social. Na relação escola, tecnologia e sociedade faz-se necessário educar para a solidariedade, visando diminuir alguns males que enfermam nossa sociedade, tais como concentração de renda e informação, desemprego, violência, fome, dentre outros. A maneira como a tecnologia tem sido usada é determinante para a realidade vivenciada. A inclusão digital é indispensável para diminuir as mazelas do mundo contemporâneo e a escola é um lugar especialmente adequado para isso. Mas a inclusão digital não diz respeito somente ao domínio das competências técnicas tecnológicas, mas também a compreensão crítica sobre as tecnologias. Portanto, a alfabetização tecnológica é o caminho para a tecnodemocracia.

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  26. TEXTO: Tecnologia a favor da educação.
    Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação. Com base em todas as discussões e experiências realizadas, confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem acadêmica. Ou seja, o objetivo não é fazer com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim que aprendam melhor português, matemática e as demais disciplinas a partir do uso do computador. A nosso favor, temos uma grande vantagem que deve ser bem explorada: nossos alunos têm disposição e interesse por projetos e atividades que utilizem recursos tecnológicos. O ato de gostar equivale ao ato de querer conhecer, ou seja, temos mais chance de explorar a aprendizagem do aluno quando propomos atividades que têm significado para ele.

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  28. EM MEADOS DOS ANOS 80, O ANSEIO SOCIAL E PREMISSA CONCEPÇÃO SOBRE O RESULTADO DO PREÇO DA TECNOLOGIA PARA TODA UMA SOCIEDADE, TROUXE A TONA VÁRIAS INDAGAÇÕES SOBRE O VERDADEIRO FUTURO, SOBRE A EDUCAÇÃO E O MODO DE SOBREVIVÊNCIA DE TODO UM POVO.

    DEVEMOS ARGUMENTAR, QUE A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO, SOCIAL, FINANCEIRO, ETC, TEVE SIM UM CERTO PREÇO PERANTE VÁRIOS FATORES SOCIAIS, INCLUSIVE COLABOROU BASTANTE PARA O DESEMPREGO , QUE TEVE COMO FATO GERADOR A INTENSIFICAÇÃO DA MAQUINIZAÇÃO DE PEQUENAS E GRANDES AÇÕES. POREM, DEVEMOS ANALISAR QUE A NOSSA CIVILIZAÇÃO, TEVE E VEM TENDO, VÁRIOS MOMENTOS DE APROFUNDAMENTO E MUDANÇAS. MUDANÇAS ESSAS, QUE EM CERTAS ÉPOCAS, FORAM EXTREMAMENTE REVOLUCIONÁRIAS!!!( A MAQUINA A VAPOR), ENTÃO DEVEMOS ENTENDER QUE A DIMENSÃO DE MUDANÇAS É MUITO GRANDE, E QUE ESSAS MUDANÇAS, TRAZEM: PROGRESSO, MODERNIZAÇÃO, TECNOLOGIA … MAS TRAZ TAMBÉM: PROFUNDAS CRISES NO EQUILÍBRIO SOCIAL, FINANCEIRO, ECOLÓGICO E HARMÔNICO DAS SOCIEDADES.

    POREM CABE ENFATIZAR QUE A DISCORDÂNCIA PRETÉRITA AO USO DE TECNOLOGIAS FOI SENDO DEIXADA DE LADO A MEDIDA QUE A MAQUINA MOSTROU-SE DE EXTREMA NECESSIDADE AO HOMEM E A SOCIEDADE.



    LUCRECIA RODRIGUES DE ANDRADE

    DELMIRO GOUVEIA,

    CURSISTA

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  29. ATIVIDADE - TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
    CÍCERA VIEIRA DA SILVA





    Por que precisamos usar a tecnologia na escola?



    Partindo da necessidade de nos sentirmos inclusos com esses novos avanços é preciso incorporar o uso dessas novas tecnologias dentro das nossas escolas. É preciso expandir e ampliar para que consigamos atingir com maior objetivo o uso adequado dessas tecnologias inserindo dessa forma o cidadão nesse novo contexto de mundo globalizado.
    É importante ressaltar que mesmo sendo muito usado, ainda fica a desejar o conhecimento e uso correto dessas tecnologias de maneira a atender o sujeito na sua necessidade de criar uma consciência mais crítica sobre o seu uso.
    Estamos vivendo um novo período de formação onde muitos de nós professores não sabemos e nem fazemos uso diário desta nova ferramenta o que faz com que sejamos verdadeiros analfabetos digitais e não tendo conhecimento suficiente para expressar nenhuma opinião relevante sobre essas tecnologias.

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