Memorial 5

Memorial da Unidade 5

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 5, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

26 comentários:

  1. Paz e alegria a todos...

    O nosso sexto encontro aconteceu no dia 18/06, com um tema bastante polêmico. O nosso tutor pediu que todos fizessem a leitura da página 166 do livro, após termos escolhido uma palavra, houve uma breve discussão acerca da seguinte indagação: Será que o professor vai ser substituído em sala de aula? As respostas embora diferentes, tiveram conclusões bem semelhantes, a de que a figura humana do professor jamais será substituída, porém, o professor que não conseguir se adequar, tornará, ele próprio, sua prática sem estímulo e desatualizada.
    O nosso tutor também nos apensentou a Wikipédia, a enciclopédia virtual, e fez a comparação entre a mesma e a britânica, mostrando que em ambas existem erros. Em seguida, Diran nos ensinou a inserir um "Link", pois esse nos facilitará a encontrar um tema ou trabalho já pesquisado, usando apenas uma palavra chave.Aprendemos também a passar vídeos do youtube para o blog.
    A atividade de casa foi para postar no e-proinfo a decisão que nós tomaremos enquanto educadores a respeito do uso da Wikipédia em sala de aula.
    Sem mais e até a volta.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Este sexto momento ocorrido no dia 18.06.11,foi inciado com a solicitação da postagem da identidade do cursista. Em seguida, um texto pertinente em que instiga os participantes sobre o computador como ferramenta de substituição do professor. Destaque dentro do texto seria dado a uma palavra que definisse a ideia central do tema como eixo para uma discussão e a presença da máquina como termômetro da qualidade de suas aulas. Num segundo momento,foram dadas instruçoes pelo tutor, diran, sobre a Wikipédia ( biblioteca virtual) suas especificidades e como pesquisar inserindo link no blog. Foram dadas instruçoes sobre como postar vídeo do youtube no blog. Ao final, novas atividades foram direcionadas para que fossem postadas no e-proinfo.

    ResponderExcluir
  3. Nosso sexto encontro aconteceu no dia 18/06.Iniciamos postando nossas identificações,depois fizemos a leitura de um texto muito polêmico;"O computador vai substituir o professor?"Após a leitura destacamos uma palavra que nos chamou mais atenção,em seguinda,fizemos um breve comentário do texto.Nosso tutor nos apresentou a Wikipédia(enciclopédia livre),nos ensinou a inserir link e postar vídeo do youtube no blog.

    ResponderExcluir
  4. No dia 18/066/11 ocorreu o nosso sexto encontro, na oportunidade o nosso tutor nos indicou como atividade 5.1, a leitura do texto “O computador vai substituir o professor?”, o qual está na página 166 a 168, em seguida elegemos algumas palavras-chave que posteriormente serviram para a instigação da prática docente frente a tecnologia da informática na sala de aula.
    Num segundo momento o nosso tutor nos esclareceu como utilizar as ferramentas da internet, a começar pela utilização da enciclopédia livre digital. Utilizando o Wikipédia, inserir um link no blog pessoal que criamos em encontros anteriores.
    Durante o encontro muitos aprenderam como utilizar melhor a tecnologia da internet como suporte de pesquisa para assim potencializar e dinamizar as aulas. Também nos foi direcionadas algumas atividades para serem postadas.
    Um abraço a todos e todas.
    Mônica

    ResponderExcluir
  5. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL


    MEMORIAL 5



    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 5: Cooperação ( ou interação ) na Rede? / 4h. Esse sexto encontro deu inicio no dia 18 de junho de 2011 às 8h da manhã. O tutor Diran Araújo iniciou o curso orientando para leitura da página 166 a 168 do livro Guia do Cursista: O computador vai substituir o professor? Tema este para discutir durante o encontro e ao final da leitura cada Cursista escolheu uma palavra que resumisse a idéia principal do texto (a minha palavra foi: protagonista da mudança). Grande parte falou sobre pontos relevantes entre realidade e texto, como também a palavra que chamou a atenção.
    Depois do intervalo o tutor direcionou o trabalho para o blog de cada cursista, pois teríamos que administrá-los, como: criar links, abrir página do Wikipédia (pt.wikipedia.org), pesquisar uma palavra referente aos projetos individuais, para depois criar link e adicionar ao blog. Também foi postado no blog links de vídeos educativos pesquisados a partir do youtube. Ao final do curso o Tutor mediou às atividades que eram para serem postadas tanto no blog como e-proinfo.

    ResponderExcluir
  6. Esse encontro foi muito proveitoso. Discutimos sobre um texto muito interessante "O computador vai substituir o professor?", escolhemos palavras que expressassem maior significado ao texto,criamos links, visitamos a Wikipedia,pesquisamos videos educativos no youtube e postamos no blog.Foi muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Nosso sexto encontro foi produtivo! Iniciamos com um texto indicado pelo tutor Diran Lopes,cujo título é "O computador vai substituir o professor" Depois foi solicitado que escolhêssemos uma palavra que despertasse a atenção e em seguida fizemos um breve comentário de tal texto. No momento seguinte foi explicado sobre a wikipedia, como utilizá-la, como melhor aproveitá-la e etc.
    O computador não substituirá o professor, mas será um dos mais importantes recursos didáticos, pois cooperará para as mudanças das práticas pedadagógicas e do processo de ensino e aprendizagem.Serão substituídos aqueles que caírem no obsoleto,os ignorantes das tecnologias.
    Essa capacitação está sendo uma das melhores que já participei!

    ResponderExcluir
  8. O sexto encontro ocorreu no dia 18 de junho de 2011, realizamos a leitura do texto “ O computador vai substituir o professor?” Após a leitura algumas pessoas destacaram palavras do texto, a partir destas iniciamos uma discussão sobre o tema, foi muito proveitosa. Em seguida o tutor nos orientou a inserir link no blog. Foi apresentada a Enciclopédia livre – pt.wikipedia.org. Enviamos um vídeo para o blog.

    ResponderExcluir
  9. O sexto encontro ocorreu no dia 18 de junho de 2011, o tutor nos orientou em relação as atividades planejadas para a aula do dia, logo em seguida realizamos a leitura do texto “O computador vai substituir o professor?”. Após a leitura destacamos algumas palavras que estavam relacionadas a ideia central do texto lido e a partir destas iniciamos uma discussão sobre o tema, a minha palavra foi MUDANÇA. No momento seguinte os trabalhos foram direcionados para o blog de cada cursista, pois teríamos que administrá-los postando novos conteúdos nos mesmos, tais como: pesquisar uma palavra referente aos projetos de cada um, pesquisar e abrir página do Wikipédia (pt.wikipedia.org), para depois criar link e adicionar ao blog, postamos também links de vídeos educativos pesquisados a partir do youtube e no final da aula o Tutor relacionou as atividades que seriam postadas no blog de cada cursista e no e-proinfo.

    ResponderExcluir
  10. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran
    Cursista: Cielma
    Data: 18/06/2011

    Unidade 5 - O Computador vai substituir o professor?

    Iniciamos o encontro com as orientações do Tutor a respeito da execução das atividades. Em seguida, fizemos o estudo do texto da ativida 5.1 "O computador vai substituir o professor? Na oportunidade realizamos uma breve discussão e através dela refletimos sobre a inserção do computador no âmbito escolar, cada cursista tentou definir o que entendeu em uma palavra, surgiram então, superação, mudança, transformação, inovação entre outras...

    No segundo momento o tutor nos apresentou a enciclopédia "Wikipédia", fomos orientados a pesquisar algo sobre o nosso projeto e a inserir um link em nosso blog. Ah! Também postamos um vídeo educativo do you tube.

    Ao terminar o tutor nos orientou e chamou a nossa atenção para a execução das atividades de casa propostas pelo curso, no sentido de não acumulá-las.

    ResponderExcluir
  11. Aula dia 18/06/2011

    A aula se iniciou com a solicitação do tutor, para que fizéssemos a leitura da página 166 do guia do cursista , com o título: Será que o professor vai ser substituído em sala de aula? Após a leitura foi feita uma reflexão e apresentada por cada cursista uma palavra chave, e a minha foi interação. Também foi apresentada a wikipédia, a enciclopédia virtual. Foi ensinado o link para facilitar o encontro de trabalhos já pesquisados. Aprendemos também a passar vídeos do you tube para o blog.

    ResponderExcluir
  12. No dia 18 de junho de 2011,tivemos nosso sexto encontro,tratamos sobre o texto:Cooperação(ou interação)na Rede.A leitura foi proiveitosa,mas a discussão foi ainda melhor,pois logo após a leitura iniciamos um debate com o seguinte tema:O computador irá substituir o professor?
    Todos puderam expor seu ponto de vista.Depois tivemos o momento para postar vídeos nosso nosso blog com a orientação do nosso tutor Diran.Além disso passamos a conhecer a enciclopédia Wikipédia que serviu de suporte para pesquisa do nosso Porjeto.
    Diran lembrou-nos da improtância de não acumular tarefas.

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.
    Delmiro Gouveia-AL

    ResponderExcluir
  13. O encontro iniciou com o tutor tirando as dúvidas de alguns cursistas. Logo após iniciou-se a Unidade 5, começando a falar sobre a enciclópedia digital. Pediu que lêssemos um texto do guia por título "O computador vai substituir o professor?" e depois fez um breve debate com a turma.O texto nos levou a fazer uma análise da nossa pŕática pedagógica; queremos mudar ou iremos ser substituídos pelas tecnologias,
    Após o lanche trabalhamos o nosso blog. Conhecendo o wikipédia, aprendendo também a criar um link em nosso blog, seja de texto ou pesquisa, como também de vídeo.
    Concluindo, posso dizer que o encontro foi bastante proveitoso.

    ResponderExcluir
  14. No primeiro momento, do sexto encontro do proinfodelmiro,fizemos a leitura do texto intitulado: O computador vai substituir o professor? A partir desta leitura fizemos uma reflexao e cada pessoa escolheu uma palavra que na sua visão resumia o texto. Várias interpretaçoes foram expostas, mas todas tinham um ponto em comum: todos concordaram que o professor tem que acompanhar os avanços tecnologicos para não se tornar um profissional com práticas obsoletas.No segundo momento o tutor nos apresentou o dicionario virtual, a Wikipedia, e nos mostrou a passo a passo como adicionar links e vídeos no nosso blog. Foi um encontro muito interessante e que ira facilitar nosso trabalho no espaço virtual.

    ResponderExcluir
  15. O nosso sexto encontro ocorreu no dia 18/06/2011.
    Como sempre,chegamos com muita euforia e barulho.
    O tutor Diram,como sempre com muita paciencia,pediu que lessêmos o texto da página 164 - O computador vai substituir o professor?,também pediu para escolhermos uma palavra que no nosso entendimento substitui o texto,saíram várias palavras,mas todos com um único ponto em comum:O computador não pode substituir o computador,no entanto o professor não pode ficar alheio as novas tecnologias,e sim aliar-se as mesmas para tornar suas aular mais interssantes.
    O segundo momento foi apresentado o dicionário virtual wikipedia,e foi mostrado como adicionar links e vídeos no nosso blog.
    Enfim,foi mais um encontro interessante e cheio de alegria.
    Beijos Marilene Castro.

    ResponderExcluir
  16. Memorial 5

    Nosso 6º encontro ocorreu dia 18/06 envolvendo uma temática bastante polêmica. “O computador vai substituir o professor?” Diante de todas as discussões, concluiu-se que embora a figura física desse profissional não possa ser substituída, devemos considerar a figura daquele que possa a vir ser esquecido, simplesmente porque suas práticas são desmotivadoras e desestimulantes.
    Num segundo momento,foram dadas instruçoes pelo tutor, diran, sobre a Wikipédia ( biblioteca virtual) suas especificidades e como pesquisar inserindo link no blog, assim como instruçoes sobre como postar vídeo do youtube no blog. Ao término, novas atividades foram direcionadas para que fossem postadas no e-proinfo.

    ResponderExcluir
  17. No sexto momento discutimos sobre o texto " O computador vai substituir o professor?". Onde foi escolhido uma palavra-chave, em seguida, houve uma reflexão sobre o texto.
    No segundo momento conhecemos o dicionário virtual, a wikipédia, e orientações para postar um vídeo do youtube no blog. Finalizando recebemos instruções para postar atividades no e-proinfo.

    ResponderExcluir
  18. Começamos o encontro lendo e depois discutindo sobre o texto onde perguntava se o computador vai substituir o professor. Recebemos a nossa senha para o eproinfo e depois falamos sobre o wikpédia que é uma enciclopédia digital e depois aprendemos a inserir um link no nosso blog. Terminamos o estudo do dia aprendendo a colocar um vídeo no nosso blog e com a cobrança do tutor sobre os comentários que deveriam ser postados no blog.

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  19. Neste encontro começamos com a relfexão sobre um tema bastante polêmico, a pergunta se o computador vai substituir o professor, e depois de muitos questionamentos concluimos que não, mas precisamos ter muito cuidado por que o nosso aluno prefere passar todo seu tempo em uma lan house a ter que passar 4 horas em uma escola e que na lan house ele tem o computador e na escola o professor.
    Depois conhecemos a enciclopédia digital Wikpédia e descobrimos sua capacidade de informação e utilidade e terminamos nosso encontro aprendendo a colocar um link e um vídeo em nosso blog pessoal.

    ResponderExcluir
  20. Nesse encontro discutimos sobre o texto "O computador vai substituir o professor?" Conhecemos também a importância do Wikipedia, vimos também vídeos educativos e por último fizemos postagens no nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. O sexto encontro aconteceu no dia l8.06.11, iniciamos postando nossas identificações, após foi feita a leitura do texto" O computadorvai substituir o professor? Aconteceu um breve debate, onde se destacava uma palavra que definisse a ideia central do tema.
    Foram dadas instruções sobre como postar um vídeo do youtube no blog.

    ResponderExcluir
  22. No nosso sexto encontro, dia 18 de junho, fizemos a leitura do texto. O computador vai substituir o professor? Depois destacamos dentro deste texto uma palavra que definiria a idéia central do tema.
    Todos nós comentamos o texto, falando sobre as tecnologias na sala de aula. No segundo momento falamos sobre a Wikipédia como um importante suporte, inerimos links e postamos vídeos do Youtube.

    ResponderExcluir
  23. Nesse encontro, o nosso tutor nos apresentou o ambiente do eproinfo. Lemos e debatemos sobre o tema "O computador vai substituir o professor?". Em seguida, escolhemos uma palavra significativa sobre o texto "Derrubada dos muros para fazer conexão com o mundo".Conhecemos o dicionário virtual, a wikipédia, e fomos orientados sobre como postar um vídeo do youtube no blog.Por fim, recebemos instruções sobre como postar as atividades no ambiente e-proinfo

    ResponderExcluir
  24. O encontro: "Cooperação ou interação narede?", foi iniciado com o debate sobre o que érealmente a internet: um ambiente conhecido ou desconhecido! Depois expormos nossas opiniões, foi indagado: "O computador vai substituir o professor?", realizamos algumas atividades analisando essa pergunta. Finalizamos o encontro postando o memorial da Unidade 5 no blog do curso.

    ResponderExcluir
  25. Neste encontro fizemos a leitura reflexiva do texto “O computador vai substituir o professor?” e destacamos uma palavra relacionada à idéia principal do texto para fazer uma discussão.
    No momento seguinte, o Tutor explicou sobre a Wikipédia, enciclopédia mundial livre e colaborativa e orientou como inserir um link e um vídeo escolhido no site do You Tube no blog individual.
    Desde o início da era de informática surgiu a polêmica que os professores seriam substituídos pelas máquinas, mas esse fato foi desconsiderado. Entretanto cabe ao profissional da educação buscar constantemente inovar sua prática pedagógica, pois não é a máquina que vai substituir o profissional e sim o profissional mais preparado que substituirá o outro menos preparado.

    Lenilda Ramalho

    ResponderExcluir
  26. Memorial 5
    O sexto encontro, com o tema: Cooperação (ou interação) na rede?, do Proinfo Integrado – Delmiro Gouveia, aconteceu no dia 18 de junho no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva. No início da aula aproveitamos o tempo para postar nossas identificações no e-Proinfo. A seguir, o Tutor conduziu a Atividade 5.1 , lemos o texto: “O computador vai substituir o professor?, de Andréa Cecília Ramal, que está no Guia do cursista, páginas 166, 167 e 168. Ao final da leitura, cada cursista escolheu uma palavra para sintetizar a idéia central do texto e fizemos um debate sobre o assunto. Após o lanche Diran Araújo, tutor da turma, nos orientou sobre o uso da Wikipédia ( enciclopédia livre) e relatou sua importância por ser segura e gratuita. Além da Wikipédia destacou o uso de outros sites gratuitos e seguros como o Google por exemplo. Neste encontro aprendemos ainda como inserir um link e como postar um vídeo do You Tube no blog. E cada um de nós postou um vídeo em seu blog pessoal.

    ResponderExcluir