Memorial 8

Memorial da Unidade 8

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 8, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

26 comentários:

  1. O nosso 9º encontro teve início com a “Resolução de Problemas Eletrônicos”, da unidade anterior e logo em seguida passamos a organização da planilha eletrônica fizemos também uma comparação entre o software Power Point do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional, que é o objeto do nosso estudo. Foi observado por todos os cursistas as facilidades que a planilha eletrônica nos oferece nas atividades executadas por nós professores.
    O tutor nos informou que para executar diferentes tarefas, é necessário introduzir formulas pertinentes aos objetivos de cada planilha.
    Concluímos nosso encontro e o tutor nos lembrando que o estudo das unidades referentes ao curso de 40 horas terminou, e que no próximo encontro cada cursista apresentará o seu Projeto de Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Iniciamos o encontro com Resolução de Problemas Eletrônicos. Trabalhamos com planilhas, que por sinal, e muito legal e facilita muito o andamento do trabalho na escola ,principalmente se tratando de notas. O tutor nos lembrou que o proximo encontro apresentaremos nosso projeto individual e assim,concluiremos nossa primeira etapa do curso. Ja estou com saudades!

    ResponderExcluir
  3. Nesta unidade aprendemos a importância do uso da planilha eletrônica nem nosso trabalho e em nosso dia a dia. Depois de verificarmos as diferenças entre planilha eletrônica Excel e a planilha eletrônica Calc aprendemos a criar uma planilha eletrônica desenvolvendo os dados de notas de um diário escolar utilizado pelos professores da rede estadual de educação. Concluimos nosso encontro verificando a funcionalidade das fórmulas inseridas na planilha criada e copiando as mesmas para as outras linhas da referida planilha.

    ResponderExcluir
  4. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL


    MEMORIAL 8



    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 8: Resolução de problemas eletrônicos / 4h. Esse 9º encontro deu inicio no dia 23 de julho de 2011 às 8h da manhã. Foi exposto os objetivos da unidade 8, em seguida a comparação entre planilha de dados gerais e planilha eletrônica, como também uma comparação entre o software Power Point do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional. A partir dessa comparação cada cursista elaborou uma planilha eletrônica, a fim de facilitar, o trabalho de cada um no registro do diário de classe da rede estadual de ensino. Esse encontro foi concluído com avisos referentes a conclusão das unidades, e que o próximo encontro será para apresentação dos Projetos Individuais de Aprendizagem de cada Cursista.

    ResponderExcluir
  5. O nosso nono encontro iniciou-se com a resolução de problemas Eletrônicos. Trabalhamos o aplicativo software Calc faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice. Esse software nos ajuda principalmente nas planilhas de avaliação escolar, aquela em que precisamos somar, subtrair, multiplicar e dividir com fórmulas como a do Estado, fica simples apenas colocando os dados e como planilha inteligente, ela mesma nos dá média, fazendo assim todos os cálculos necessários, lógico que para isso devemos inserir as fórmulas antes. Na verdade essa tabela dinâmica nos possibilita a inserção dos dados e ter a solução potencializada com o seu uso.

    ResponderExcluir
  6. No 9º encontro conhecemos como funciona a planilha eletrônica e a semelhança das ferramentas entre os programas Linux e Windows, além do tutor ter nos mostrado a semelhança entre o software Power Point do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional, dando-se ênfase as facilidades que o Linux nos oferece.
    Neste encontro “Resolução de Problemas Eletrônicos”, os cursistas elaram uma planilha eletrônica, para enteender como a mesma funciona e paara futuramente facilitar o nosso trabalho em relação ao preenchimento do diário de classe da rede estadual de ensino em Alagoas.
    O encontro foi concluído com avisos referentes a conclusão das unidades, e com orientações para o próximo encontro, em que serão apresentados os Projetos Individuais de Aprendizagem que cada um desenvolverá como requisito para a conclusão do curso.

    ResponderExcluir
  7. A aula do proinfo do dia 24/07, iniciou_se, com o tutor nos orientando a preencher a planilha eletrônica e informando as suas facilidades. O uso do calc na escola, explicações como utiliza-lo no diário escolar. O mesmo, depois de solucionar todas as dúvidas, nos lembrou que esta seria a última aula do curso antes da culminância.A aula do proinfo do dia 24/07, iniciou_se, com o tutor nos orientando a preencher a planilha eletrônica e informando as suas facilidades. O uso do calc na escola, explicações como utiliza-lo no diário escolar. O mesmo, depois de solucionar todas as dúvidas, nos lembrou que esta seria a última aula do curso antes da culminância.

    ResponderExcluir
  8. No oitavo encontro o tutor nos apresentou o software Calc que é semelhante ao excel do Windows. Nós aprendemos a fazer uma planilha com dados que trabalhamos muito na escola, as notas dos alunos. Vimos as vantagens que este software bpode nos proporcionar nos nossos trabalhos do dia a dia. Foi um encontro muito bom.

    ResponderExcluir
  9. APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 8: Resolução de problemas eletrônicos.Nosso 9º encontro teve inicio no dia 23 de julho de 2011 às 8h da manhã.Primeiro Diran falou sobre o que iríamos trabalhar achei um pouco complicado por nunca ter trabalhado com planilhas antes.Depois ele fez uma comparação entre planilha de dados gerais e planilha eletrônica.Depois da esplanação cada cursista teve a oportunidade de elaborara uma planilha eletrônica,com o objetivo de facilitar, o trabalho com o registro do diário de classe.Depois vieram os avisos referentes a conclusão das unidades, e que o próximo encontro será para apresentação dos Projetos Individuais de Aprendizagem de cada Cursista.
    01 de agosto de 2011

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.

    ResponderExcluir
  10. No nono encontro foi trabalhado a unidade 8, onde o tutor iniciou a aula discutindo sobre uma ferramenta que serve muito para organização do trabalho, que é o uso das planilhas eletrônicas.
    Em seguida, acessamos o ícone planilha eletrônica, e criamos uma plnilha sob orientação do tutor.

    ResponderExcluir
  11. UNIDADE 8: Resolução de problemas eletrônicos. Neste oitavo encontro aprendemos como preparar uma planilha eletrônica que no Linux é do Brofice- Calc que se assemelha ao excel. Essa planilha possibilitará ao professor a organização do seu trabalho já que há a necessidade diária do registro das atividades realizadas em sala. Aprendemos que para cada cada atividade são inseridas fórmulas respectivas aos trabalhos desemvolvidos.

    ResponderExcluir
  12. No encontro do dia 23 de julho, aprendemos a trabalhar com a planilha eletrônica na escola. O uso desse instrumento facilitará o trabalho do diário, pois o mesmo calcula as médias, bastando que para isso, sejam inseridas a forma de avaliar de cada professor e do sistema de ensino.
    A construção da planilha começou com os dados da turma: nome da escola, nome do aluno, número e professor. Em seguida, inserimos os instrumentos de avaliação, as notas, as recuperações semestrais e final.
    Nosso tutor também fez uso das células para mostrar como arrastá-las, para que o mesmo cálculo seja feito em toda a turma.
    Como todo o curso, esse foi mais um encontro prazeroso, aproveito o encejo para parabenizar o tutor Diran Lopes, pela competência com a qual, dirigiu todo o curso. Foi válido.

    Um abraço e até os próximos encontros.

    ResponderExcluir
  13. Oitavo Memorial
    Curso de Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Lopes Araújo
    Cursista: Cláudio Cardoso de Melo.

    Nosso 9º encontro nos aproxima do final desse curso! Que pena! Mas sinto-me satisfeito por toda construção de conhecimentos, bem como sua aquisição. Foi apresentado pelo nosso tutor Diran L. Araújo o software Calc, ou seja, a Planilha eletrônica. É válido lembrar que tal Planilha faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice, usado no sistema operacional Linux. Ela certamente, facilitará as atividades de registros de notas, entre outras ...
    Também foi mostrado para análise e conhecimento o Power point do Microsoft Office. Prosseguindo foram dadas muitas informações, principalmente sobre o projeto que devemos constituir e sua apresentação.. Também foi lembrado que este encontro seria o penúltimo.
    O curso continua me dando subsídios para melhorar minha metodologia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. No encontro do dia 23.07.2011,foi apresentado a unidade 8 do curso:Resolução de problemas eletrônicos.Nesta unidade conhecemos uma ferramenta que será muito útil para organização dos nossos trabalhos em sala de aula como também seu uso para cálculos de médias do semestre.
    O tutor Diran orientou a preencher a planilha eletrônica e informou quais as suas facilidades.
    O curso ofereceu conhecimento que será de grande valia para executar nossas tarefas como também desfrutar das facilidades da internet.
    Quero parabenizar o tutor Diran pelo trabalho desenvolvido durante todo o curso.

    ResponderExcluir
  15. No dia 26 de julho por motivos particulares, não estive presente, mas tive informações sobre o 9º encontro. Ao iniciar a aula foi apresentado a importância do uso da planilha eletrônica no cotidiano do nosso trabalho, em seguida foi feito a comparação entre as diferenças e semelhanças da planilha eletrônica , das ferramentas entre os programas Linux e Windows, foi visualizado a semelhança entre o Power Point do Microsoft Office do Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional.

    ResponderExcluir
  16. Nesse 9º encontro o tutor apresentou a planilha eletrônica seu manuseio e necessidade, principalmente em relação a cálculos. Foi lembrado do término do curso e as atividades que deveriam ser concluídas até lá. Falou sobre o projeto individual e sua apresentação.

    ResponderExcluir
  17. O nosso nono encontro,(nossa,como passou rápido)aconteceu dia 23 de julho.
    Nesse módulo tivemos oportunidade de aprendermos a fazer planilha,que também é uma ferramenta muito importante,e que só tem a contribuir para a nossa vivência em escola.
    nesse encontro a turma estava bem calma,e o nosso tutor,como sempre com aquela paciência, já estamos entrando na etapa final do curso,valeu a pena todo o sacrifício ,pois não podemos ficar alheios ao novo.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Memorial 8
    A Unidade 8 do Proinfo Integrado traz o tema : Resolução de Problemas Eletrônicos, e o estudo desse tema aconteceu no nono encontro da turma na Escola Watson no dia 23 de julho. Nesta unidade aprendemos como usar o software CALC, que faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice. O tutor Diran Araujo fez questão de destacar a importância pedagógica do uso do Calc para facilitação do trabalho do professor no que diz respeito a organização e registro de notas. Usando o Calc elaboramos uma planilha e vimos como organizar nela as notas dos nossos alunos, isso ajudará bastante cada um de nós! Até o próximo encontro!!!

    ResponderExcluir
  19. Esse encontro foi particularmente pra mim muito interessante e proveitoso, pois trabalhamos com a planilha eletrônica do Broffice o impress. Por sinal muito interessante e útil a nós professores, uma vez que nos poupa muito tempo e trabalho, principalmente se tratando de notas.

    ResponderExcluir
  20. De todos os encontros esse foi o que eu mais aprovitei e aprendi fielmente, pois nem todos os professores sabem utilizar a planilha eletrônica "calc", especialmente eu que até os dias desse encontro era completamente cega em relação ao uso deste programa.
    Aprendemos a calcular a nota dos nossos alunos, organizando-as por semestres e obtendo a nota anual com apenas três fórmulas. Isso é muito interessante!
    Evidente que a fórmula não foi desenvolvida por nós cursistas e sim pelo nosso tutor, que possui uma grande habilidade para desenvolver cálculos matemáticos.
    Essa aula vai contribuir e muito para facilitar o meu desempenho profissional.

    ResponderExcluir
  21. A Unidade 8, teve como tema a Resolução de Problemas Eletrônicos, última unidade do curso. Primeiramente o tutor fez algumas explanações sobre uma planilha eletrônica, com atividade específica de construirmos uma, ensinando-nos como inserir as suas ferramentas de cálculos, tudo trabalhando no Calc. Depois ensinou-nos a como inserir as fórmulas de comando.
    Foi uma aula muito proveitosa, pois também irá nos servir nos nossos trabalhos nas atividades profissionais.

    ResponderExcluir
  22. UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICO

    Neste encontro trabalhamos com planilhas de dados gerais e eletrônica. Constatamos as facilidades que a planilha oferece ao trabalho diário do professor. Em seguida o tutor nos pediu para elaborar uma planilha e prosseguindo, salientou a importância da construção do projeto para apresentá-lo no próximo encontro.

    ResponderExcluir
  23. No encontro do dia 23 de julho aprendemos sobre a ferramenta calc que é muito semelhante ao Excel, e aprendemos na prática a fazer uma planilha utilizando a ferramenta Calc, achei bastante prático pois facilita a vida nas atividades que envolve cálculos. Terminamos esse encontro com a cobrança do Tutor nos lembrando do projeto que temos que terminar e as atividades que ainda estão para serem feitas.

    ResponderExcluir
  24. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 8: Resolução de Problemas Eletrônicos
    Data: 23 de julho de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    Ao iniciar o encontro o Tutor fez comparações entre planilha de dados gerais e planilha eletrônica, software Power Point do Microsoft Office (Sistema operacional Windows) e o software Calc do BrOffice (Sistema Operacional Linux Educacional). Dando continuidade, foi solicitado aos cursistas que abrissem o BrOffice Calc para análise das ferramentas contidas no programa e posteriormente construir uma planilha eletrônica a partir de dados de um diário de classe, seguindo as orientações do Tutor.
    O uso das planilhas nas escolas contribui para viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações. É uma ferramenta importante, pois facilita a realização das múltiplas atividades do cotidiano escolar e permite gerenciar as informações de forma mais eficaz e organizada.
    São inúmeras as situações no ambiente escolar que podem ser pensadas com base numa planilha de dados. Para o professor o seu uso facilita o registro das avaliações, notas, freqüência, cálculo das médias, controle das planilhas. A possibilidade de transportar essas informações em pendrive ou de torná-las acessíveis por meio da internet faz com que a informação adquira características que não se tem com os registros em papel: a mobilidade e a acessibilidade.

    ResponderExcluir
  25. Nosso nono encontro foi iniciado com a apresentação dos objetivos da Unidade 8. Em seguida, fizemos a comparação entre a planilha de dados gerais e planilha eletrônica. Analisamos, comparamos e debatemos sobre o software Power Point do Microsoft Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional. Concluimos o encontro com a postagem no fórum da Unidade 8 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: "Uso Pedagógico do Calc na Escola".

    ResponderExcluir
  26. Neste encontro trabalhamos a Planilha de Dados Gerais e Eletrônica, construímos nossa planilha, inserimos ferramentas de cálculos no Calc e inserimos as ferramentas de comando.

    ResponderExcluir