Memorial 7

Memorial da Unidade 7

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 7, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

26 comentários:

  1. O nosso oitavo encontro teve início com o tema “Slides Digitais na Escola”, o tutor nos apresentou os objetivos da unidade 07 e logo em seguida assistimos algumas apresentações de slides que fazem parte do material do curso e a sua importância deste recurso nas aulas do professor.
    No momento seguinte, o tutor nos apresentou o BrOffice Impress, utilizado no Linux Educacional e o comparamos ao Power Point, utilizado do Microsofit Office do Sistema Operacional Windows, através do assistente de apresentações, conhecemos as diversas aparências dos slides, as barras de: comandos, ferramentas e de formatação, as abas de ação, os layuot´s, os diversos tipos de animações e as páginas mestres.
    Foi destinado a cada um de nós, montar a apresentação do Projeto Integrado de Aprendizagem, com os recursos do BrOffice Impress, e a inserção de imagens (pesquisadas no Google) que estejam relacionadas ao projeto. O encontro foi finalizado com o lembrete do tutor a todos os cursistas que estão com atividades pendentes a postá-las no ambiente virtual de aprendizagem e-Proinfo e a postagem do memorial da Unidade 7 no Blog do curso.

    ResponderExcluir
  2. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL


    MEMORIAL 7



    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 7: Slides Digitais na Escola / 4h. Esse oitavo encontro deu inicio no dia 16 de julho de 2011 às 8h da manhã. (houve um pequeno desencontro de informação de minha parte postada no memorial 6, pois o mesmo deveria estar com a unidade 6 – Cooperação Pressupões Diálogo - e não a 7).
    Foi utilizada a apostila do curso na página 232, em que constam as orientações sobre slides digitais. O tutor Diran executou as informações sobre o Impress que é o software para criação de apresentações com slides do BrOffice, ele permite que você crie e formate os slides, textos, imagens e outros detalhes como efeitos de transição entre slides e som. Informações exibidas através do Datashow, pelo Tutor. Em seguida foi sugerido que se criasse quatro slides com dados referentes aos projetos individuais dos cursistas.
    Pausa para o intervalo (Francisca Rosa ofereceu o lanche das dez, uma delícia!).
    Depois do intervalo eu coloquei em prática as informações anteriores, comecei a transformar meu projeto em slides. Ao final aprendi como converter e salvar esse tipo de informação para o meu computador (Microsoft PowerPoint 97/2000/XP(.pot). Concluindo mais um sábado Diran reforçou o que teríamos que fazer em casa.

    ResponderExcluir
  3. O nosso oitavo encontro ocorreu no dia 16/07.O nosso tutor trouxe um slide muito belo para reflexão.Realmente precisamos valorizar o que temos. Em seguida nos falou sobre o objetivo da aula, que seria a criação de slides.
    Começamos usando a barra de atalhos e escolhendo a opção "Ferramenta de Produtividade".Do BrOffice Impresse, passanmos para o assistente de apresentação. Os passos seguintes foram bem interessantes, mas creio que precisarei fazê-los outras vezes para ficar fera.
    O tempo foi curto e ficaram com muitas dúvidas, que iremos tirar no próximo encontro.

    ResponderExcluir
  4. Memorial 7
    Porque trabalhamos com slides? Foi pergunta feita por nosso tutor Diran Lopes no nosso oitavo encontro no 16/07/2011. Ele também nos apresentou dois (02) slides para refletirmos o quanto uma aula com recursos audiovisuais nos prende a atenção e como facilita no processo de ensino-aprendizagem. A discussão me deixou curioso e procurei pesquisar no Google alguns significados como os quais que enumerei abaixo:
    Imagem – É algo comum à exposição lexvisual (texto ilustrado) e à audiovisual (inclui sons e ruídos, bem como a narração do orador).
    Multimídia — Qualquer combinação de texto, figuras, sons, animação e vídeo transmitidos pelo computador.
    Slide — Qualquer material visual que seja apresentado, incluindo as apresentações de computador, slides de 35mm e transparências.
    Apresentação — É a transformação de uma informação em uma mensagem simples e concisa.
    Ainda pesquisei sobre o uso do slides e lembretes do seu uso:
    LEMBRETES SOBRE O USO DE SLIDES
    - Coloque o mínimo possível de informação em seu slide e mantenha o foco;
    - O conteúdo dos slides deve estar diretamente relacionado ao que você está dizendo. Não deixe o seu discurso se desviar do conteúdo imediato do slide que está mostrando;
    - Considere formas alternativas de apresentar gráficos. Por exemplo, um gráfico de crescimento populacional pode ser construído com barras de formato humano no lugar de barras convencionais;
    - Não faça cópias xerocadas de livros ou relatórios. Faça sempre ilustrações produzidas com um estilo consistente em toda a apresentação;
    - Os materiais de apoio oferecem ao auditório uma representação visual de seus pensamentos. Eles ajudam a guiá-los aos pontos importantes com mais eficiência. É mais fácil se expressar com o uso de gravuras, gráficos e modelos. Pense no quanto é difícil descreve o desenho de um prédio, por exemplo;
    - Use figuras para transmitir uma idéia. Imagine sinais de trânsito sem desenhos. Quanto tempo demoraria a ler "cuidado, risco de pista escorregadia?" Tempo suficiente para acontecer o acidente;
    - Um slide consiste em um título e em um corpo. O título é normalmente escrito em fontes grandes e descreve, sucintamente, o que será apresentado no slide. O corpo é reservado para o material que você quer apresentar. No corpo, é possível combinar desenhos, diagramas e palavras. (Hasbani, 2001)
    Depois começamos a ver cada etapa da confecção de slides e seus modelos. Com a orientação do tutor começamos a montar nossos projetos nos slides. Este encontro,também, assim como os anteriores foi muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  5. Neste oitavo encontro, 16/07, iniciamos com a apresentação de slides pelo tutor, Diran, enfatizando a importância de se trabalhar com imagens pois as mesmas facilitam muito a compreensão de qualquer fala. Ressaltou-se também que este tipo de metodologia foi iniciada com aparelhos como o retroprojetor e, hoje, com aparelhos mais sofisticados. Daí a necessidade do professor está inserido nesse novo contexto. Em seguida, alguns slides foram apresentados e a seguir nos foi apresentado a opção ferramentas de produtividade para que pudéssemos criar os nossos próprios slides. De fato, ao término do encontro ficou bem claro como as imagens incrementam e permitem dinamizar as práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  6. O nosso oitavo encontro ocorreu no dia 16/07.Inicialmente vimos dois slides para nos fazer refletir. Na verdade a a intenção era justamente falar sobre como poderíamos incrementar nossa aulas diante da possibilidade de fazermos isso no BrOffice.
    Começamos usando a barra de atalhos e escolhendo a opção "Ferramenta de Produtividade".Do BrOffice, depois passamos para o assistente de apresentação. A partir daí, começamos o passo a passo da construção dos slides, aprendemos inclusive a inserir imagem dentro deles.

    ResponderExcluir
  7. Por motivos pessoais não pude comparecer ao 8º encontro. Mas, busquei informações sobre o que se tinha trabalhado no mesmo.
    No encontro o tutor trabalhou “Slides Digitais na Escola”, para que os cursistas entendessem, o significado de uma apresentação digital no trabalho pedagógico, fazendo comparações sobre uma aula com recursos tecnológicos e outra sem. Foi apresentado também o Broffice Impress um programa do linux educacional, comparado do Power Point. Depois foi pedido que cada cursistas transformasse seu projeto em apresentações em slides. Acredito que o encontro foi muito bom e desafiador.

    ResponderExcluir
  8. No oitavo encontro trabalhamos com slides.
    Otutor Diran, apresentou dois slides e abriu discursão sobre a importância da imagem no entendimento do contexto.
    Aprendemos a criar slides e inserir as imagens.É muito legal!

    ResponderExcluir
  9. Nosso 8º encontro ocorreu no dia 16 de julho de 2011, onde no primeiro momento tivemos a oportunidade de postar as atividades pendentes.Logo após pudemos aprender sobre como fazer uma apresentação de slides.também aprendemos a inserir imagens junto aos textos e salvamos nosso projeto tanto em pendrive como na área de trabalho.
    Esta aula foi importante pois já aprendemos como criar as apresentações que serão utilizadas na apresentação do projeto.

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.
    Delmiro Gouveia-AL

    ResponderExcluir
  10. A aula do dia 16/07/2011, ocorreu como previsto, na escola Watson em Delmiro Gouveia. O tutor nos trouxe um slide para reflexão. Depois nos orientou para a criação de slides, que seria no impressou brofice, programas do linux. Demonstrou os slides, como criá-los e as suas formas. Também como criar novos slides com outros modelos, o templaco. As dúvidas surgidas serão solucionadas na próxima aula. O que não é o meu caso.

    ResponderExcluir
  11. Começamaos nosso encontro assitindo alguns slides e depois aprendemos a criar uma apresentação de slides com o tema do nosso projeto. Vimos nesta unidade que para elaborarmos uma boa apresentação devemos utilizar imagens relacionadas ao assunto abordado resumir as informações deixando tudo bem claro e de facil entendimento. Terminamos o encontro colocando uma figura na apresentação que criamos do nosso projeto.

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  12. neste encontro depois de assitido alguns slides, pudemos entender a importância que uma apresentação pode fazer quando precisamos transmitir uma informação extensa. Depois compreendemos a diferença entre o editor de apresentação Power point e o editor de apresentação Impress. Aprendemos a criar uma apresentação através do Impress com os dados do nosso projeto de aprendizagem aproveitando para adiantarmos o nosso trabalho de conclusão do curso. Concluimos nosso encontro aprendendo a inserir uma figura a nossa apresentação.

    ResponderExcluir
  13. O nosso oitavo encontro teve como tema “Slides digitais na escola”, ocorreu no dia 16 de julho.
    Neste encontro conhecemos os objetivos de como se trabalhar com slides, e de como se pode valorizar uma aula com os recursos audiovisuais feitos com o programa Linux,com a ferramenta de produtividade Express, que nos permite criar e formatar slide.
    Por meio deste encontro, o que nos possibilitou entender o quanto este recurso pode ajudar no processo ensino-aprendizagem. Aprendemos a manusear os recursos que o programa nos oferece, conhecendo como criar slides, formatar e utilizar os recursos oferecidos pela ferramenta em questão. Com a ajuda do tutor iniciamos o nosso projeto em slides para uma posterior apresentação.

    ResponderExcluir
  14. MEMORIAL VII

    Nesse oitavo encontro trabalhamos com “Slides Digitais na Escola”, para que nós possamos entender o significado de uma apresentação digital no trabalho pedagógico, fazendo comparações sobre uma aula com recursos tecnológicos e outra sem. Foi apresentado também o BrOffice Impress um programa do linux educacional, comparado ao do Power Point. o que vem nos ajudar pois nosso projeto vai depender da utilização do mesmo.

    ResponderExcluir
  15. No oitavo encontro do Proinfo o tutor nos mostrou uma apresentação em slides e enfatizou a importância de utilizá-la em sala de aula. Em seguida fizemos os slides do nosso projeto.

    ResponderExcluir
  16. No oitavo encontro o tutor iniciou a aula discutindo sobre a importância do uso das imagens.
    Em seguida, foi exibido um vídeo com slides de algumas imagens. Depois, acessamos na ferramenta de produtividade, onde criamos 5 slides contendo informações sobre nosso projeto.
    Finalizando conhecemos todas as opções do broffice.org impress.

    ResponderExcluir
  17. Neste encontro o tutor apresentou alguns slides para refletirmos e nos mostrou a importância de sua utilização nas nossas aulas.Em seguida aprendemos a criar slides com o nosso projeto.

    ResponderExcluir
  18. O oitavo encontro aconteceu com apresentação de alguns slides, com objetivo de mostrar recursos interessantes para dinamizar nossas aulas e trabalhos, foi mostrada as ferramentas que nos permitem criar e formatar slides.
    A cada encontro se descobre mais.

    ResponderExcluir
  19. No dia 16 de julho de 2011, no 8º encontro, não foi possível estar presente, no entanto, procurei informações necessárias para relatar neste memorial.
    O tutor Diran, apresentou dois (02) slides para reflexão em relação aos recursos audiovisuais. Apresentou o BrOffice Impress, utilizado no Linux Educacional, foi comparado com o Power Point, utilizado do Microsofit do Windows, foi apresentado os diversos designs dos slides as barras de comandos, ferramentas e de formatação, as abas de ação, os layuot´s, os vários tipos de animações..

    ResponderExcluir
  20. Vimos os objetivos da unidade 7 e assistimos slides que são do material do curso e como eles são importantes nas nossas aulas. Diran nos mostrou o BrOffice Impress utilizado no Linux Educacional, fizemos a comparação ao Power Point que utilizamos no Microsoft Windows. Conhecemos as aparências de slides (ferramentas) e páginas. Montamos uma apresentação referente ao nosso projeto e ficamos de colocar imagens relacionadas ao mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Nosso oitavo encontro aconteceu dia 16 de julho,onde tivemos a oportunidade de aprendermos a fazer slides,um dos recursos que a nova tecnologia oferece. Foi bastante significativo,pois podemos aplicar esse recurso no nosso cotidiano escolar. Também foi visto outros recursos atrelado aos slides,como imagens,sons,pano de fundo,cores,enfim; podemos e devemos utilizar tal recurso para tornar nossas aulas mais agradaveis.
    É importante conhecermos o sistema LINUX,pois podemos compararmos com o sistema que conhecemos.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  22. Memorial 7
    O oitavo encontro do Proinfo integrado aconteceu no dia 16 de julho no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão. Nesta Unidade estudamos Slides Digitais na Escola. O tutor Diran Araujo iniciou a aula exibindo duas apresentações de slides ( 2. Anos sessenta e 4. Mundo em miniatura) do DVD do Proinfo Integrado- Material de apoio para a Unidade 7. O tutor também fez questão de enfatizar a importância do uso de apresentações de slides em sala de aula como meio de despertar o interesse e a participação dos alunos no tema abordado. Então fomos orientados como usar o BrOffice Impress para criar apresentação de slides, vendo inclusive como colocar figuras nos slides. A aula foi muito boa!

    ResponderExcluir
  23. UNIDADE 7 - SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA


    Neste encontro, começamos assistindo a uma apresentação de slide do DVD do Proinfo Integrado, refletimos sobre a importância das apresentações digitais no processo didático e de como essa técnica facilita a ação docente. Em seguida o tutor nos apresentou o BrOffice Impress, onde foi possível nesse momento compararmos ao Power Point.
    Após a apresentação, o tutor nos pediu para utilizar o programa e construir a apresentação de nosso projeto. Finalizando o encontro o tutor solicitou a atualização das atividades do ambiente virtual e-proinfo.

    ResponderExcluir
  24. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 7: Slides Digitais na Escola
    Data: 16 de julho de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    O encontro teve início com a apresentação de slides, levando-nos a refletir e a compreender a importância das apresentações digitais no processo ensino-aprendizagem. Foi apresentado o editor de apresentação do BrOffice Impress, utilizado no Linux Educacional e feito sua comparação ao Power Point, utilizado do Microsofit Office do Sistema Operacional Windows. Em seguida, o Tutor solicitou aos cursistas, ao tempo em que orientava, a fazer a apresentação digital do Projeto Integrado de Aprendizagem.
    Aprendemos nesta unidade que a apresentação de slides ocupa espaço de destaque no contexto educacional. Para elaborarmos uma boa apresentação e utilizá-la bem, devemos ter cautela ao selecionar os efeitos disponíveis na confecção do slide para não prejudicar a percepção do que é realmente relevante. Devemos escolher imagens de boa resolução, definir as animações dos objetos e a forma de transição de slides.

    ResponderExcluir
  25. O nosso oitavo encontro teve início com uma apresentação de slides, em que o tema era "Anos 60". Conhecemos a ferramenta para criar slides no linux educação, o Impress. Em seguida, recebemos as instruções para criarmos os nossos próprios slides. Cada cursista criou os seus slides de acordo com o seu tema do projeto. Na oportunidade, aprendemos também a inserir imagens nos slides. Foi uma aula muito interessante, pois consegui colocar em prática tudo o que aprendi.

    ResponderExcluir
  26. Esse encontro foi iniciado com a apresentação de slides com os objetivos da Unidade 7, depois assistimos algumas apresentações de slides contidas no material digital do curso, entendemos o significado e a importância de uma apresentação digital no processo didático. Em seguida, planejamos a construção de uma apresentação digital sintetizando o Projeto Integrado de Aprendizagem de cada um. Finalizamos o encontro, convictos da necessidade e importância de inserirmos recursos digitais em nossas aulas. Por fim, postamos o memorial da Unidade 7 no blog do curso.

    ResponderExcluir