Memorial 6

Memorial da Unidade 6

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 6, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

26 comentários:

  1. MEMORIAL DO ENCONTRO 7
    No encontro do dia 09/07/11 tiramos muitas dúvidas das atividades que muitos ainda estavam pendentes, também entramos no ambiente do e-proinfo, na unidade 6, utilizamos o bate-papo, na sala utilizamos o chat para interagirmos entre os colegas. Na oportunidade refletimos sobre a questão da segurança na internet, em particular nas redes sociais de comunicação digital, sobretudo as questões relacionadas a netiqueta, ao final concluí que é preciso ter restrições quanto ao uso da tecnologia. Foi um encontro muito tranqüilo e agradável.

    ResponderExcluir
  2. No nosso encontro de sábado 09/07, usamos algo muito interessante e divertido, que foi o bate-papa virtual. Me senti uma criança mandando recados para os colegas. A parte negativa dessa experiência, foi a falta de privacidade, não ali na ocasião, mas em outras salas, isso pode interferir um pouco no chat.
    Gostei da maneira como o nosso tutor especificou os tipos de comunicação existentes na rede, ficou bem claro.
    Outro ponto positivo que constatamos na aula do sábado passado, foi que houve muita harmonia,nós cursistas estavámos mais sincronizados com as atividades propostas, acho isso muito positivo, pois prova que realmente estamos progredindo no sentido de familiarização com o curso e o programa a ser desenvolvido, já que pretendemos aplicá-lo na escola.
    Após o lanche, Diran explorou a questão do uso da etiqueta na rede e salientou que devemos ter cuidado até com o tipo de letra que usamos nas mensagem.
    Como atividade de casa,ficou a verificação dos trabalhos pendentes e o resumo desse memorial,

    Paz, paz, paz... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL


    MEMORIAL 6



    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 7: Slides Digitais na Escola / 4h. Esse sétimo encontro deu inicio no dia 09 de julho de 2011 às 8h da manhã. No primeiro horário os cursistas estavam colocando em dias as atividades das unidades anteriores. O Tutor Diran falou sobre os dois tipos de comunicação e suas diferenças: síncrona, assíncrona. Também foi falado sobre: chat, os efeitos bons e ruins dessa comunicação. Em seguida o tutor direcionou a aula para o eproinfo, em que todos interagiram no bate-papo virtual. Houve a pausa para o intervalo. Ao retornar foi exposta a questão da inserção nas redes sociais com a leitura das p. 124 e a 127 d apostila: Guia do Cursista, realizada pelo Tutor. Ao final do curso foi executada a atividade do eproinfo – unidade 6, mas a minha atividade só consegui postar em casa. Enfim Diran citou as atividades que eram para serem feitas em casa. Só faltou falar sobre o tema dessa unidade...?

    ResponderExcluir
  4. A aula do dia 09/07,foi muito interessante. Tivemos informações sobre os tipos de comunicação sícrona e assícrona, conhecemos o bate-papo virtual ( chat ) e discutimos sobre a inserção nas redes sociais. Desenvolvemos atividades no e-proinfo,além de compartilharmos um delicioso lanche.

    ResponderExcluir
  5. O encontro do dia 09/07,para mim foi bastante agradável,pois pela primeira vez usei o chat( o bate-papo virtual), gostei da experiências de está falando com várias pessoas ao mesmo tempo.
    O tutor nos orientou sobre a segurança que devemos ter com uso das redes sociais e Netiqueta.

    ResponderExcluir
  6. Iniciamos nosso sétimo encontro, sábado 09/07, fazendo uma rápida reflexão acerca do encontro passado e logo em seguida passamos a discutir o tema da aula do dia: apresentação dos objetivos da Unidade 6, os diversos recursos disponíveis como ferramentas aplicadas a comunicação e a educação, como se dá a comunicação síncrona (emissor e receptor precisam estar conectados ao mesmo tempo para haver comunicação) e comunicação assíncrona (receptor e emissor não precisam estar conectados ao mesmo tempo para haver comunicação permanente e imediata interação) e logo nos conectamos com o ambiente virtual e-proinfo, onde todos nós cursistas conversarmos apenas pela ferramenta do bate - papo, utilizando os recursos disponíveis, durante 15 minutos não existindo a conversa por meio de fala. Outros ambientes virtuais que oferecem a ferramenta bate-papo também foram apresentados e também um dos maiores desafios que nós professores nos deparamos é com a linguagem utilizada pelos jovens ao utilizarem a ferramenta bate-papo.
    Após o lanche, abriu se uma discussão sobre as redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo, suas características, seus objetivos, suas utilidades, e os cuidados que devemos ter ao utilizá-las. Compreendemos que é uma necessidade participar das redes sociais, pois as pessoas de todo o mundo as utilizam para diversos fins: propagandas, vendas de produtos, encontro de amigos, relacionamentos amorosos... Aliados a tudo isso analisamos e discutimos sobre etiqueta na net, a Netiqueta, e terminamos o nosso encontro com a postagem no fórum da Unidade 6 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: “Análise sobre Redes Sociais e Netiqueta”.

    ResponderExcluir
  7. MEMORIAL- VI

    No sábado dia 09 de julho de 2011 nos encontramos pela sétima vez na Escola Watson para mais uma aula do nosso curso Proinfo Integrado. Inicialmente, nosso tutor Diran deixou-nos postar algumas atividades pendentes como também nos orientou em relação ao projeto,que creio ser atividade mais complexa até o momento. Tivemos a oportunidade de olharmos a Planilha de atividades onde cada um visualizou as atividade s que ainda faltam ser postadas.
    Logo após, iniciamos conversando sobre a importância da comunicação no geral e através da internet. Observando como esta tem facilitado nossa vida e os meios que são utilizados para tal,como: bate-papo,e-mail,fóruns,redes sociais,etc.
    Nesta aula aprendemos o que é comunicação síncrona( quando o emissor e receptor e receptor respondem um ao outro imediatamente) e assíncrona( quando o emissor e receptor não estão em permanente e imediata interação).
    Depois, nosso tutor nos orientou a entrarmos no chat do eproinfo para colocarmos em prática o que aprendemos,daí passamos a nos comunicar só através do chat ,trocando ideias,conversando sobre o curso e aprimorando nossa prática no uso do computador.
    Mais uma vez, Diran falou sobre a utilização correta de e-mail,sua importância, e nos apresentou algumas figuras denominadas Emoticons e quando devemos utilizá-las.
    Vimos também a questão da etiqueta na internet(netiqueta) ou seja,os cuidados que devemos ter para que a comunicação não seja prejudicada como por exemplo: ter cuidado no que falamos dos outros,pois muitas pessoas podem ver o que escrevemos;ser claro e objetivo;respeitar os direitos autorais dos outros a privacidade.
    Enfim, combinamos nosso próximo encontro que trataremos sobre slides e sua apresentação em power point.

    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa.
    Delmiro Gouveia_AL

    ResponderExcluir
  8. MEMORIAL 6:

    A aula deste dia, 09 de julho, teve início com o comentário do tutor, Diran, sobre a aula anterior que abordava o tema " O computador irá substituir o professor" com relatos e reflexão por parte dos cursistas ficando bem claro que essa ferramenta é uma ponte de cooperação para o professor. Como pauta do dia a aboradagem foi comunicação sícrona e assícrona e os recursos disponíveis como ferramentas de comunicação. Em seguida foi abordado sobre redes sociais e Netiqueta e como o professor tem a responsabilidade de orientar os alunos sobre a segurança e os cuidados que os mesmos devem ter com as postagens pessoais e que permitem conhecer detalhes do usuário. Entretanto, as redes tornaram-se uma necessidade digital pois permitem interação entre aqueles que acessam. Experimentamos mais uma ferramenta de bate-papo do e-proinfo ( chat) que possibilitou a troca de mensagens entre os cursistas de forma bastante rápida e ágil.

    ResponderExcluir
  9. A aula do Proinfo do dia 09 de julho de 2011, iniciou-se com orientações do tutor sobre o projeto de aprendizagem, depois aprendemos o que é comunicação síncrona( quando o emissor e receptor e receptor respondem um ao outro imediatamente) e assíncrona( quando o emissor e receptor não estão em permanente e imediata interação).Logo após, nosso tutor nos orientou a entrarmos no chat do eproinfo para colocarmos em prática o que aprendemos,daí passamos a nos comunicar só através do chat ,trocando ideias,conversando sobre o curso e aprimorando nossa prática, colocando emoticons e tudo mais.
    O tutor falou sobre a utilização correta de e-mail,foi exposta a questão da inserção nas redes sociais com a leitura das p. 124 e a 127 da apostila do Cursista, realizada pelo Tutor. Ao final do curso foi executada a atividade do eproinfo – unidade 6,

    ResponderExcluir
  10. Nosso encontro aconteceu dia 09/07/11. Chegamos bem dispostos depois de alguns dias de recesso,e a euforia tomando conta de todos nós.
    Iniciamos o nosso módulo lendo o texto "O computador vai substituir o professor? Analisamos o futuro das escolas com a chegada das novas tecnologias e o papel do professor frente ao processo ensino/aprendizagem. Também foi apresentado para os cursistas a ferramenta CHAT e tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com nossos colegas nessa rede social.
    O nosso tutor também falou sobre o cuidado de se comunicar nas redes sociais (netiqueta).
    Como sempre o módulo foi proveitoso e aprendemos muito.
    Beijos e abraços.
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Memorial 6

    Em 09.07.2011 aconteceu mais um encontro do Curso de Introdução à Educação Digital. Este iniciou com o tutor Diran Lopes explicando dois tipos de comunicação: a síncrona, nesta devem existir o emissor e o receptor em conexão direta, e a assícrona que não há a necessidade de os dois estarem em conexão, como exemplo foi citado o e-mail. Logo após falou sobre o Chat e as redes sócias. Depois nos conectamos com o ambiente virtual do E-proinfo e começamos a entrar em contato com todos os colegas de cursos através do chat. Certamente, foi mais uma experiência maravilhosa e valorosa.
    Ah! Aprendemos também sobre como ter etiqueta na internet (Netiqueta) e os cuidados com as postagens pessoais e ser éticos sempre.
    Realmente em cada encontro saímos mais ricos em conhecimentos, pois além de elaborarmos tais conhecimentos, praticamos em seguida.

    ResponderExcluir
  12. Nosso encontro aconteceu dia 09.07.2011. Dentre as atividades deste dia, uma foi de certa forma mais empolgante, pois utilizamos o Chat dentro do ambiente do E-PROINFO. Conversamos também sobre redes sociais como Orkut, Facebook, etc.
    Aprendemos também sobre como ter etiqueta na internet (Netiqueta) e os cuidados que devemos ter com as postagens pessoais e também sobre a necessidade de sermos éticos.

    ResponderExcluir
  13. O encontro do dia 09.07.2011, iniciou-se com o professor dandos algumas explicações sobre os trabalhos já proprostos e pedentes por alguns cursistas.Depois iniciamos as atividades do encontro, dentre as quais estava a utilização do Chat do e-proinfo, e tivemos a experiência de conversarmos com os colegas. Conhecemos um pouco mais sobre as outras redes de relacionamentos como o Orkut, Facebook, entre outros.
    Aprendemos também sobre como se comportar na internet, são as Netiquetas, as quais nos mostraram que devemos ser éticos e respeitar os outros com os quais conversamos via redes de relacionamentos.

    ResponderExcluir
  14. Neste encontro falamos em segurança na internet e aprendemos a utilizar a sala de bate-papo e usamos a do eproinfo na unidade 6, ficamos calados e conversamos somente através do bate-papo, mandando mensagem para todos os colegas presentes, falamos nas redes socias, orkut, facebook e outros usados no brasil e no mundo e também aprendemos sobre etiqueta na internet,e aprendemos que devemos ter muito cuidado no que escrevemos por que tudo fica registrado no computador.

    ResponderExcluir
  15. No sétimo encontro acessamos no ambiente E-proinfo na unidade 6 em interação, onde houve um bate-papo com os colegas. Em seguida, refletimos sobre a importância de participar das redes sociais e utilizar regras de bom comportamento na Internet que é chamado Netiqueta.
    Finalizando entramos novamente no ambiente E-proinfo na unidade 6, onde postamos um texto sobre redes sociais e netiqueta.

    ResponderExcluir
  16. Neste encontro aprendemos sobre a utilidade das salas de bate-papo, e o cuidado que devemos ter em relação ao que digitamos em nossas comunicações utilizando a mesma. Analisamos as redes sociais e a importância de estarmos nelas nos dias de hoje, verificamos seu crescimento no Brasil e no mundo e concluimos nosso encontro falando em etiqueta na internet, a netiqueta.

    ResponderExcluir
  17. No dia 09 de julho de 2011 aconteceu na Escola Watson nosso sétimo encontro. o tutor Diran nos orientou sobre o nosso projeto, que é a atividade que mais me preocupa no momento, pois estou cheia de ansiedade para a realização da mesma. Discutiu-se a utilização das redes sociais e o seu enorme crescimento no mundo. Foi neste dia que aprendemos sobre comunicação síncrona (quando emissor e receptor interagem ao mesmo tempo)e comunicação assíncrona (quando o emissor e receptor não estão em permanente e imediata interação).Por conseguinte interagimos no chat do eproinfo, (que foi bastante divertido), sem esquecer também a questão da etiqueta na internet(netiqueta).

    ResponderExcluir
  18. No sétimo encontro aprendemos a conversar no bate papo. Discutimos sobre a segurança das salas de bate papo e das redes sociais e os cuidados que devemos ter. Conhecemos algumas regras de etiqueta na net, a netiqueta

    ResponderExcluir
  19. O encontro do dia 09.07.2011,foi empolgante,pela primeira vez usei o chat(descubro o porquê dos meus filhos esquecerem a hora)a experiência do bate-papo foi boa e melhor foram as informações dadas pelo tutor referente aos cuidados necessários ao utilizarmos essa redes.

    ResponderExcluir
  20. No dia 09/07, tivemos o sétimo encontro, o tutor Diran iniciou fazendo um breve comentário sobre a aula anterior, fomos apresentados a sala de bate-papos o chat, vivenciamos a experiência de conversarmos com vários cursistas ao mesmo tempo, falou sobre a comunicação sícrona e assícrona, e nos alertou sobre as redes sociais, a questão da etiqueta na internet(netiqueta) o uso adequado e os cuidados que devemos ter para que a comunicação não seja interceptada por outros e respeitar os direitos autorais.

    ResponderExcluir
  21. No encontro do dia 09 de julho, foi muito bom, pois utilizamos o chat, falamos sobre redes sociais (orkut, facebook e outros), falamos sobre etiqueta na internet, o que é ético ou não(NETIQUETA) e terminamos com a postagem no fórum da unidade 6 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: Análise sobre as Redes Sociais e Netiqueta.

    ResponderExcluir
  22. Memorial 6

    A aula de hoje, 09/07/2001, da turma do Proinfo Integrado Delmiro Gouveia foi muito valiosa! Iniciamos postando as atividades pendentes. Depois o Tutor Diran Araújo comunicação assíncrona e comunicação síncrona para introduzir o estudo da aula de hoje, onde experimentamos o chat do e-Proinfo, participando de um gostoso bate-papo entre os cursistas. E confesso que foi a primeira vez que eu participei de um chat. Em seguida veio o lanche feito por Tia Zilma. Terminado o lanche, o Tutor fez uma abordagem sobre as redes sociais e Netiqueta, enfatizando que não apenas na net, como também em nossas vidas devemos manter protocolos para que haja uma boa comunicação. No final da aula ele pediu que todos os presentes fizessem a sua contribuição no Fórum Análise sobre Redes Sociais e Netiqueta. A aula foi realmente ótima!! Um bom fim de semana a todos!! Até sábado que vem!

    ResponderExcluir
  23. Ao iniciar este encontro, o tutor fez um breve comentário sobre o encontro anterior e logo apresentou o estudo da unidade 6, "Cooperação Pressupõe Diálogo!", aprendemos os tipos de comunicação existentes na rede e os cuidados que se deve ter ao expor seus escritos nas redes sociais. Também exploramos o bate-papo no ambiente virtual do e-proinfo, um momento de muita descontração!
    Terminamos o nosso encontro com a postagem no fórum "análise das redes sociais e netiqueta", no ambiente virtual de aprendizagem do e-proinfo.

    ResponderExcluir
  24. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 6: Cooperação Pressupõe Diálogo!
    Data: 09 de julho de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    Neste encontro o Tutor enfatizou os aspectos gerais da comunicação, fez comparações quanto às diferenças entre comunicação síncrona e comunicação assíncrona. Analisamos as ferramentas de comunicação utilizadas no contexto escolar: o bate-papo, o e-mail, a lista de discussão e o fórum. Fomos orientados a acessar o bate papo no e-proinfo e a nos comunicar através dessa ferramenta, com trocas virtuais de pensamentos, mensagens e bate-papo divertidos.
    No segundo momento discutimos sobre as redes sociais (nas quais compartilhamos conhecimentos) e etiqueta na net (netiqueta). Em virtude das relações pessoais e profissionais estarem crescendo de forma considerável nos últimos anos, é importante estabelecer regras básicas de netiqueta. Isso se faz necessário a fim de favorecer um melhor entendimento entre as pessoas, uma vez que as mesmas estão distribuídas pelo mundo e são oriundas de culturas, crenças morais e éticas distintas.

    ResponderExcluir
  25. Neste encontro aprendemos sobre os tipos de comunicação existentes nas redes sociais de comunicação digital e os cuidados que se deve ter em relação as mesmas, sobretudo as questões relacionadas a netiqueta. Entramos no ambiente do e-proinfo, na unidade 6 e utilizamos o bate-papo. Na sala, utilizamos o chat para interagirmos com os colegas do curso. Com isso, a cada dia estou ampliando os meus conhecimentos em relação as redes sociais.

    ResponderExcluir
  26. Foi iniciado o nosso sétimo encontro com uma retrospectiva do que foi debatido no encontro anterior. Em seguida, fomos convidados a refletir sobre as possibilidades de interação oferecidas na internet. Após, este momento, retomamos nossas atividades da unidade: “Cooperação pressupõe diálogo!”. Analisamos, debatemos sobre temas como: os serviços oferecidos pela internet focalizados nas ferramentas de comunicação, o tipo de linguagem utilizada pelos jovens em ferramentas como bate-papo, as redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo, a etiqueta na net (netiqueta). Ao concluirmos nosso encontro percebi o quanto é dinâmico e expressivo o uso das ferramentas de comunicação na internet, as inúmeras possibilidades que essas ferramentas nos oferecem e principalmente, que para estarmos inseridos no mundo dos nossos alunos precisamos conhecê-las. Por fim, postamos no fórum da Unidade 6 o texto: “Análise sobre Redes Sociais e Netiqueta.

    ResponderExcluir