Memorial 3

Memorial da Unidade 3

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 3, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

31 comentários:

  1. O terceiro encontro aconteceu dia 21/05. Para nossa surpresa, começamos sem net. Ficamos irritados e desapontados, mas aproveitamos para concluir atividades que estavam pendentes.Recebemos orientações através do tutor, acerca da utilização correta do email.Recebemos também orientações sobre como postar no blog do Proinfo e logo após o lanche descobriu-se que a internete havia voltado. Aconteceu então, a construção do blog...
    Apesar de ter saído antes do término...já construi o meu...

    ResponderExcluir
  2. Neste último sábado 21 de maio de 2011,mais uma vez nos reunimos no Laboratório de Informática da Escola Estadual Watson,com a finalidade de iniciarmos o Módulo III.
    Logo nas primeiras horas, a internet não estava funcionando e por isso nosso tutor Diran fez uma revisão dos primeiros módulos e mesmo of-line nos explicou como acessarmos o Blog e efetuarmos o cadastro.
    Logo após o intervalo a internet já estava funcionando normalmente e nós aprendemos como criar um Blog.Fizemos isso e ainda para aqueles que não haviam conseguido postar seus comentários no Blog do Proinfo em Delmiro o fizeram naquele dia.
    Na verdade pensei ser mais difícil lhe dar com essas novas tecnologias,mas na verdade Diran tem nos ajudado a superar nossas dificuldades.


    Mércia Raquel Santos de Brito Barbosa

    Delmiro Gouveia,23 de maio de 2011.

    ResponderExcluir
  3. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL

    MEMORIAL 3


    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 3: Blogs: O quê? Pra quê? Como? 4h. Essa terceira unidade deu inicio no dia 21 de maio de 2011 às 8h da manhã. O tutor Diran Araújo deu algumas dicas de com usar o email (excluir arquivos que venham com “exe”, formas de como enviar email de forma oculta CCO , e como também enviar de forma que todos vejam, foi falado também do SPAN- rastreamento de informações do computador). Dicas também de como postar no blog, e como se cadastrar no mesmo.
    Infelizmente não era possível trabalhar na prática os blogs, pois o laboratório da escola, onde está sendo realizado o curso, estava sem internet.
    Mas como já estava memorizada a pagina do Proinfo no Firefox, foi feito um trabalho no modo offline através do Datashow, ainda deu para ver como se entrava no blog do curso.
    Felizmente às 10h58minh da manhã a internet deu seu “sinal de vida”. Enfim teoria e prática se unindo, e assim encerrou-se essa unidade com o tutor orientando na criação dos blogs dos cursitas, e um breve comentário sobre o projeto do Proinfo: objetivos e local de aplicação.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, 21 de maio, foram esclarecidos itens necessários ao acesso ao programa. Inicialmente, um texto esclarecedor foi apresentado sobre e-mail e se de fato sabemos usá-lo. Esta aula teria como ponto máximo a criação de um blog e como postar as atividades desenvolvidas. Infelizmente estávamos sem internet o que, naquele momento, impossibilitou a criação do blog. Tão logo foi possível acessar a internet, o tutor Diran, passou as informações e os cursistas puderam colocar em prática os ensinamentos. As dúvidas ainda são frequentes, mas certamente serão sanadas ao longo do curso.

    Zara Mafra, 01 de junho de 2011.

    ResponderExcluir
  5. Memorial 03
    Sábado 21 de maio de 2011, mais uma vez nos reunimos no Laboratório de Informática da Escola Estadual Watson, com o objetivo de iniciarmos o Módulo III.
    Logo nos primeiros instantes percebemos que a internet não estava funcionando, fato este que impossibilita que as aulas possam fluir de modo satisfatório, este fato deixou a todos irritados e desapontados, e por esta razão nosso tutor Diran aproveitou para fazer uma revisão dos primeiros módulos e um dos conteúdos mais interessantes foi as orientações recebidas acerca da utilização correta do email.
    Mesmo of-line o tutor nos mostrou como acessarmos o Blog do curso, como postar os comentários e efetuarmos o cadastro. Após o intervalo para o lanche – que sempre é muito bom- o problema com a internet já sido sanado e estava funcionando normalmente, neste momento então foi possível dá seguimento ao planejamento feito pelo tutor, que era a criação de um blog para cada cursista e nós cursistas seguindo a orientação do tutor aprendemos criar um Blog e cada um fez o seu.

    ResponderExcluir
  6. O terceiro encontro, realizou-se no dia 21/05, às 8 h. com as boas vindas dadas pelo tutor.
    Em segundo começou-se a explanação sobre “Você sabe como lidar com os e-mails?”. A explanação foi feita através de slides seguindo os seguintes pontos:
    • Nunca abra arquivos em “exe”;
    • Orientações como usar o seu e-mail;
    • Cuidados com os e-mails recebidos;
    • Análise do que enviam para nós;
    • O que são spans?
    • O que são vírus?
    Tudo o que foi apresentado e debatido,foi muito proveitoso, pois mesmo tendo vários conhecimentos sobre a Internet, sempre temos algo a aprender.
    Depois o tutor nos ensinou como enviar nossos trabalhos pelo Google, passo a passo. Logo após cada cursista criou o seu blog, o qual servirá para colocarmos as atividades desenvolvidas durante o curso.
    Por fim passou uma tarefa para casa – elaborar um projeto do uso da informática na escola – Projeto Integrado de Aprendizagem, partindo da leitura na era digital.
    Despedimo-nos, combinando o próximo encontro.

    ResponderExcluir
  7. No terceiro encontro apesar do atraso, devido a falta de internet no laboratório da escola,deu tempo aprender algumas características dos blogs, a criar e a postar texto e imagem.
    Outra informação que obtivemos se refere aos cuidados que devemos ter ao interagir com desconhecidos por meio do e-mail, e outras dicas importantes como: não receber arquivos enviados por desconhecidos; enviar mensagem através de "cco", nunca abrir anexos com "exe".
    Portanto os desafios são muitos, mas certamente, as conquistas e a certeza de que estamos avançando são muito maiores.

    ResponderExcluir
  8. MEMORIAL 3

    Neste módulo tivemos a oportunidade de conhecermos um pouquinho mais sobre o uso de e-mails, a questão da segurança ao enviarmos e respondermos as mensagens eletrônicas, no encontro, a turma chegou a uma conclusão, que nem sempre utilizamos adequadamente a internet para enviarmos e-mails.
    Neste encontro surgiram muitos questionamentos, nos demos conta de nossa limitação frente a tecnologia do computador. Dúvidas?...muitas...
    As dúvidas foram sendo esclarecidas pelo tutor, mas somente na prática é que terei a certeza que tudo foi resolvido, ainda estou travando uma luta com meu computador, sei de minhas limitações, mas também sei que cada desafio é uma oportunidade para aprendermos.
    O módulo deste encontro foi um tanto desafiador, tínhamos que fazer um blog, mas como de outras vezes, o laboratório estava sem a conexão com a internet, nosso tutor tentou tirar as dúvidas da turma esclarecendo minuciosamente como deveríamos proceder. Já no final do módulo a internet voltou e Diran explicou como fazer o blog.
    Durante este módulo e depois dele ainda apresento muitas dificuldades, apesar de ter tido as orientações, mas tenho certeza que irei superá-las.

    Um abraço a todas e todos colegas de curso.
    Mônica

    ResponderExcluir
  9. No terceiro encontro foi abordado o tema Blog e seu significado.Passamos a maior parte da aula sem internet, dificultando assim, o andamento da aula.
    Assistimos o vídeo"Você sabe usar seu e-mail?" e fizemos a discursão do mesmo.
    Já com o uso da internet, criamos o nosso blog (individual).Foi ótimo!Adorei!

    ResponderExcluir
  10. No nosso terceiro encontro a tarefa principal era a criação de BLOG.......... infelizmente estamos sem internet, sendo assim o nosso Tutor Diran Araújo nos orientou para realizarmos as tarefas pendentes dos encontros anteriores... depois do lanche, a internet estava disponível, ai criamos os nossos blogs o que vai nos ajudar muito no andamento do curso e na divulgação do mesmo...neste mesmo dia nos fi apresentado um e-mail mostrando orientações sobre o uso adequado da internet.. o encontro foi bastante proveitoso, espero o próximo ansiosamente..Que Deus abençoe a todos..

    ResponderExcluir
  11. A aula do dia 21 de maio de 2011 do Proinfo em Delmiro Gouveia-AL, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão iniciou-se com uma mensagem;
    Logo após, explicações sobre CC ( Com Cópia ) e CCO ( Cópia Oculta ) no e-mail;
    Explicações sobre vírus e spans no computador;
    Aconteceram imprevistos com a internet na sala de estudos;
    Enquanto isso, o orientador explicou o acesso e as dúvidas, de como navegar na página do blog do curso;
    Demonstração de postagens do memorial no blog e como se cadastrar, passo a passo!

    ResponderExcluir
  12. Foi muito proveitoso as explicações sobre o CCO (cópia oculta) no e-mail porque deixei de mandar muito lixo eletrônico para meus amigos. E a criação de um blog foi espetacular.

    ResponderExcluir
  13. Nesta unidade aprendi criar e utilizar um blog, estudei as características e sua utilização.
    Entende-se que o blog é um diário,onde podemos registrar nossos trabalhos para serem compartilhados e comentados por outras pessoas.
    Blog é uma forma de comunicação na internet, pois você publica seus pensamentos, diários, etc. Nós educadores podemos utilizar esse recurso com os nossos alunos,pois assim eles poderão enriquecer a prática da escrita e da criação escrevendo a sua própria história.
    Confesso que criar um blog não é uma prática simples para mim, consigui fazer o meu com ajuda de minhas colegas e do tutor, enfim foi mais um desafio para mim, estou feliz.

    Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011.

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  14. Curso de Introdução à Educação Digital
    Cursista: Cláudio Cardoso de Melo.
    Tutor:Diran Lopes de Araújo.


    O 3º encontro do Curso de Introdução à Educação Digital que aconteceu no dia vinte e um de maio de dois mil e onze(21/05/2011), no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão foi muito proveitoso. Após a recepção calorosa do nosso tutor Diran, ele nos fez a seguinte pergunta: Você sabe usar seu e-mail? Tem certeza? Após ouvir várias respostas e analisá-las, nos orientou, através de um slides, como melhor utilizá-lo. Lembro-me bem que não devemos abrir anexos com a expressão “.exe”(deve-se excluir), além disso não acreditar em tudo que se lê. Nos passou regras importantes como usar “CCO” para inserir os destinatários, retirar do assunto o “EN”, etc.
    Neste encontro, também foi orientado como acessar e construir um blog. Foi solicitado que realizássemos o necessário para a constituição desse blog, percebendo algumas de suas possibilidades de ajustes e configurações.
    Bom a cada aula construímos mais conhecimentos e cada vez mais fico empolgado com este curso! Sei o quanto vai facilitar no meu cotidiano em sala de aula e para as minhas pesquisas.

    ResponderExcluir
  15. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 3: Blogs: O quê? Pra quê? Como?
    Data: 21 de maio de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    Iniciamos o encontro assistindo o vídeo “Você sabe usar seu e-mail?”, que nos transmite relevantes informações do uso correto de e-mail. Dando continuidade, discutimos sobre o tema gerador do Projeto Integrado de Aprendizagem: “A Leitura na Era Digital” e fomos orientados como postar as tarefas no blog do curso.

    Após a breve explanação sobre BLOG, suas funções, conceitos e definições bem como as formas de utilização, acompanhamos as orientações do tutor e criamos um blog individual.

    Nesta unidade conhecemos algumas das características e dos benefícios do uso do Blog na educação como instrumento de apoio à aprendizagem em ambientes virtuais e percebemos a popularidade que o blog ganhou nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  16. Na terceira aula ,expomos nossas dificuldades em relação a atividade anterior,sendo solucionadas pelo tutor.
    A falta de conexão com a internet nos tomou um bom tempo ,mas ao ser solucionada ,cumprimos nossa atividade do dia que foi a criação de um blog.

    ResponderExcluir
  17. Curso: Introdução a Educação Digital
    Tutor: Diran
    Cursista: Cielma
    Data: 21/05/2011

    Unidade 3 - Blogs: O quê? Pra quê? Como?

    Estamos nos encontrando pela terceira vez. Fizemos alguns progressos até aqui e também trouxemos dúvidas para serem esclarecidas por nosso tutor, a respeito das atividades de casa.
    No início fomos surpreendidos por problemas com a internet, o que dificultou a nossa principal atividade do dia, "a criação de um blog individual". Prosseguimos então, com a apresentação de um vídeo que nos esclarecia sobre os erros e enganos mais comuns cometidos ao enviar e receber e-mails.Um momento muito proveitoso para todos. Em seguida houve uma sensibilização sobre a elaboração do projeto integrado de aprendizagem de título: "A leitura na era digital", onde o tutor nos orientou e aconselhou a iniciarmos esse estudo.Por fim, a internet voltou a funcionar e então seguimos as etapas de criação do blog e como tarefa de casa, fomos orientados a aperfeiçoá-lo. E haja fôlego não é Diran? Estou encarando tudo com entusiasmo, e confesso que o que estou construindo nestes encontros, já estão provocando mudanças benéficas em minha vida. Só fico triste por ainda não conseguir administrar meu tempo e postar as atividades pontualmente. Agradeço ao tutor pela compreensão e paciência. Até o próximo encontro!

    ResponderExcluir
  18. Hoje foi um dia bastante proveitoso no curso de inclusao digital. Aprendemos algumas regras de como usar o nosso e mail com segurança e tambem passo a passo de como criar um blog. Foi uma aula muito interessante. Gostei bastante. bjs e ate a proxima.

    ResponderExcluir
  19. O terceiro encontro,todos os cursistas estavam apreesivos pois começaram a surgir dúvidas com relaçao ao acesso para postagens das atividades.
    O andamento do terceiro módulo ficou comprometido,pois a escola estava sem internet.
    O primeiro momento o professor fez uma explanação muito importante sobre os perigos dos e-mails recebidos,do teor dos conteúdos das mensagens,enfim,da importância de se utilizar nosso e-mail corretamente. Foi bastante interessante pois pensavámos que sabíamos manusear o serviço de e-mail corretamente.
    O segundo momento o tutor Diram tirou todas as dúvidas que a turma estava tendo com relação às postagens no fórum e também orientou os cursistas para a criação de um blog.
    O módulo ficou ocioso por conta da falta da internet,pois o andamento das atividades só é possível se tiver internet,esperamos que no próximo módulo a internet esteja funcionando.
    Um abraço e beijos.
    MARILENE CASTRO

    ResponderExcluir
  20. Esse terceiro módulo, "apesar da falta de net", foi ótimo, recebemos explicações dos temas e textos contidas no guia do cursista e também de como criar nosso próprio blogger. Logo que a net voltou tivemos orientações de como enviarmos email e podemos criar nosso blogger lá mesmo no curso. Foi um show! Amei esta aula!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. O nosso terceiro encontro aconteceu no dia 21 de maio e nos reunimos no laboratório de informática, para esclarecermos algumas dúvidas, já que no primeiro tempo estávamos sem internet. O professor nos orientou sobre como acessarmos, como construir nosso Blog e como efetuarmos o nosso cadastro. Criamos o Blog e fizemos o nosso cadastro, postamos os nossos comentários que faltavam e que ainda não havíamos postado. Foi muito bom.

    ResponderExcluir
  22. 21/05,Terceiro encontro.
    Iniciada a aula o tutor Diran nos informou que estávamos sem conexão com a internete, mas isso não impediu de seguirmos conforme planejado.
    Houve revisão dos encontros anteriores,assistimos um video mostrando o cuidado com o uso do e-mail,muito proveitoso. Fomos orientados a não abrir anexos "exe", excluí-los sempre.
    Ter cuidada com spans.
    Abrimos um blog pessoal
    Amei a aula.

    ResponderExcluir
  23. No terceiro encontro foi apresentado na teoria o que seria um blog e seus significados. Fiquei muito feliz em conhecer mais esse espaço virtual que está a favor da educação, através das atividades propostas estou me inteirando e conhecendo esse ambiente. Pretendo sanar minhas dúvidas e angústias.
    O encontro foi concluído com a solicitação das atividades para casa.

    ResponderExcluir
  24. A aula do dia de hoje para mim foi um pouco complicada. Primeiro houve um problema com o acesso a internet; depois que o problema foi resolvido a atividade solicitada pelo nosso formador foi a criação de um Blog na qual eu particularmente tive muita dificuldade.

    ResponderExcluir
  25. MEMORIAL 03

    O 3º encontro – Unidade 3: O que? Pra que? Como? O correu dia 21/05/11. Foi apresentado algumas dicas de como não ser vítima das armadilhas que a internet oferece, dicas essas como: identificar que oferece ameaça de vírus, como enviar e-mail “cco” e o significado.
    No final da manhã a interna passou a funcionar e conseguir construir o blog, sob a orientação do tutor.
    Para finalizar a aula o tutor fez menção ao projeto que teremos que desenvolver no seu campo de trabalho e postar no blog.

    ResponderExcluir
  26. A aula do dia 21 de maio (3 encontro), foi meio frustrante, visto que estávamos sem internet. O nosso formador, Diran, aproveitou o momento para nos orientar sobre como usar o e-mail, bem como a linguagem adequada ao usar o mesmo. Na parte final da aula a internet retornou. Isto possibilitou que o nosso formador orientasse os cursistas como criar um blog.Apesar de todo esforço dele não consegui criar meu blog e saí com muitas dúvidas como fazê-lo.Em um outro momento com a ajuda do formador, consegui criar meu blog.

    ResponderExcluir
  27. O nosso terceiro encontro ocorreu no dia 21 de maio,e o nosso tutor infelizmente não pode fazer tudo que havia programado, devido a falta da net.Bem, mas mesmo diante do imprevisto, a nossa manhã não foi em vão, pois aprendemos para que serve um blog e como postar nossos textos.Isso fez com que muitos de ficassemos apreensivos, por não ter entendido muito bem. No momento, não consegui criar o meu,por falta de uma conta no google, o que só foi possível depois, em minha casa. Foi muito legal fazê-lo, pois pude perceber que só aprendemos a fazer algo, quando estamos dispostos a arriscar.
    No mesmo encontro, aprendemos também que há muitos perigos ocultos na rede e o nosso tutor nos orientou a respeito de como podemos nos defender desses perigos.
    Bem, é isso.Estou muito feliz com os nossos avanços.

    ResponderExcluir
  28. MEMORIAL 03 BLOG

    NESSA AULA O OBJETIVO ERA CONSTRUIR UM BLOG, TODO MUNDO CONSEGUIU, ALGUNS COM MUITA FACILIDADE E OUTROS COM MUITA AJUDA DO TUTOR, MAS TODOS CUMPRIRAM AS EXIGÊNCIAS DO GUIA DO URSISTA.
    ENTENDER UM BLOG COMO UM MEIO DE POSTAGEM DE INFORMAÇÕES, FOI FÁCIL, O MAIS COMPLICADO FOI EXECUTAR AS POSTAGENS NO TAL NDEREÇO. COMO UM BLOG PODE AJUDAR O FAZER PEDAGÓGICO DE UM PROFESSOR? COMO A POSTAGEM DE MENSAGENS E INFORMAÇÕES DEVE ACONTECER PAR FACILITAR O COTIDIANO DE ALUNOS E PROFESSORRES NESSE PROCESSO COMPLEXO E DELICADO. QUE CHAMAMOS DE
    PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM? SEI QUE SERÁ ÚTIL, MUITO ÚTIL, SÓ FALTA APRIMORAR AS IDEIAS E EXPLORÁ-LO COM INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA.

    MISAEL PEDRO

    ResponderExcluir
  29. No encontro da unidade 3, pudemos refletir sobre Blogs e sua função nos meios digitais, tido como um diário eletrônico esssa ferramenta é muito útil para alunos e professores pois podem ser utilizados como meio de comunicação e expressão para os mais diversos assuntos. Como eu ja possuia um blog não foi necessário criar um e aproveitei para ajudar meus colegas na construção deles, pois o objetivo deste encontra era além de entender a funcionalidade do Blog, cada cursista criar um e foi o que aconteceu. Terminamos nosso encontro com a cobrança do tutor em relação aos trabalhos que não foram feitos

    ResponderExcluir
  30. O terceiro encontro iniciou com uma grande expectativa de como criar um blog, porém ficamos frustrados porque a internet não estava conectada, então o tutor direcionou este momento para esclarecer e orientar como não sermos vítimas das armadilhas ao usarmos a internet e como enviar e-mail "cco".
    No término da manhã conseguimos a conexão.Que bom! Pois foi quando colocamos em prática tudo que o tutor havia explicado.Finalmente criamos nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. O nosso terceiro encontro ocorreu no dia 21/05, com a expectativa de como se criar um blog. No entanto, como estavamos sem conexão com a internet, o nosso tutor iniciou a aula, mesmo em off, explicando sobre as funções do blog no meio digital; que por sua vez é um diário, só que eletrônico.
    Suas funções são enriquecedoras , pois, promovem a inovação e a comunicação entre professor e aluno dentro e fora da sala de aula. Ampliando assim, os nossos conhecimentos sobre a evolução tecnológica e integrando-nos no meio digital.

    ResponderExcluir