Memorial 2

Memorial da Unidade 2

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 2, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

30 comentários:

  1. Percebo como era precária a minha experiência com computdores e estou fascinada pelo curso, depois que o professor Diran nos apresentou todos os ícones e como trabalhá-los.Percebo novos horizontes, espero aproveitar o m´ximo e md dedicar bastante. Tenho certeza de que daarei o melhor de mim e que no futuro colherei bons frutos.

    ResponderExcluir
  2. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL

    MEMORIAL 2


    APRESENTAÇÃO DA UNIDADE 2: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede – 4h. No dia 11 de maio 2011 às 8h da manhã foi dado inicio ao segundo encontro da Formação – Proinfo Integrado em que houve socialização do blog: http://proinfodelmiro.blogspot.com, onde serão postados todos os trabalhos que forem sendo executados durante o curso, como foi dito pelo Tutor Diran: “interação entre teoria e prática”.
    Foi dado ênfase aos seguintes itens do desktop: ícone inferior iniciar (fechar sessão, trocar usuário). Também foram visualizados por meio do Datashow os ícones da parte superior do desktop, que podem servir de apoio pedagógico para o professor, e como o utilizar em suas práticas de ensino – aprendizagem. Muito produtivo, já que o programa Linux, é disponibilizado nas escolas da rede estadual de ensino de Alagoas, tanto para o alunado como para os professores, então nada melhor do que programas educativos e “digitais”, que auxiliam e transformam as práticas pedagógicas educacionais de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Notoriamente percebemos que a evolução tecnológica, está se fazendo com uma rapidez muito gritante...
    Talvez, essa seja a minha maior dificuldade!
    Pois aprendo hoje e amanhã tenho que aprender de novo, pois o que aprendi tornou-se obsoleto.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo disse:
    A aula do Proinfo, foi bastante proveitosa, pois recebemos em nossas escolas, computadores de alto nível, mas não sabemos usufruir e repassar aos nossos alunos corretamente esta tecnologia.
    Apesar de alguns colegas não colaborarem com o silêncio desejado, a aula transcorreu proveitosamente, tirando muitas dúvidas por minha parte do programa LINUX, já que em meu computador utilizo o WINDOWS XP, os programas basicamente são os mesmos, mas as configurações e conversões de documentos me confundem, então nosso orientador nos levou a fazer experiências relacionadas e com isso adquirimos a prática desejada.
    Também foi nos orientado o endereço eletrônico do curso, onde postaremos nossos trabalhos e experiências realizadas.

    ResponderExcluir
  5. O segundo encontro ocorreu na quarta-feira, dia onze de março, dia marcado de comum acordo entre todos os cursistas participantes. No ensejo refletimos sobre o texto da unidade 2 ”Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede”, também refletimos sobre os objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo. Em seguida exercitamos no computador as ferramentas que podem nos possibilitar um conhecimento maior sobre a internet e os recursos que ela oferece aos seus usuários. Durante o encontro percebi o quanto precisamos aprender mais sobre as TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação).
    Conhecemos o que vem a ser um hipertexto e como ele funciona, com a ajuda de nosso orientador exploramos a área de trabalho do desktop, como também os ícones que o programa Linux nos oferece, tais como o Domínio Público, TV Escola, Programas Educativos. Ainda exploramos a área de trabalho do programa Linux e conhecemos atalhos para outras ferramentas que nos possibilitam várias atividades, como o Broffice.
    Com o Linux conhecemos um pouco mais sobre as facilidades e vantagens do navegador Firefox, sem descartar o site de busca mais utilizado no mundo, o Google.
    Neste processo de inclusão digital foi muito importante para que eu pudesse fazer uma auto-avaliação de meus conceitos sobre a tecnologia, reconheço que a cada dia preciso aprimorar mais meus conhecimentos sobre o uso das tecnologias e suas interfaces. É preciso nos dar conta de que a tecnologia anda a passos largos, estamos ainda presos a antigos padrões de aprendizagem. Através do curso percebi ainda preciso conhecer muito a internet e as várias possibilidades de se trabalhar com os recursos que ela nos oferece, pois vivo um constante desafio para me incluir na era digital. Este foi um encontro que possibilitou um acréscimo ao nosso conhecimento sobre a rede de comunicação social e também nos proporcionou a familiarização com o editor de texto do Linux.
    Um abraço a todos e a todas.
    Mônica

    "Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender." (Alexandre Herculano)

    ResponderExcluir
  6. Memorial 2
    A nossa segunda aula foi bem mais interessante que a anterior pelo fato de que aprendemos a usar a barra de ferramentas EDUBAR, ferramenta de busca de conteúdos educacionais, ferramentas de produtividade e utilitários. Percebi que o Linux não se diferencia muito do windows, pois os softwares são basicamente os mesmos. Apesar da internete estar com problemas... foi um dia legal!!! Ah..o lanche estava ótimo!!!

    ResponderExcluir
  7. Neste segundo momento a aula foi bastante interessante pois foi possível a visualização do DVD com destaque da barra de ferramentas EDUBAR, que tem a finalidade de subsidiar os professores com conteúdos e diversas atividades que servirão para dinamizar o processo ensino aprendizagem e aproveitá-las no cotidiano escolar. A cada aula fica bem claro como este curso irá contribuir para a introdução de novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias.

    ResponderExcluir
  8. Memorial 2

    No segundo encontro ,destinado ao estudo das tecnologias, as aulas foram voltadas à pesquisa,como o professor deve ministrar suas aulas/conteúdos fazendo uso dessas tecnologias. Contamos com um número maior de participantes, porém; a aula foi mais conturbada devido ao barulho. Trabalhamos com a barra de ferramentas EDUBAR ( ferramentas de busca de conteúdos educacionais, ferramenta de produtividade e utilitários).

    ResponderExcluir
  9. Na segunda aula dia 11 de maio mais uma vez nos encontramos na Escola Watson com a finalidade de conhecermos a área de trabalho do Linux.Pra falar a verdade é bem mais interessante quando partimos para a parte prática do curso,pois nossa curiosidade é tão grande é só cessa quando colocamos a mão na massa.
    Nesta aula podemos ver as barras de ferramentas EDUBAR que são um grande suporte como recursos áudio-visuais para o professor.Imagina como era difícil encontrar as fitas VHS naquelas TV ESCOLA.Trabalhamos tanto os ícones inferiores,quanto os superiores.
    Analisando meus conhecimentos sobre informática,pude perceber que estes estão muito ultrapassados e que se não nos preocuparmos e acompanhar tais evoluções não teremos capacidade de trabalharmos o Linux com nossos alunos uma vez que as escolas já estão preparadas e equipadas para tal.
    Estou ansiosa para próxima aula.



    Mércia Raquel.

    Delmiro Gouveia,02 de junho de 2011.

    ResponderExcluir
  10. Memorial 02

    O segundo encontro ocorreu na quarta-feira, dia onze de março, dia marcado de comum acordo entre todos os cursistas participantes. Este momento foi bem mais interessante que a anterior pelo fato de que aprendemos a usar a barra de ferramentas EDUBAR que tem como objetivo subsidiar os professores com conteúdos, diversas atividade, e jogos educativos que servirão para dinamizar o processo ensino aprendizagem proporcionando aproveitá-las no cotidiano escolar. Ainda aprendemos a usar a ferramenta de busca de conteúdos educacionais, de produtividade e utilitários. O tutor informou que o Linux não se diferencia muito do windows, pois os softwares são basicamente os mesmos. A aula foi interessante e só não foi mais proveitosa por que a internete estava com problemas...

    ResponderExcluir
  11. No dia 11/05, aconteceu o segundo encontro do curso PROINFO. O encontro foi iniciado pelo tutor, fazendo algumas explanações sobre o encontro anterior, apresentando para os componentes que faltaram ao 1º encontro, quais as atividades desenvolvidas e quais tarefas a serem realizadas.
    Logo após o tutor iniciou uma explanação sobre a Ferramenta do R-office e suas divisões. Cada cursista foi acompanhando as explicações pelo seu monitor, desenvolvendo as tarefas propostas pelo mesmo, como a atividade desenvolvida no planetário do próprio programa.
    Depois o tutor apresentou o blog construído por ele, para o curso: proinfodelmiro.blogspot.com , explicando suas partes e como poderíamos postar nossas atividades no mesmo. Apresentou o fórum que tem como tema: Por que necessitamos utilizar a tecnologia na escola?, incentivando-nos a participar do mesmo, apresentando nossas considerações sobre o tema.

    ResponderExcluir
  12. No segundo momento o tutor explicou como navegar nos aplicativos do sistema Linux. Conhecemos também os ícones próprios para os professores como: domínio público, TV escola, programas educativos. Através deste encontro percebi o quanto ainda preciso aprender sobre as novas tecnologias, pois desconhecia estas informações. A partir de agora estes ícones irão contribuir bastante nas pesquisas de atividades para tornar as aulas mais dinâmicas, e também trocar experiências com as colegas de trabalho. Aprendi também que o sistema Linux é bem parecido com o sistema Windows com uma diferença satisfatória que o Linux é bastante seguro.
    Neste encontro aprofundamos ainda mais sobre a importância das tecnologias em nossas vidas e no trabalho da escola.

    ResponderExcluir
  13. O encontro mais uma vez me surpreendeu, pois havia dúvidas de como realizar um bom trabalho com o Linux, graças ao tutor estou me identificando com o Linux. Parabéns Diran pelo ótimo trabalho que vem realizando.

    ResponderExcluir
  14. O segundo encontro seria no sábado dia 14/05, mas antecipamos para a quarta-feira 11/05.Estávamos com esse dia livre. Neste encontro o tutor Diran nos orientou como usar a barra de ferramenta EDUBAR.
    Ferramenta de busca de conteúdo educacionais, grande suporte para dinamizar nossas aulas. Não deixando de frizar que é preciso muito mais para enriquecer nossas aulas.

    ResponderExcluir
  15. Nesta unidade percebemos o quanto é incrível quando pensamos em navegar na internet,saber que está em casa e poder saber o que acontece no mundo inteiro,isso é muito interessante.
    Estou aprendendo neste curso maneiras legais de navegar,não é tão simples como achamos,existem várias formas mas eficazes de utilizá-las.
    Estou achando muito legal este aprendizado.
    A máquina também requer alguns cuidados,para que sua utilização seja eficaz,como por exemplo o cuidado com os vírus que requer sabermos de segurança na internet.
    Tive um pouco de dificuldade em realizar algumas pesquisas na internet,mas com orientações do tutor consegui realizar as atividades.

    Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011.

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  16. Na segunda semana de atividades do proinfo,foi um pouco complicada,pois, a ânsia de aprender despertou euforia e inquietude por parte dos cursistas.Mas com paciência ,do tutor Diran,tudo deu certo e cconcluimos as atividades planejadas com sucesso.

    ResponderExcluir
  17. No segundo encontro lemos um texto da pagina 74 e fizemos uma reflexão do mesmo. Em seguida o tutor nos apresentou o desktop do linux, mostrando-nos de que maneira poderíamos explorar este espaço. Gostei bastante pois percebi que nele existem muitos ícones interessantes para enriquecer ainda mais nossas aulas.

    ResponderExcluir
  18. Curso de Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran
    Cursista: Cielma
    Data: 11/05/2011

    Unidade 2 - Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede

    Nesse segundo encontro,refletimos através da leitura de texto, como era o mundo antes da internet e compreendemos melhor o seu papel na escola.

    Em seguida, o tutor nos apresentou os ícones no desktop e seu funcionamento, destacando aqui a barra de ferramentas "Edubar", que funciona como apoio pedagógico de dinamização e complementação da prática dos professores. Um encontro muito produtivo e dinâmico.Até a próxima!

    ResponderExcluir
  19. O segundo módulo,foi um pouco lento,pois a internet não ajudou,mas apesar desse contra tempo,conhecemos o DesK top do LINUX, navegamos pelos ícones relacionado à educação.
    Foi bastante interessante,pois percebemos o quanto o sistema é rico para se trabalhar em sala de aula.
    A parte que mais gostei foi a literatura de cordel,que permite ao aluno ler toda a história,induzindo o mesmo a prática da leitura. Também conhecemos outros recursos,como visualizar na tela o universo e identificar alguns astros.
    Cada módulo é uma nova expextativa,pois aprendemos mais sobre o sistema e também fazer a comparação com os outros sistemas.
    Cada módulo é uma nova descoberta,e acredito que chego lá.
    Um abraço, beijos.
    MARILENE CASTRO.

    ResponderExcluir
  20. Curso de Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran
    Cursista:Cícera Vieira
    Data: 11 de maio de 2011.

    O segundo encontro foi muito proveitoso, pois conhecemos a área de trabalho do linux, onde visualizamos a barra de ferramentas Edubar, as quais nos fornecem recursos valiosos para trabalharmos com nossos alunos.Fiquei encantada com tudo que podemos usar para dinamizar nossas aulas.Agora entendo o porquê das pessoas passarem tanto tempo diante dos computadores, uma vez que ele passa e você não percebe.

    ResponderExcluir
  21. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 2: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede
    Data: 11 de maio de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    O encontro teve início com a conceituação de internet, esclarecimentos sobre websites e informações sobre os procedimentos iniciais de segurança na web. Conhecemos um pouco sobre a estrutura e funcionamento dessa rede e aprendemos a utilizar o Edubar, barra de ferramentas que visa facilitar o acesso aos conteúdos educacionais e proporciona ao educador diversificar o uso do computador, possibilitando maior atenção aos alunos durante a realização das atividades.
    Durante o encontro o tutor apresentou o blog: http://proinfodelmiro.blogspot.com, para postagem das atividades desenvolvidas durante o curso e interação com os educadores envolvidos na Formação.

    Nesta unidade tivemos a oportunidade de validar a importância da navegação na internet para a vida pessoal e profissional, bem como as características específicas do hipertexto e as novas formas de leitura e escrita que a tecnologia possibilita.

    ResponderExcluir
  22. Esse segundo momento foi muito rico, pois obtemos diversas informações relacionadas ao sistema Educacional Línux.
    Aprender como manusear a barra de ferramentas edubar, nos proporcionou segurança para trabalharmos com os recursos nela expostos e podermos usá-los com mais frequência os computadores dos laboratórios de informática com nossos alunos.
    Espero que os próximos momentos sejam tão ou mais proveitosos quanto foram os que já estudamos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Memorial do 2º encontro (dia 11.05.2011)
    Curso de Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Lopes Araújo
    Cursista: Cláudio Cardoso de Melo.


    O segundo dia de encontro foi muito proveitoso, pois o tutor Diran Lopes nos apresentou as ferramentas de área de educação e chamou atenção para alguns ícones da parte inferior da tela do monitor e depois da parte superior. Em seguida, com a utilização do notebook e do datashow nos mostrou as ferramentas do BrOficie e funções do Linux, assim nos apresentou : 1- Barra iniciar, 2- Barra de Educar com ícones exclusivos para professores com Ferramentas de busca de conteúdos educacionais, TV escola e programas educacionais; 3- Ferramentas de produtividade para apresentações de slides, gerenciador de projetos e planilha eletrônica; 4- Utilitários ( Calculadora, banco de notas, etc).
    É válido salientar que todos nós acompanhamos tudo isso de forma prazerosa, pois estávamos com computadores a nossa frente, portanto, mexendo, praticando. Ah! No ícone de Domínio Público pesquisamos a literatura de cordel e lemos parte do livro Vida, crimes e julgamento do autor Antonio Silvino, em seguida passamos para parte de Geografia e vimos as possibilidades de trabalhar vários conteúdos utilizando o computador com o Linux.
    Destarte, nesse curso é só crescimento e construção de conhecimento!

    ResponderExcluir
  24. No dia 7 de maio de 2011 aconteceu o segundo encontro, iniciado com esclarecimentos sobre a internet e websites e a apresentação dos objetivos do encontro.
    Foi solicitado a leitura e reflexão do texto da página 74 e logo depois assistimos a animação do material digital "Hipertexto" e "Apresentação do Desktop". Tive a oportunidade de conhecer as três partes do desktop e suas finalidades, estou buscando me familiarizar, está sendo muito interessante e desafiador, pretendo melhorar minha prática com baseada nas informações do curso.
    Foi finalizado o encontro com a solicitação das atividades de casa.

    ResponderExcluir
  25. Nesse segundo encontro nos foi apresentados vários recursos que o Linux disponibiliza para facilitar e tornar as aulas bem mais interessantes.

    ResponderExcluir
  26. MEMORIAL 02

    O segundo encontro foi dia 11/05/11 – Navegação em Pesquisa na Internet e Segurança na Rede.
    O tutor apresentou o desktop do linux educacional; aprendemos a manusear as janelas de pesquisa para busca de textos literais e outros. Localizamos alguns itens no ícone iniciar, como: editor de texto, localizamos o pendrive. Fomos orientados a manusear o blog do curso e como postar as atividades no fórum e no blog.

    ResponderExcluir
  27. MEMORIAL 02

    No segundo encontro podemos perceber que a maioria dos cursistas possui uma certa entranhesa em relação aos programas corriqueiros do computador. No meu caso, o curso foi essencial, pois semppre dei a desculpa da falta de tempo,para não aprender e convesso que tive progresso em apenas algumas aulas.
    Então, o que tiro de conclusão no decorrer do curso, é que a tecnologia é indispensável para que o processo de educação se dê de maneira prazerosa.Pprém, é preciso que o educador use a tecnologia ao seu favor.
    O encontro de hoje, nos propiciou usar o Desktop e nos apresentou o Blog do curso.
    Espero poder tirar o máximo de proveito do curso e repassar para os meus alunos com o objetivo de transformar e melhorar a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  28. MISAEL PEDRO
    MEMORIAL 04

    NOSSO ÚLTIMO ENCONTRO FOI PRODUTIVO, PODERIA SER MUITO MAIS, POR QUE NÃO FOI? POR QUE EXISTEM DIFERENTES VELOCIDADE DE ASSIMILAÇÃO DE INFORMAÇÕES,MUITOS CURSISTAS FICAM DISPERSOS AS INSTRUÇÕES E OUTRO FAZEM UM BARULHO TERRÍVEL QUE CONSEGUE ATRAPALHAR A TODOS NO LABORATÓRIO. EXISTE UMA PACIENCIA E UMA BOA VONTADE ENORME PAR PARTE DO TUTOR EM EXPLICAR,TIRAR DÍVIDAS E CHAMAR A ATENÇÃO DE TODOS PARA O QUE DE FATO É IMPORTANTE, OS CONTEÚDOS DO GIUA DO CURSISTA,PORÉM FALTA CONSCIÊNCIA NUMA BOA PARTE DOS CURSISTAS.
    TUDO ISSO SOMADO VEM SENDO UM CONJUNTO DE COMPLICAÇÕES DIRETAS PARA A QUALIDADDE DA APRENDIZAGEM E CONSEQUENTEMENTOE DA APLICABIIDADE DESSAS TECNOLOGIA NO NOSSO COTIDIANO PEDAGÓGICO.


    MISAEL PEDRO
    21 DDE JUNHO DE 2011

    ResponderExcluir
  29. Memorial 2
    Cada encontro nos aproxima mais deste mundo fascinante escondido no laboratório de informática. Neste segundo encontro aprendemos a usar a barra de ferramentas EDUBAR. Estamos conhecendo o sistema operacional Linux Educacional que foi desenvolvido para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino. Esse sistema não é de uso complicado, apenas sentimos a diferença pelo costume que temos com o Windows, mesmos assim os dois apresentam algumas semelhanças.

    ResponderExcluir
  30. O novo é sempre diferente, causando estranhamento para quem ousa alcançá-lo, pois foi justamente essa a impressão que tive neste segundo encontro.
    Na oportunidade, aprendemos a usar a barra de ferramentas EDUBAR, usar o Desktop e visitar o Blog do curso. Em seguida, o tutor solicitou a leitura e reflexão do texto da página 74 e logo depois assistimos a animação do material digital "Hipertexto"
    Com tudo, percebi que os conhecimentos que possuía sobre computadores estão ultrapassados e que preciso renová-los imediatamente, pois, se nós professores estamos nos capacitando para a aplicabilidade deste conhecimento em nossas escolas nos laboratórios de informática, é porque precisamos rever nossos conceitos e perceber que através do erro surge o acerto, logo:

    "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido".

    (Geraldo Eustáquio)

    ResponderExcluir