Memorial 1

Memorial da Unidade 1

Fazer o registro das impressões, dificuldades, avanços, e desafios enfrentados, na Unidade 1, em sua travessia neste processo de inclusão digital.

31 comentários:

  1. Memorial

    Nossa primeira aula aconteceu no dia 07-05-2011 na escola Watson de Gusmão na cidade de Delmiro Gouveia- Al. Iniciamos com a apresentação do formador e dos alunos participantes do curso.
    Nosso formador, Diran Araújo, nos apresentou o curso, assim como os objetivos específicos e gerais do mesmo.
    A atividade inicial referente a unidade 1, consistiu na leitura do texto Tecnologias na sociedade e na escola. A partir da leitura do mesmo, propôs-se a elaboração de um texto individual a ser digitado por cada participante e salvo em seu computador de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. O Professor explicou todos os passos a serem estudados ao longo do curso de maneira clara e objetiva, tornando fácil a realização das atividades. A experiência que me será proporcionada neste curso, me dará suportes para as práticas de ensino e a certeza de que meus alunos saberão receber estas novas práticas, pois já conhecem o computador.

    ResponderExcluir
  3. Memorial do Encontro do dia 07.05.2011
    Curso de Introdução a Educação Digital
    Tutor: Diran Lopes Araújo.
    Aluno: Cláudio Cardoso de Melo.



    No primeiro dia de encontro o Tutor Diran L. Araújo nos entregou o Guia do Cursista e um DVD-vídeo (Proinfo Integrado). Em seguida, com a utilização do Notebook e do Datashow fez a apresentação do curso e deu as orientações necessárias à introdução do curso e como este seria organizado, bem como sua metodologia.
    Depois nos foi entregue o cronograma dos encontros, que apreciado e discutido foi aceito por todos. Prosseguindo com o encontro foi solicitado que fizéssemos a leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na Escola? - As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade” de Edla Ramos(2006). Compreendi que o mundo está em constante transformações e, após o advento da revolução industrial, essas transformações aconteceram de forma acelerada..
    A escola, instituição que organiza e dissemina o saber científico, tende a seguir, e/ou reproduzir o modelo econômico de sociedade, assim, se a tecnologia avança e é uma realidade na sociedade hodierna, mister se faz, que a instituição escolar acompanhe este desenvolvimento tecnológico, senão ela ficará à margem da sociedade ou cairá no obsoleto.

    ResponderExcluir
  4. No dia 07 de maio de 2011 às 08:00 h da manhã reunidos no Laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva,iniciamos nosso Curso sobre o Linux,tendo como tutor o professor Diran.
    Neste encontro for repassado o cronograma que totalizará 40h e está dividido em 10 sábados.
    Recebemos nosso material escrito(guia do cursista)e o dvd.
    Trabalhamos a unidade I onde lemos o texto da página 37 a 48 e produzimos nosso próprio texto.
    Ainda demos uma olhada na área de trabalho do Linux e vimos como existe recursos áduio-visuais que auxiliarão tanto professores como alunos.
    Fica claro a necessidade de cada escola está informatizada para que nossos educandos estejam mais próximos da inclusão digital.

    Mércia Raquel santos de Brito Barbosa.

    Delmiro Gouveia,15 de maio de 2011.

    ResponderExcluir
  5. ESTADO DE ALAGOAS
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MACEIO/AL
    FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
    POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMETINO DE GUSMÃO SILVA
    DELMIRO GOUVEIA/AL

    MEMORIAL 1

    O Curso de Introdução a Educação teve início no dia 07 de maio de 2011, às 08h00 horas da manhã, tendo seu término às 12h00 horas. Tendo como Tutor o professor Diran Lopes Araújo, que iniciou o Curso de Introdução a Educação Digital, carga horária de 40h, com apresentação do cronograma dos encontros que constará de dez sábados de 4h, e do curso direcionado para o programa: LINUX e de como será ministrado. Foi entregue o material: Guia do Cursista e um DVD.
    Apresentação da 1 UNIDADE – Tecnologias no Cotidiano: Desafio à Inclusão Digital – 4h. Foi iniciado o reconhecimento do programa do computador e suas funções, tais como: menu sistema, criar pasta, salvar arquivo. Também foi solicitada a leitura da p. 40 a 48 (do livro – Guia do Cursista), o texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade. De Edla Ramos (2006). Depois da leitura foi pedido para produzir e digitar um pequeno texto, elaborado a partir da leitura do texto anterior, depois de digitar, salvar na pasta que foi criada.
    Encerrando - se assim esse primeiro encontro e a Unidade 1, e ainda houve o reconhecimento da tela do Linux.

    ResponderExcluir
  6. No dia 07 de maio de 2011, exatamente as 8:00 h da manhã, iniciou-se nas imediações da Escola watson de Gusmão o 1° Encontro do Proinfo( Linux).
    o tutor Diran Araujo, faz enfoque ao conceito do programa Linux e sua importancia e utilidade para as futuras gerações. A nossa 1ª atividade em sala, foi a análise e reflexão sobre o Texto: As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade” de Edla Ramos(2006). muito interessante!!! Pois traz a tona várias indagações sobre as tecnologias como benfeitorias e malfeitorias.
    ADOREI!!!!

    ResponderExcluir
  7. No dia sete de maio do presente ano iniciou-se o curso de Introdução à educação digital com o sistema Linux.
    O primeiro módulo do curso, e os subsequentes, aconteceu e acontecerão na escola Watson Clementino de Gusmão Silva, com a presença do tutor Diran Araújo.
    No ensejo, foi apresentado o sistema Linux, o cronograma do curso e o guia do cursista escrito e o DVD.
    Ainda no encontro, foi apresentado um texto, o qual foi lido e refletido para a posterior produção de um texto. Também foi apresentado para uma familiarização da área de trabalho do sistema Linux e os recursos que o mesmo oferece.
    Um abraço a todos e todas...
    Mônica

    ResponderExcluir
  8. Este curso veio para nos ajudar a melhorar nossa prática diária em sala de aula. O primeiro dia foi de apresentações, leitura de mensagens, entrega de materiais a serem utilizados durante o curso. Conhecer e aprender manusear o Linux é uma prática muito importante para nós educadores, para a escola e para nossos alunos, pois tudo que aprendemos e fazemos de melhor é um bem para todos nós. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. No dia 07 de maio teve início o Curso Introdução à Educação Digital, na Escola Estadual Watson C. G. Silva. Nesse primeiro dia, o nosso tutor Diran, apresentou o cronograma do curso, o programa Linux, seu objetivo, bem como algumas áreas necessárias à execução das atividades.Houve distribuição do material impresso contendo o guia do cursista acompanhado de um dvd com todas as informações de acesso ao programa.Foi apresentado um texto para leitura e reflexão ( e posterior produçao). A expectativa é que no decorrer do curso possamos de fato fazer uso dessas ferramentas e incorporá-las ao processo
    educativo.

    ResponderExcluir
  10. No primeiro encontro o tutor explicou os objetivos do curso. Em seguida, foi entregue o cronograma dos encontros, e o guia do cursista acompanhado de um DVD.
    Depois foi apresentado o texto da unidade 1 – Tecnologias no cotidiano: Desafios à inclusão digital, no qual foi feita uma leitura silenciosa. Logo após, foi solicitado uma produção de texto que foi digitado e salvo em uma pasta.
    Finalizando o encontro navegamos pelo sistema Linux, no qual pudemos identificar os recursos disponíveis do mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Memorial 1

    No dia 07/05/2011 teve início o PROINFO, orientado pelo professor Diran, com a duração de 4 horas ( 8:00h ás 12:00 ), trazendo informações sobre tecnologias. Contamos com a presença da maioria das pessoas inscritas, onde foi exposto os objetivos do curso. Após a leitura do texto proposto, produzimos texto individual a partir dos conhecimentos adquiridos, aprendemos a criar uma pasta e salvamos o texto na mesma.

    ResponderExcluir
  12. Memorial 01
    A primeira aula do curso Proinfo Introdução à Educação Digital aconteceu no dia 07-05-2011 na escola Watson de Gusmão na cidade de Delmiro Gouveia- Al. Iniciamos com a apresentação do Tutor Diran L. Araújo e dos alunos participantes.
    O tutor por sua vez nos apresentou o curso, os objetivos específicos e gerais que norteiam o mesmo, o cronograma com as datas dos encontros que apreciado e discutido por todos foi aceito, bem como sua organização e sua metodologia.
    A atividade inicial referente a unidade 01, consistiu na leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na Escola? - As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade” de Edla Ramos(2006). A partir da leitura do mesmo, propôs-se a elaboração de um texto individual, critico e reflexivo a ser digitado por cada participante e salvo em seu computador de estudo.
    Compreendi que a escola por ser um espaço multifacetado e que orienta, organiza e dissemina o saber científico tende a reproduzir e/ou seguir o modelo econômico estabelecido pela sociedade, no entanto se faz necessário que não apenas acompanhe este desenvolvimento tecnológico ou caminhe lado a lado com ele, mas que fomente novos conhecimentos, se assim não for a escola não cumprirá a sua missão, ficará à margem da sociedade ou se tornará obsoleto.

    ResponderExcluir
  13. Nesta primeira aula não senti muita dificuldade porque ainda é introdução e sempre início é mais fácil. Mas há grandes expectativas para os próximos encontros em aprendizagem como em dificuldades. Tenho certeza que este curso irá contribuir para minha vida tanto profissional quanto pessoal.

    ResponderExcluir
  14. Nessa aula, aprendi que o Linux não está tão distante do Word, assim. O essencial dá para ser feito.E o tutor tornou tudo acessível.

    ResponderExcluir
  15. Neste primeiro encontro percebi que preciso bastante de me inteirar no que dis respeito a inclusão digital. Hoje estudei sobre mídias e tecnologias e algumas ferramentas disponível no computador.
    Também refleti sobre a importância de usar essas ferramentas em nossa vida pessoal e profissional, já que o computador já faz parte de nossa rotina, pois em quase todos os segmentos da sociedade (loja,banco,supermercado,etc.) já utilizam o computador como ferramenta de trabalho.
    Com a chegada dos computadores nas escolas surge a necessidade de nós professores nos familiarizarmos com o uso dos recursos básicos e também dos mais complexos do computador.
    Será um grande desafio para mim que não tenho muita intimidade com o computador.

    Delmiro Gouveia, 04 de junho de 2011

    Dalma Régia

    ResponderExcluir
  16. Curso: Introdução à Educação Digital
    Tutor: Diran Araújo Lopes
    Unidade 1: Tecnologias no Cotidiano: Desafios à inclusão Digital
    Data: 07 de maio de 2011
    Horário: 08 às 12h
    Local: Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

    Neste encontro, após a apresentação dos cursistas, o tutor explanou sobre o Programa ProInfo Integrado, discutiu o cronograma do curso e distribuiu o Guia do Cursista com o DVD. Em seguida, solicitou a leitura e reflexão do texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade de Edla Ramos (2006). Após a leitura, produzimos e digitamos um texto no BrOffice Writer, salvando-o na pasta criada anteriormente. Posteriormente, o tutor fez enfoque sobre o Sistema Operacional Linux Educacional, sua importância e vantagens e recomendou que fizéssemos a apreciação do ambiente desktop, explorando as diversas áreas de trabalho. Prosseguindo, solicitou sugestões do tema gerador para o Projeto Integrado de Aprendizagem que deverá ser desenvolvido no decorrer do curso.
    Nesta unidade, reconhecemos a relevância das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais refletirmos e buscarmos alternativas para a inserção das TICs na prática pedagógica utilizando o Laboratório de Informática já existente na escola de maneira segura e eficaz.

    ResponderExcluir
  17. No primeiro encontro do nos foi apresentada a proposta, os objetivos e como sera trabalhado o curso. O tutor salientou a importância do uso do linux nas escolas. Fizemos a leitura de um texto, logo apos fizemos um resumo sobre o mesmo. foi bastante interessante pois o texto tratava de nos fazer refletir sobre o uso das tecnologias em nosso cotidiano de maneira mais consciente.

    ResponderExcluir
  18. Na primeira aula iniciamos com a apresentação do tutor formador e dos alunos participantes do curso.
    Diran ,o tutor,nos apresentou o curso,o cronograma com as datas das aulas presenciais e os objetivos do curso.
    Deu-se incio a primeira atividade com a leitura de um texto :"tecnologia na Sociedade e na Escola".Logo após a leitura redigimos um texto falando do tema .

    ResponderExcluir
  19. CURSO :INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
    DATA:07.05.2011
    ALUNA: CICERA VIEIRA DA SILVA
    FORMADOR: DIRAN


    Memorial - Unidade I

    A apresentação do material como também a introdução à aula foi muito boa, mesmo não tendo domínio de conhecimento básico das tecnologias o curso parece oferecer um conhecimento amplo como também uma visão crítica desse mundo digital. Espero obter bons resultados durante este período.

    ResponderExcluir
  20. Nesse primeiro encontro acompanhamos a apresentação do tutor, que gentilmente nos entregou o material de estudo(Guia do Cursista e DVD),explicou o funcionamento do curso e logo em seguida apresentou o cronograma de atividades, que foi discutido a aprovado pelos cursistas presentes.
    Ao saber um pouco mais sobre o curso, percebi a importância desse estudo para minha formação, e me preocupei um pouco ao notar que precisaria organizar melhor o meu tempo para assim me dedicar às atividades propostas e obter um bom rendimento. As expectativas são as melhores. Só posso desejar a todos e todas, BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  21. O curso chegou em um ótimo momento,pois não podemos ficar `a margem da inclusão digital.
    Apesar de já ter participado de outros cursos,tenho boas expectativas para este,pois o mesmo vem com uma roupagem nova,que é a aprendizagem sobre o novo sistema LINUX.
    O 1º encontro foi legal,todos se reencontraram de uma escola ou outra.
    Com relação ao conteúdo destinado ao módulo,achei pouco tempo para tanta informação,o texto para ser lido foi muito longo,porém riquissímo,mas confesso que não li na íntegra devido ao tempo,o que não impede que leia novamente.
    Finalizando,o primeiro momento foi o esperado,espero que os outros também sejam.
    Um abraço MARILENE CASTRO.

    ResponderExcluir
  22. O primeiro encontro do Proinfo foi no dia 07/05/2011, onde houve as formalidades das apresentações, sendo nos tutor Diran Araujo,onde o mesmo nos entregou o material a ser usado durante o curso, a expectativa foi muito forte e ainda continua, pois espero que aprendemos muito, que saibamos fazer uso das ferramentas apresentadas e que façamos a difusão delas, principalmente dentro das escolas que atuamos. a formação será uma otima bagagem de conhecimentos para mim, percebo assim atraves deste curso que a informatica é essencial e de grande relevancia em nossa vida, a inserção das Tics reforça muito e melhora nossas atividades pedagógicas e da subsidios de melhor se trabalhar com o aluno.
    espero o melhor cada vez mais e desejo a todos um ótimo curso. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. O nosso primeiro encontro foi bastante proveitoso,pois nos esclareceu a respeito do Linux,programa que com certeza nos ajudará no ensino/aprendizagem e nos aproximará do nosso aluno, já que eles convivem muito mais intimamente com a informática do que a maioria de nós.O papel da escola, nesse caso, é redirecionar,
    para a educação sistemática e prazerosa.
    Espero poder tirar o máximo proveito do curso, para que meu saber seja útil aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  24. Iniciamos o curso com a apresentação de todos os cursistas e a apresentação geral do curso.
    Nesse primeiro encontro foi realizada algumas atividades do livro e tivemos o primeiro contado com as ferramentas do Linux, foram solicitadas algumas atividades para casa.

    ResponderExcluir
  25. Esse primeiro encontro do curso na verdade serviu para que todos nós tivéssemos uma noção geral tanto sobre o projeto como também sobe o sistema operacional que vamos utilizar ao longo do curso. Também nesse encontro foi entregue o cronograma
    Após o intervalo foi solicitado pelo nosso formador a realização de uma atividade (produção de texto).

    ResponderExcluir
  26. MEMORIAL 1
    O curso teve início dia 07/05/11. Apresentação do curso e un. 1 – Tecnologias no cotidiano: Desafios a Inclusão Digital. O tutor Diran fez a apresentação do curso e os objetivos, em seguida solicitou a leitura do texto “Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital e a realização da atividade 1.1; todos digitaram o texto em BrOffice Writer com o objetivo de interagir com o novo editor de texto para os “cursistas”.

    ResponderExcluir
  27. O nosso primeiro encontro do Eproinfo teve início dia 07/05/11. O tutor Diran Araújo nos apresentou os objetivos do curso e, em seguida, solicitou a leitura do texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?, para depois desenvolvermos uma sítese sobre o mesmo. Neste momento passamos a conhecer um pouco o editor de texto BrOffice Writer.
    Após o intervalo, aprendemos a criar uma pasta e arquivar as nossas atividades.
    Para mim, participar deste curso é muito significativo, pois não tenho muito domínio com computadores e, principalmente com o programa Linux. Com tudo, o que pude observar é que algumas ferramentas desse programa não são diferentes do programa Word.
    Com certeza iremos ampliar o nosso conhecimento tecnológico a cada encontro.

    ResponderExcluir
  28. O curso Introdução à Educação Digital, teve início no dia 07/05/11. Não participei deste encontro, mas busquei informações sobre o que aconteceu e me atualizei.
    Acredtio que não só para mim, mas para todos que estão participando deste curso, que o mesmo vem como uma nova ferramenta de aquisição de conhecimento sobre a introdução dos meios tecnológicos na sala de aula. e principalmente como uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica, em busca de uma verdadeira mudança na escola e em todo o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  29. memorial 1

    foi entregue o guia do cursista e 1 dvd, com explicações de todos os passos, que iremos estudar durante o curso.
    Logo após, foi solicitado que fizessemos a leitura do texto: POR QUE, PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA? Texto, que será utilizado no fórum posteriormente.

    ResponderExcluir
  30. Iniciei este curso cheio de expectativas sobre o mesmo e contente por fazer parte do grupo, visto que vai contribuir tanto para minha formação docente bem como contribuir para maior conhecimento no mundo da informática. Tivemos uma visão panorâmica do que seria estudado. Percebi que o curso me ajudaria a superar muitas dúvidas e dificuldades que tenho sobre o mundo digitalizado.
    18 de junho de 2011 08:50

    ResponderExcluir
  31. Foi com muito entusiasmos que iniciamos o curso de Introdução à Educação Digital- Proinfo Integrado – Delmiro Gouveia , na manhã de 07.05.2011, no laboratório de informática da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão. Começamos com a apresentação dos cursistas e do orientador . O curso será ministrado pelo Tutor Diran Araújo. Nesta primeira aula o nosso Tutor apresentou o conteúdo programático do curso, bem como o cronograma e objetivos. Além de distribuir o material (guia do cursista e DVD). Fizemos a leitura, reflexão e debate do texto: Tecnologias na Sociedade e na Escola. O encontro foi bastante proveitoso.

    ResponderExcluir