sábado, 21 de maio de 2011

3º Encontro - Unidade 3



Iniciamos nosso terceiro encontro, "Blogs: o quê? Para quê? Como?", com a apresentação do tema blog, seu significado e a apresentação dos objetivos da Unidade 3. Lamentamos, angustiadamente, a internet não está funcionando, impedindo assim, a criação do blog individual de cada um, objetivo maior do nosso encontro, em seguida socializamos as dificuldades dos cursistas em postarem a atividade da Unidade 1 no fórum da Comunidade Linux Educacional, fórum aberto para os cursistas exercitarem o espaço virtual, e os memoriais no blog “ProInfo Integrado em Delmiro Gouveia”, blog criado para o registro das atividades realizadas no decorrer do nosso curso. Depois da orientação em relação às postagens e a confirmação que todos os cursistas já possuíam e-mail, assistimos o vídeo “Você sabe usar seu e-mail?”, onde verificamos os erros mais comuns cometidos quando enviamos ou recebemos mensagens em nosso dia a dia, todos se reconheceram praticando um ou outro erro e no final, quando perguntado se sabiam usarem seus e-mails, todos responderam que não, surpresos por cometerem erros sem a devida consciência de que estavam cometendo. Após o vídeo, discutimos que a partir daquele momento, tínhamos um desafio como professores, assumir um comportamento adulto e mais responsável nesse universo tecnológico chamado internet, evitar a utilização de linguajar chulo, abreviações desnecessárias na escrita de mensagens e não acreditar em correntes e maldições passadas através dos e-mails, pois nem tudo que se lê é totalmente verdadeiro, todos se comprometeram a mudarem suas posturas e nos ambientes virtuais passarão a intervir e orientar como educadores da era digital. Após a pausa para o lanche, foi discutido o tema gerador do nosso Projeto Integrado de Aprendizagem que ficou definido como: “A Leitura na Era Digital” e os cursistas através deste tema gerador, deverão construir seus projetos individuais com temas-focos relacionados ao referido tema gerador, aplicar nas suas unidades de trabalhos através da área de atuação de cada um para que ao final do curso cada cursista apresente seu projeto e os resultados obtidos na aplicação do mesmo. Verificamos que a internet voltou a funcionar e em seguida, apresentamos as etapas de criação do blog individual, onde todos os cursistas seguindo as orientações conseguiram criar, cada um, seu blog individual simples. Concluímos nosso encontro solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: incrementar o blog individual criado e enviar seu endereço para o tutor e os demais cursistas através de e-mail, fazer o memorial da unidade 3 e postar no blog do nosso curso e explorar o material digital referente à Unidade 3.

sábado, 14 de maio de 2011

2º Encontro - Unidade 2


Iniciamos nosso segundo encontro, "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", com uma breve explicação sobre internet e websites e a apresentação dos objetivos da Unidade 2. Foi solicitado a todos os cursistas fazerem uma reflexão sobre o texto da página 74 e logo depois assistimos a animação do material digital “Hipertexto” e “Apresentação do Desktop”. Todos exploraram as três partes do desktop compreendendo a finalidade de cada uma delas e especificamente na exploração dos ícones da barra superior. No ícone “Domínio Publico” pesquisamos sobre literatura de cordel e a possibilidade de pesquisa de outros tipos de mídias. No ícone “TV Escola” verificamos a possibilidade de utilização de aulas temáticas e documentários educativos oferecidos pelo canal da educação. No menu “Programas Educativos” verificamos as disciplinas apresentadas e exploramos precisamente cada uma delas, todos os cursistas se encantaram com a riqueza do material. No menu “Programas Para a Produção”, percebemos atalhos das ferramentas do BrOffice e no menu “Utilitários” verificamos a existências de programas que servem de apoio para o trabalho de atividades diversas. Paramos para o lanche e quando retornamos foi apresentado o navegador Firefox e suas vantagens de utilização, ser livre e poder ser utilizado por outros sistemas operacionais, além de ser um dos navegadores mais usados no mundo atualmente. Após a compreensão sobre a estrutura dos endereços de internet, foi apresentado o Google como site oficial de busca na internet a ser utilizados por todos durante o nosso curso, pois, apesar de existirem outros sites de busca, nenhum consegue ser tão eficiente, afinal, se a informação existe na internet, sempre será possível encontrá-la no Google. Relacionamos os benefícios da internet com questões de segurança pessoal e dos alunos e em relação a vírus de computador foi exposto que o Linux Educacional é bastante mais seguro que outros sistemas operacionais mais vulneráveis como o Windows. Concluímos fazendo o memorial da unidade 2 e solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: assistir a vídeo-aula do Professor Marcos Teixeira “A história da Internet”, indicada na página 87 e explorar o material digital referente à Unidade 2.

sábado, 7 de maio de 2011

1º Encontro - Unidade 1

Iniciamos nosso curso com a apresentação de todos os cursistas e a apresentação do ProInfo Integrado, discutimos sobre a estrutura e os objetivos do projeto e iniciamos a Unidade 1, "Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital". Foi solicitado a todos os cursistas realizarem a atividade 1.1 da página 39 – Por que precisamos usar a tecnologia na escola? – depois todos digitaram seus textos no BrOffice Writer, a fim de que todos iniciassem a familiarização com as ferramentas do Linux; terminado a digitação, todos aprenderam como criar uma pasta e depois salvar os textos nas respectivas pastas. Devido a internet não está disponível em todas as máquinas, não pudemos trabalhar com o ambiente virtual “forum”, onde iríamos postar os textos da atividade 1.1 e comentar as postagens existentes. Paramos para o lanche e quando retornamos, assistimos ao vídeo de Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia, a fim de despertar nossa prática pedagógica para as tecnologias de informação e comunicação. Foi solicitado a todos os cursistas que analisassem o desktop nos monitores em sua frente e em seguida exploramos cada parte da área de trabalho e a partir de então ficou oficializado a utilização, entre todos, do sistema Linux Educacional, o qual irá nortear todo o nosso curso com o objetivo maior de ser utilizado, na elaboração e execução de aulas na prática docente de cada um. Foi solicitado um tema gerador para o Projeto Integrado de Aprendizagem, onde todos concordaram em pensar melhor sobre um tema e no próximo encontro todos apresentarem o que refletiram em casa e escolhermos um para assim iniciarmos os projetos individuais. Concluímos fazendo o memorial da unidade 1 e solicitando a realização das tarefas a serem feitas em casa: assistir os vídeos indicados na página 51 e explorar o material digital referente à Unidade 1.